sábado, 24 de novembro de 2012

TORNEIO DE FUTEBOL DO NATAL


A ONG Craque Só de Bola estará realizando no próximo dia 15 de dezembro, o 1º TORNEIO DE FUTEBOL DO NATAL/2012, que reunirá as categorias sub-11, sub-13 e sub-15 das equipes do CSB - Craque Só de Bola. O objetivo é dar aos jovens a oportunidade de participar de um evento esportivo que fortalecerá a socialização entre os jovens participantes da ONG Craque Só de Bola.

O torneio terá a participação de jovens dos bairros de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Ipojuca/Centro. Totalizando quase 100 atletas participantes. "Esse tipo de evento é de suma importância para os jovens, porque eles buscam dar o melhor de si para as equipes que estão jogando, fortalecendo também a socialização e a disputa sadia", disse Marcelo Francisco, coordenador do CSB e do Torneio.

Esperamos que o torneio entre no calendário esportivo em 2013. Neste ano de 2012, estaremos realizando o evento com muitas dificuldades, sendo os pais dos jovens os "patrocinadores" das medalhas e voluntariado. "Não era para acontecer assim; temos um município que tem condições de arcar com um torneio deste porte que poderia envolver muito mais jovens e com uma estrutura bem melhor", reforça Marcelo Francisco.

JOVENS DO CRAQUE SÓ DE BOLA REALIZAM ATIVIDADES EM PORTO DE GALINHAS

Neste sábado, 24 de novembro, os jovens das categorias sub-11 e sub-13 do Craque Só de Bola realizaram atividade física e coletivo no campo de futebol de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Foram realizadas atividades físicas e depois jogo coletivo entre as categorias.

Atletas da categoria do sub-13 após atividade esportiva em Porto de Galinhas

Goleiros, Carlinhos e Anderson da categoria sub-15

Atletas da categoria sub-11 após atividade esportiva.

As crianças se sentem muito bem realizando atividade física pois faz parte do seu desenvolvimento motor e cognitivo. A ONG Craque Só de Bola vem tentando "sobreviver" nesses últimos quatro anos, fazendo com que as atividades permaneçam para que se possa aumentar as atividades e receber mais jovens para participar. Esperamos que no próximo ano, possamos ter um governo municipal mais preocupado com o esporte e a educação dos nossos jovens.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UNIÃO NO ESPORTE IPOJUCANO

FOI REALIZADO NESTE ÚLTIMO DOMINGO, DIA 18 DE NOVEMBRO, NO SINDICATO RURAL DE IPOJUCA, REUNIÃO COM ALGUNS REPRESENTANTES DE AGREMIAÇÕES ESPORTIVAS DE IPOJUCA. O OBJETIVO É CRIAR UM RELATÓRIO PARA SER ENTREGUE AO PREFEITO ELEITO DE IPOJUCA, CARLOS SANTANA.

DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM DESENVOLVER OS GRUPOS ESPORTIVOS DE IPOJUCA E SUAS MODALIDADES, ARTES MARCIAIS, FUTEBOL, BASQUETE, SKATE, ETC. FOI REALIZADO ESSE ENCONTRO COM ALGUNS REPRESENTANTES DE CAMELA, IPOJUCA E N. SRA DO Ó.

"O NOSSO OBJETIVO MAIOR É FORTALECER O ESPORTE IPOJUCANO, REUNINDO AS AGREMIAÇÕES ESPORTIVAS PARA QUE SE CRIE UM RELATÓRIO DE NECESSIDADES PARA QUE O PREFEITO ELEITO POSSA CONHECER OS NOSSOS PROBLEMAS", DIZ O COORDENADOR DO CRAQUE SÓ DE BOLA, MARCELO FRANCISCO.

Da esquerda para direita - Lincon, Josenildo, Sandro, Amaurí, Juarez, Sérgio Guilherme e Marcelo Francisco.


ESTAVAM PRESENTES NA REUNIÃO REPRESENTANTES DO BASQUETE, KUNG FU, KARATÊ E FUTEBOL. CADA REPRESENTANTE FALARAM SOBRE SUAS DIFICULDADES EM DESENVOLVER SEUS PROJETOS. FICANDO MARCADO O DIA 16 DE DEZEMBRO, AS NOVE HORAS DA MANHÃ, NO SINDICATO RURAL DE IPOJUCA A ENTREGA DO PLANO DE TRABALHO DE CADA AGREMIAÇÃO ESPORTIVA PARA SER ENTREGUE AO SR. PREFEITO CARLOS SANTANA PARA AS PROVIDÊNCIAS.
   

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A DROGA NAS VIDA DOS JOVENS


É de conhecimento de todos que as drogas está sendo o mal social que vicia, prende e "mata" o futuro de muitos jovens em nosso país. 

Muitas crianças e adolescentes usam a droga pela simples falta de informação, ou seja, se a criança não sabe dos malefícios que as drogas fazem, elas (as crianças), não podem identificar a droga como um mal ou como algo que poderá destruir o seu futuro.

No imaginável das crianças a droga é coisa de gente grande, de adulto, e hoje o que mais vemos é a criança (e muitas vezes o adolescente) querendo imitar o adulto, em gestos, comportamento, etc. Apesar do jovem não ser "careta" quando escuta os gostos de música, roupa, etc. dos seus pais, os jovens tendem a buscar uma "liberdade" que não encontram na família.

Muito pelo contrário. O jovem é reprimido dentro de casa ele não consegue "ser jovem", a família (pai e mãe) cobram muito dos seus filhos, justamente por existir uma sociedade decadente de maus elementos, violência e drogas (até nas escolas). Torna-se um "ciclo vicioso familiar": cuidar sem saber como. É fato ver pais prendendo seus filhos em casa com medo de perdê-los para as drogas. Esses jovens que querem ter liberdade de ir para onde quiserem, muitas vezes são tidos como irresponsáveis e que não respondem pelos seus atos.


A criança por sua vez tem uma grande característica que pode ser usada para o bem como para o mal: a curiosidade. Ela é de suma importância no aprendizado e desenvolvimento cognitivo da criança mas que muitas vezes pode ser uma arma negativa, quando a criança tem a curiosidade de saber "como é o gosto da droga".

Imaginemos a criança, por incentivo de outra pessoa, por curiosidade querer experimentar o "crack", por exemplo. A criança não sabe e não conhece seus efeitos, nem tão pouco sabe que o "crack" é uma droga poderosa e que pode-se ser dependente dela na primeira vez de uso.

Sem uma Rede de Prevenção e de Combate as Drogas, é quase impossível trabalhar no combate as drogas, porque é necessário informações como, qual o número de usuário em tratamento, qual a droga ilícita e lícita que mais é usada, qual a faixa etária desses usuários, etc. Com essas informações se poderá desenvolver ferramentas eficazes para o seu combate.

Marcelo M. Francisco
Diretor Presidente / CSB Ipojuca
Atua na área de Pedagogia

sábado, 10 de novembro de 2012

JOVENS DO CSB PARTICIPAM DO PROJETO DE LEITURA DA BUNGE, EM IPOJUCA

FOI MUITO LEGAL A INICIATIVA DA FUNDAÇÃO BUNGE EM TRAZER PARA IPOJUCA UM PROJETO DE LEITURA PARA AS NOSSAS CRIANÇAS. OS JOVENS DA ONG CRAQUE SÓ DE BOLA PARTICIPARAM DESSE EVENTO, NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, DIA 09 DE NOVEMBRO/2012.



A Comunidade Educação é um programa de voluntariado da BUNGE BRASIL projetado para incentivar a leitura nas escolas e centros comunitários para contribuir para a formação de cidadãos qualificados em leitura, conscientes de seu papel no presente e comprometida com o futuro.

A ONG CRAQUE SÓ DE BOLA APOIA E ESPERA TAMBÉM FORTALECER A LEITURA DOS NOSSOS JOVENS ATRAVÉS DO PROGRAMA "CLUBE DA LEITURA" QUE BUSCA INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DE UM ESPAÇO FIXO PARA QUE SE TRABALHE A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVER TAMBÉM A ESCRITA DE NOSSAS CRIANÇAS. O PROJETO ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E ESPERAMOS CONTAR COM PATROCÍNIO EM 2013.

Stands armadas na praça Getúlio Vargas, em Ipojuca

Alguns jovens da ONG Craque Só de Bola

A participação das crianças nas atividades 

Crianças se preparando para a contação de história


Stand preparada para a contação de história



domingo, 4 de novembro de 2012

A NECESSIDADE DE UMA REDE DE COMBATE AS DROGAS EM IPOJUCA


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Ipojuca realizou no dia 14 de agosto/2012 o Seminário "Drogas: Causas, Desafios e Consequências para a Sociedade". O evento aconteceu no Complexo Educacional Pedro Serafim de Souza, e reuniu representantes de mais de 20 instituições e órgãos públicos. A abertura foi feita pelo Presidente do CMDCA, José Augusto do Nascimento, que falou da importância do evento para um melhor engajamento na prevenção e combate ao uso indevido de drogas.

Em seguida foi proferida palestra pela Psicóloga Giselle Moraes, Assessora Técnica em Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Direitos Humanos de jaboatão dos Guararapes, que interagiu com os participantes com uma abordagem histórica na relação homem/droga, conversa sobre drogas para esclarecimentos sobres seu efeitos e consequências, a cultura moderna e o papel das drogas, a participação da família na prevenção do uso indevido de drogas, fatores de risco e fatores de proteção.

Participaram representantes do CMDCA, CEDES Ipojuca, Usina Ipojuca, Cachoeira Futebol Clube, Conselho Tutelar, CRPP/ESURPE, Associação Craque só de Bola, ICRIAC, sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Ação Social, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Associação dos Moradores da Rurópolis de Ipojuca, CPIA e Associação dos Agricultores do Assentamento Gaipió.

"Estamos voltando a falar deste seminário porque na realidade a única coisa que realmente serviu foi para provar que Ipojuca ainda não dispõe de uma Rede de Combate as Drogas", afirma Marcelo Francisco, coordenador da ONG Craque Só de Bola. Ele completa, "Infelizmente, Ipojuca ainda está limitada por conta de uma política centralizadora que não pretende 'dividir' seu poder com meio grupo de pessoas, mesmo que essas pessoas tenham interesse de cooperar. O poder centralizador quer manter as pessoas dominadas, sem informação e sem oportunidades. Nós da ONG Craque Só de Bola tentamos realizar um encontro em Março/2012, que pudesse reunir secretarias municipais, ministério público para que pudéssemos organizar uma linha de propostas para que fosse feito um relatório para que no futuro pudéssemos organizar uma Rede de Combate as Drogas em Ipojuca", disse Marcelo Francisco.

Qual a importância de uma Rede de Combate as Drogas? 

O combate as drogas deve ser tratado como uma guerra, porque mortes já existem. Os grandes combatentes da guerra, buscam conhecer o inimigo com o melhor número de informações possíveis para que se possa organizar a melhor estratégia para o combate. E vencer.

Com as drogas não é diferente. Com a aquisição de informações, pode-se organizar estratégias, planejar e criar ferramentas para combater, tratar e prevenir. Com uma Rede de Informações pode-se saber quantos usuários estão em tratamento, qual a área com o maior número de usuários, qual a sua faixa etária, qual o tipo de droga mais procurada. Saberemos o perfil do usuário da cidade.

Iremos esperar a próxima gestão para que possamos unir forças para prevenir e combater esse grande mal na sociedade.


Presidente do CMDCA/Ipojuca, José Augusto do Nascimento

Psicóloga Giselle Moraes, Assessora Técnica em Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Direitos Humanos de jaboatão dos Guararapes







Representantes de associações, estavam presentes, a direita da foto, Marcelo Francisco, coordenador da ONG Craque Só de Bola  / Ipojuca .

sábado, 3 de novembro de 2012

ATIVIDADE ESPORTIVA DOS JOVENS DO CRAQUE SÓ DE BOLA EM IPOJUCA. COM A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS DE PORTO DE GALINHAS, NOSSA SENHORA DO Ó, CAMELA E IPOJUCA/CENTRO.

"ESTAMOS NOS ORGANIZANDO PARA QUE POSSAMOS TER CRIANÇAS E ADOLESCENTES PREPARADOS SOCIALMENTE, POR ISSO QUE APOSTAMOS NO ESPORTE COMO MEIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL", DISSE O COORDENADOR DO CSB, MARCELO FRANCISCO.

Crianças se preparando para o aquecimento e alongamento.

Crianças antes da atividade esportiva.


Crianças depois da atividade esportiva.

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...