sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O que fazer em momentos de crise?

Quando foi idealizado o projeto Craque Só de Bola, em Ipojuca-PE, pensou-se em criar um espaço, onde o esporte fosse o grande incentivador da educação de crianças e adolescentes inscritos no projeto. Já obtivemos alguma vitórias, mas a sustentabilidade e a certeza de fortalecer os dois projetos existentes e/ou encontrar apoio para desenvolver novos projetos não existe.

A nossa única certeza é de que os nossos jovens e suas famílias continuam acreditando na ACSB, porque se parece com eles. A associação não tem fins lucrativos, mas se agarra na fé em Deus e em seu trabalho diante da comunidade. Nesse tempo de crise, o que já era difícil, ficou ainda mais complicado de encontrar: apoio e investimento.

Muitas crianças têm o esporte como fonte de inspiração e de perspectiva de futuro.

Ao recebermos apoio, crianças e adolescentes (cerca de 60, ao todo) têm incentivo para continuar no trabalho de inclusão social e de incentivo educacional. Isto mesmo. Através do esporte, o jovem é incentivado a participar de outras atividades educacionais, como o projeto Clube da Leitura, também da ACSB. "É muito gratificante vermos crianças e adolescentes lendo mais e melhor por causa do trabalho esportivo que é realizado na ACSB. Provando que a educação e o esporte podem andar juntos", afirma o Diretor Presidente da ACSB, Marcelo Francisco.


O livro é o grande incentivador de desenvolvimento intelectual e criativo da criança e do adolescente.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Livros do mês

Neste mês de outubro, o Clube da Leitura, da ACSB, está trabalhando com dois livros da escritora Stella Carr. Os dois livros têm algo em comum. São do gênero suspense, bem característico da escritora. Estamos falando dos livros "Cuidado, não olhe para trás" e "A morte tem 7 herdeiros". Ambos os livros estão fazendo muito sucesso entre os alunos do Clube da Leitura.

O projeto Clube da Leitura tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes, através de livros interessantes (afinal, nem todos os livros têm uma boa trama, não é mesmo?) que possam dar aos pequenos leitores o reconhecimento de que a leitura é fundamental para o seu desenvolvimento intelectual.



Com esses livros da Stella Carr, os jovens leitores (turma da manhã e turma da tarde) fazem até apostas, para descobrirem quem é o assassino ou detectarem os grandes mistérios da trama que está sendo lida. "Confesso que ficamos muito contentes em ver esses jovens se envolvendo com o livro, conhecendo o estilo da escritora e, sobretudo, valorizando uma boa leitura", afirma o Coordenador Pedagógico e Idealizador do Clube da Leitura, Marcelo Francisco. 

O Clube da Leitura funciona todas as terças e sextas-feiras, as 09:00  e as 15:00 horas, na Sede da Associação Craque Só de Bola, em Ipojuca.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Final de Semana promissor

Neste último final de semana, o projeto esportivo CSB Futebol, participou de dois eventos muito importantes. No sábado, dia 17 de outubro, a categoria Sub 17, realizou jogo treino com a equipe do Camela, no Estádio Municipal de Camela. A partida ficou empatada em 3x3.

No domingo, dia 18 de outubro, na Usina Ipojuca, o CSB Sub 14, participou do Torneio das Crianças, onde se consagrou campeã do evento. As duas atividades foram apoiadas pela Locaserv, Prefeitura de Ipojuca e o Secretário Deoclécio Lira.



Categoria Sub 14, Campeã do Torneio das Crianças, na Usina Ipojuca 2015.


Categoria Sub 17, empata no jogo treino em 3x3 com o Camela.

sábado, 10 de outubro de 2015

CSB lança a categoria Sub 10

O CSB vem realizando atividades esportivas com as categorias sub 13, sub 15 e sub 17. Agora, está formando, com o apoio dos pais e familiares, a categoria sub 10. "A categoria Sub 10, é a mais nova categoria do CSB e requer uma atenção muito especial, por se tratar de crianças entre 5 à 10 anos de idade", comenta o coordenador pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

O uniforme da categoria Sub 10, lembra o Boca Juniores da Argentina

Nas atividades com o sub 10, são realizadas, além do fundamento do futebol, atividades funcionais que cooperam no desenvolvimento motor da criança. "Temos 25 alunos inscritos, e a sua grande maioria, são meninos que são mais caseiros, e os pais querem desenvolver a sua coordenação motora através do futebol", completa Marcelo.

Todos são crianças, mas já se observam meninos que têm dom de jogador de futebol. Batendo bem na bola e, quem sabe, tendo, no futuro, uma chance de disputar eventos esportivos e despontar na carreira profissional?!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Eleição para Conselheiros Tutelares

No último domingo (04/10), o Brasil manifestou mais uma vez o seu voto. Desta vez não foi para votar em candidatos partidários mas, sim, para eleger conselheiros tutelares para os próximos quatro anos. Alguns conselheiros foram reeleitos, mas a grande maioria são novatos para a função. Esperamos que tenham uma capacitação e possam realmente defender os direitos das nossas crianças e adolescentes.

Em muitos casos, as eleições pareciam eleição política, com grandes propagandas dos candidatos. Banners, santinhos, carro de som, etc. Foram as ferramentas usadas para divulgar os candidatos. O que vimos de mais curioso foi que essa eleição não foi uma eleição considerada "obrigatória", ou seja, iria votar quem quisesse. O que vimos nas ruas do Brasil foi uma massa imensa de eleitores querendo votar em seus candidato.


Essas eleições para conselheiros foram bastante concorridas, porque também levaram em conta a situação econômica do país, onde existe uma fase de desemprego, e muitos tiveram a oportunidade de se instabilizar (pelo menos nos próximos quatro anos). Mas o que esperamos é que os Conselhos Tutelares se empenhem em fortalecer a defesa dos nossos jovens e, sobretudo, fazem jus ao salário que irão receber.  

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...