sábado, 26 de dezembro de 2015

Clube da Leitura volta após fim de ano

Com as festas de Natal e final de ano, o Clube da Leitura voltará as suas atividades no dia 05 de janeiro. A programação do Espaço Futuro é direcionada, principalmente, para os finais de semana, feriados e férias escolares. "Além do Craque Só de Bola, o Espaço Futuro, mesmo com pouco estrutura, vem realizando ações voltadas a educação e ao esporte, dando aos seus alunos a oportunidade de aproveitar as férias com esporte e ao mesmo tempo, aprendendo com os livros", afirma o Coordenador Pedagógico do EF, Marcelo Francisco.


PROGRAMAÇÃO ESPAÇO FUTURO:

Craque Só de Bola:

Segunda-feira, 28 de dezembro
Quadra Poliesportiva Municipal
07:00 horas Sub 10

Terça-feira, dia 29 de dezembro
Estádio de Futebol Municipal
07:00 horas Sub 13
09:00 horas Sub 15 e Sub 17

Clube da Leitura:

Quarta-feira, dia 30 de dezembro
Sede Espaço Futuro
Confraternização Clube da Leitura
09:00 horas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Chuva cancela ações do ESPAÇO FUTURO

Na última noite (24/12), noite de Natal, um temporal desabou na região metropolitana do Recife e região da Mata Sul de Pernambuco, trazendo relâmpagos e trovões em plena véspera de Natal. Em alguns lugares ficaram sem energia elétrica. Segundo os órgãos competentes, o temporal durou 24 horas, dificultando a saída de algumas pessoas de suas localidades, principalmente na hora de sair para curtir a ceia de Natal.

Com as fortes chuvas, a atividade que seria realizada neste sábado (26/12) foi cancelada pro conta do local do evento (Estádio de Futebol Municipal de Ipojuca) está totalmente encharcado, impossibilitando a realização de atividade esportiva e/ou recreativa no mesmo. "É claro que os alunos e familiares não gostam quando é cancelado uma atividade, principalmente quando seus filhos estão de férias e em pleno feriadão", afirma o Coordenador Pedagógico do Espaço Futuro, Marcelo Francisco.

Cidade do Recife durante o temporal na véspera do Natal.

As atividades recreativas foram transferidas para a semana que vem, sendo distribuídas da seguinte forma:

Categoria Sub 10:
Segunda-feira, dia 28 de dezembro
Quadra Poliesportiva de Ipojuca
08:00 horas

Categoria Sub 13:
Terça-feira, dia 29 de dezembro
Estádio de Futebol de Ipojuca
07:00 horas, e

Sub 15 e Sub 17
08:30 horas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Projeto Craque Só de Bola no Pernambucano 2016

O Projeto Craque Só de Bola, do Espaço Futuro, além do incentivo ao esporte, também utiliza essa ferramenta para a inclusão social, ou seja, os alunos que participam do projeto esportivo, também têm sonhos. Esses sonhos é de um dia serem um jogador profissional de futebol. Para isto, esses mesmos meninos devem se aperfeiçoar. É com esse pensamento que o ESPAÇO FUTURO, através do Projeto Craque Só de Bola está se preparando para o CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE FUTEBOL SUB 15/SUB 17 em 2016.

Para muitos, ainda falta muito tempo, mas para nós, falta pouco tempo. E é por isso que estamos captando recursos para a inclusão de 50 (cinquenta) jovens entre 14 e 17 anos completos, para terem a oportunidade de participar de um campeonato estadual. 

Além de representar a cidade de Ipojuca, esses jovens atletas também estarão fortalecendo a sua autoestima. E isto também é inclusão social!

O Campeonato Pernambucano de Futebol de base (sub 15 e sub 17) é realizado pela FPF (Federação Pernambucana de Futebol).


O Projeto Craque Só de Bola, quando decidiu participar de eventos esportivos, iniciou um trabalho de oportunidade para os jovens atletas entre 13 e 17 anos de idade. Veja abaixo as colocações do CSB nos últimos anos:

2011
Sub 15: 15º Lugar no Campeonato Pernambucano de Futebol de base;

2014
Sub 13: 3º Lugar no Campeonato Ipojucano de Futebol de base
Com destaques: Melhor Goleiro (Wanderson Santos), Atleta Revelação (Wenemberg) e Artilheiro da Competição (Lucas Gabriel, com 10 gols);

2015
Sub 15: Campeão Ipojucano de Futebol de Base (Invicto)
Com destaques: Melhor Goleiro (Hilário Neto), Artilheiro (Lucas Gabriel, com 5 gols) e Melhor Técnico (Marcelo Francisco).  

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Craque Só de Bola na REMS

Após tantas lutas, o Espaço Futuro conseguiu uma grande conquista: incluir o Projeto Craque Só de Bola na REDE ESPORTE PELA MUDANÇA SOCIAL. Com essa oportunidade, o Espaço Futuro poderá divulgar suas ações esportivas com outros projetos e parceiros.

Esperamos que em breve, o Projeto Craque Só de Bola, possa ser reconhecido para que possamos continuar dando os nossos jovens atletas a oportunidade de realizarem seus sonhos na área esportiva (futebol). E além do futebol, buscamos também, incentivá-los no hábito da leitura, fortalecendo assim o combate ao analfabetismo funcional.


Vamos continuar trabalhando para darmos aos nossos jovens alunos oportunidades nunca antes dadas. Isto é inclusão social! Obrigado a REMS.

sábado, 12 de dezembro de 2015

O QUE É O ESPAÇO FUTURO?

A partir deste mês de dezembro de 2015, a ACSB modifica o seu "nome de fantasia", passando a ser conhecido como ESPAÇO FUTURO. Neste espaço, os dois principais projetos (CLUBE DA LEITURA e o CRAQUE SÓ DE BOLA) continuam sendo direcionados aos jovens inscritos nos dois projetos.

O nosso grande objetivo é ampliar o nosso espaço físico para implantar novos projetos que ainda estão "engavetados" por falta de parcerias. Buscamos desenvolver ações nas áreas da educação e cultura. Os projetos são:

  1. Oficina de Percussão (resgatando raízes africanas);
  2. Oficina de artes (trabalhada como forma de terapia);
  3. Karadô (Karatê e Judô);
  4. Música (como forma de arte e terapia);
  5. Rebrincar (resgatando brincadeiras infantis nos tempos modernos);
  6. Clube da Família (valorizando a família).


     



O que aconteceria se as parcerias crescessem? Com certeza, muita coisa boa. E é exatamente isto que o ESPAÇO FUTURO está buscando...novos parceiros. Mas parceiros que acreditam na educação de nossas crianças e que possam se envolver efetivamente com as novas ações.

Entre em contato com o ESPAÇO FUTURO! Ainda somos pequenos, mas como a sua parceria, poderemos crescer muito. 

domingo, 6 de dezembro de 2015

Crie o seu Clube da Leitura

Criar um Clube de Leitura não é tão complicado assim. Em primeiro lugar, deve-se ter pessoas que gostem de ler um bom livro, claro. Sem dúvida esse é o primeiro passo para se criar um grupo de leitura. É claro que o grupo terá que, preferencialmente, o mesmo livro, ou seja, todos do grupo lerão o mesmo livro para o debate referente ao autor, a trama, etc.

Dicas para se formar um Clube de Leitura:

  • Selecionar pessoas que realmente se interessam e gostem de ler;
  • Local para os debates;
  • Escolha de uma biblioteca comunitária (pública) para a escolha do livro;
  • Marcar os dias e horários dos encontros;
  • O Clube de Leitura deve ter um pequeno acervo para a releitura dos títulos e/ou para doações.

As escolas públicas e particulares trabalham pouco no incentivo a leitura para com seus alunos. Infelizmente a maioria dos professores não incentivam o hábito de ler porque os próprios professores (alguns) não têm a cultura de ler. Porque para sugerir que os alunos leiam, o professor deve pelo menos ler um gênero de leitura para exemplificar para os mesmos.

"O grande problema do analfabetismo funcional é justamente a falta da prática da leitura constante". Afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.   

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A LINGUAGEM INFANTO JUVENIL

Muitas pessoas param para pensar o por quê a maioria das crianças sempre se esforçam mais nas atividades recreativas do que nas atividades escolares. A resposta é simples! A criança em seu desenvolvimento precisa "gastar" suas energias acumuladas, ou seja, em seu crescimento, a criança sente vontade de brincar, correr, pular, etc.  E isso a criança leva até a sua fase de adolescente, em torno dos 16 anos de idade.

É quase cultural ouvirmos uma mãe falar: "Eu faço muito esforço para acordar o meu filho para ir a escola pela manhã, mas se houver uma partida de futebol, ele mesmo acorda sozinho". São ações como o futebol, por exemplo, que despertam no jovem a sensação de alegria e bem estar. Portanto, o esporte é uma linguagem infanto juvenil, juntamente com a música, dança, moda...


O esporte dá ao jovem o ar competitivo (desde que seja bem orientado, onde a criança entenda o que é ganhar e o que é perder), importante para o seu desenvolvimento como pessoa. Até mesmo quando a criança se espelha em seu ídolo, ela está buscando uma referência que estará fortalecendo a sua própria imagem como pessoa.

Vemos os exemplos de escolinhas de futebol que sempre se encontram cheias de meninos buscando, não apenas jogar futebol, mas serem iguais aos seus ídolos e, quem sabe, serem um dia um jogador profissional. Por outro lado, os pais buscam atividades esportivas para seus filhos (e filhas) para ocuparem o seu tempo vago para se distanciarem de más companhias.

É notório que os pais entendem isto e buscam apoiar de todas as formas os seus filhos nessas atividades recreativas. A linguagem esportiva é sem dúvida uma atividade onde os pais devem apoiar sem nenhum problema, desde que feitas por pessoas idôneas e responsáveis. Além disso, os pais devem ver em qual modalidade o seu filho ou filha se encaixam, facilitando a atividade.

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...