terça-feira, 24 de março de 2015

PARCERIAS RENOVADAS

A ACSB é uma instituição privada sem fins lucrativos, e depende de doações e parcerias para desenvolver as suas ações. Neste ano de 2015, a ACSB (Associação Craque Só de Bola) renovou e conseguiu novas parcerias para as suas atividades. As renovações fazem parte da área de transporte; a ACSB realiza ações recreativas e educacionais, necessitando assim de transporte para a realização dessas ações. As empresas Borborema, Martur e TBS fazem o bum de empresas que "doam" uma viagem ao mês para os programas da ACSB.

"Sem a parceria e apoio dessas empresas de transportes, não teríamos condições de aperfeiçoar as nossas atividades no que diz respeito a saídas pedagógicas e ações recreativas", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco; "E como parte das nossas ações de inclusão, o projeto esportivo da ACSB irá participar do Campeonato Ipojucano de Futebol de 2015, dando oportunidade aos nossos jovens participarem de um evento desta natureza na região em que residem", completa Marcelo.

Saída Pedagógica ao Engenho Maranhão, em Ipojuca.





As três recebem mensalmente a programação de saídas recreativas e pedagógicas da ACSB, facilitando assim o agendamento das viagens. A parceria de transportes se limita apenas na "doação" mensal de uma viagem por cada empresa de transporte.

segunda-feira, 16 de março de 2015

FINAL DE SEMANA CULTURAL

No último sábado (14/03), a ACSB, juntamente com os alunos do Projeto Clube da Leitura, visitaram o Engenho Maranhão, Zona Rural de Ipojuca. O objetivo foi fazer o reconhecimento dos pontos culturais e históricos do município, como parte integrante das ações da ACSB.

A empresa TBS patrocinou o traslado dos alunos e familiares da ACSB para a primeira Saída Pedagógica do Clube da Leitura ao Engenho Maranhão. "A saída pedagógica é importante, faz com que o aluno saia da sala de aula e posteriormente conheça novos lugares e ambientes diferenciados, principalmente aqueles ambiantes que pertencem a cidade onde ele reside", afirma o Coordenador Pedagógico da CSB, Marcelo Francisco.

Ao fundo, Escola Municipal e a antiga Igreja Católica.

Alunos caminhando para conhecerem a história da antiga igreja católica que se encontra em ruínas.
Um dos poucos objetos que ainda existe, é o sino da igreja. Intacto mesmo após tanto tempo.

Bela foto tirada do interior da igreja do Engenho Maranhão.

Alunos do Clube da Leitura visitam o interior da igreja católica do Engenho Maranhão.

A Igreja Católica do Engenho Maranhão, até meados dos anos 70, ainda era realizada missas e batizados, mas após a mudança do proprietário do Engenho Maranhão, a conservação da igreja ficou precária, a ponto da mesma ficar em ruínas. 

Ao fundo se ver dois galpões, onde antes era localizada a Senzala.

O Engenho Maranhão tem uma história dos tempos de escravidão. No local onde era localizada a senzala, foi construído dois galpões para os funcionários da Usina Ipojuca. O Engenho Maranhão fez parte do circuíto escravocrática da região.

Pausa para o lanche.

Após a visita cultural, foi realizado atividade recreativa no campinho do Engenho Maranhão.
Um dos objetivos do Projeto Clube da Leitura é fortalecer a educação e a cultura dos seus alunos. Com as saída pedagógicas, o aluno inicia uma etapa de conhecimento de lugares, pessoas, histórias, etc. Que faz parte do seu crescimento cognitivo.

quarta-feira, 4 de março de 2015

PROJETO BATUQUE

A ACSB, através de ações voltadas ao esporte e a educação, não esquece de fortalecer a cultura de nossas crianças. Além do Projeto Clube da Leitura, que busca incentivar a criança e adolescente a valorizar a leitura, trabalha agora com o projeto de oficina de percussão, através do Projeto Batuque. O projeto visa o incentivo a prática do aprendizado de instrumentos de percussão, bem como a participação dos jovens nas palestras culturais, onde resgata a história dos negros africanos na cultura brasileira.

"O Projeto Batuque tem como um dos objetivos, criar um grupo de percussão que mantenha viva os ritmos como, samba reggae, maracatu, samba de roda, etc.", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

O projeto será direcionado a jovens de 12 à 20 anos de idade, onde meninos e meninas, moças e rapazes poderão participar. O projeto ainda está em trabalho de desenvolvimento, porque é necessário a aquisição dos instrumento, professor de percussão, espaço de palestra e ensaios, etc. A Secretaria de Cultura e Turismo de Ipojuca se interessou pelo projeto e pediu que fosse desenvolvido um Plano de Trabalho para que se pudesse entender melhor as ações. 


DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...