segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

TORNEIO DE FUTEBOL NATAL 2013

A  Associação Craque Só de Bola (ACSB) realizou neste sábado (23/12) o 3º Torneio de Natal, onde compareceram 50 crianças inscritas na Escolinha do CSB. O Torneio foi realizado na Usina Salgado, as 08:00 horas da manhã. Além das crianças, pais e familiares compareceram ao evento, dando um toque familiar e valorizando ainda mais as ações da ACSB.

Crianças e familiares se protegendo do sol.

As mães estiveram presentes dando aquele apoio aos filhos, apesar do sol forte da manhã.


O Torneio de Natal foi realizado com os esforços dos familiares e do apoio de algumas pessoas que deram condições de realizar mais um evento para as crianças da ACSB. Sem esse apoio, não seria possível dar o mínimo de estrutura ao evento. A aquisição de água, novos coletes, lanche, transporte e medalhas só foi possível com o apoia de pessoas que acreditam neste projeto; agradecemos também ao vereador Irmão Ricardo, Carlos Santana, Deoclécio Lira e a Secretária de Saúde de Ipojuca, Dra. Zelma Pessôa.




Na oportunidade, os pais e familiares também receberam medalha "FAMÍLIA PRESENTE", como reconhecimento de sua participação e apoio aos seus filhos. Também as medalhas foram distribuídas às equipes que ficaram em terceiro lugar (equipe laranja), Vice Campeã (equipe verde) e Campeã (equipe azul). Desejamos um Feliz Natal e um 2014 cheio de saúde e paz para todas as famílias, crianças e parceiros que sempre estiveram do lado da ACSB.


Podemos fazer muito com tão pouco!

sábado, 14 de dezembro de 2013

ESCOLINHA DO CSB INAUGURA AS NOVAS BOLAS DE FUTEBOL

Neste sábado (14/120, os meninos da Escolinha de Futebol do CSB, inauguraram as novas bolas de futebol doadas na Campanha Natal Solidário 2013. As bolas forram doadas pelos funcionários da Empresa Borborema e pelo professor de Educação Física, Flávio Archanjo. As bolas foram usadas para realizar atividades de controle e passe de bola.

"Os meninos da Escolinha do CSB utilizavam apenas uma bola de futebol para as atividades, dificultando novos exercícios de passe e controle de bola, já que deveríamos ter uma bola para cada dois alunos", afirma o Coordenador Pedagógico de de Projetos, Marcelo Francisco.

Desejo realizado: uma bola para cada aluno.

Alunos realizando atividades comas bolas doadas.
A Escolinha de Futebol do CSB é mais um projeto da ACSB, que mantém quase 60 meninos entre 8 e 13 anos de idade, em idade escolar. As atividades da Escolinha do CSB vai além do futebol. O trabalho de coordenação motora, lateralidade, espaço e domínio de bola fazem parte dos trabalhos. Além, é claro, da inclusão e socialização entre os jovens. A Escolinha de Futebol do CSB tem dois horários no sábado, das 07:00 as 09:00, temos a categoria sub-11 e, das 09:00 as 11:00, a categoria sub-13.

Aquecimento, antes das atividades físicas com bola.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VOLUNTARIADO 2014.


Em 2014, a ACSB estará lançando o programa de voluntariado. O objetivo é desenvolver a participação de pessoas que possam "doar" serviços, ações e ideias e, sobretudo, o seu tempo. O programa, que terá início antes do carnaval, estará divulgando as atividades onde os futuros voluntários possam participar. "A ACSB não tem dotação financeira para contratar recursos humanos para os projetos em andamento, por isso estamos lançando o programa VOLUNTARIADO, onde teremos pessoas que possam doar o seu tempo e o seu aprendizado", afirma o Diretor Presidente da ACSB, José Roberto Chagas.

Os futuros voluntários poderão participar das ações da ACSB, como: Escolinha de Futebol (professores de Educação Física); Clube da Leitura (professores de Português); Artes Marciais (professores de Jiu Jitsu, Judô); etc,.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA

A ACSB (Associação Craque Só de Bola) não se dedica apenas em ações voltadas ao esporte, mas também, ao desenvolvimento cognitivo de seus alunos, principalmente no que diz respeito a leitura e a escrita, através do projeto Clube da Leitura.  O projeto visa combater o analfabetismo funcional na criança e adolescente. O analfabeto funcional é o indivíduo que sabe ler, sabe fazer contas, mas não entende o que leu. Não sabe interpretar o texto.

O Clube da Leitura foi criado justamente para desenvolver na criança o prazer de ler e de escrever. Para isto, é utilizada metodologia que vai desde a leitura coletiva, até atividades de desenho, saídas pedagógicas, etc,. "Para que a criança possa valorizar a leitura, temos que desenvolver nela a sua criatividade, percepção, o seu entendimento sobre a língua portuguesa, para que ela (a criança) use tudo isto no ato da leitura", afirma o coordenador pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Meninos no Club da Leitura realizando atividade de escrita.

Criança no Clube da Leitura, desenvolver sua criatividade é fundamental para um bom leitor.

As atividades que são realizadas no Clube da Leitura, como a roda de leitura, que mostra as dificuldades de cada aluno (dificuldades de leitura, dicção, etc,) mostra como se deverá trabalhar com a criança. Dinâmicas de desenho são importantes para o desenvolvimento da criatividade da criança, porque, sem criatividade, um bom leitor não poderá imaginar nada nas leitura (principalmente as crianças).

Para o ano de 2014, a ACSB quer fortalecer o Clube da Leitura, adquirindo profissionais de língua portuguesa para dar aulas de interpretação de texto, acentuação, etc,. Para fortalecer a leitura, temos que fortalecer o nosso português. Ainda esperamos conseguir um espaço maior com material adequado (lousa, material de papelaria).

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FUNCIONÁRIOS DA BORBOREMA DOAM BOLAS PARA A ACSB

Nesta segunda-feira (02/12), o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco, foi até ao escritório da Empresa Borborema Imperial, em Boa Viagem, para receber a doações de vinte bolas para a Campanha Natal Solidário da ACSB 2013. A campanha teve início no mês de novembro e vai até o dia 16 de dezembro, onde espera-se arrecadar mais bolas (futebol ou futsal) e outros materiais esportivos para as crianças da ACSB.

"Ficamos muito felizes em receber essas doações dos funcionários da Borobrema, onde temos um grande orgulho em ter esta empresa como uma de nossas parceiras e, agora, seus funcionários que trabalham no escritório em Boa Viagem, nos dá essa alegria, que fez nossas crianças mais felizes", diz Marcelo Francisco.

A principal responsável por arrecadar todo esse material entre os funcionários da Borborema, foi a Sra. Triestina , que se empenhou em cooperar com a nossa campanha incentivando seus colegas de trabalho a participarem também. Obrigado a todos!

Bolas doadas: 13 bolas de futebol de campo, 3 bolas de basquete e 4 bolas de vôlei.
Mas a campanha não para por aqui, não. A Campanha Natal Solidário vai até o dia 16 de dezembro, onde ainda esperamos receber doações de mais bolas e outros materiais esportivos. Esperamos a participação de todos!

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...