terça-feira, 30 de maio de 2017

DE VOLTA ÀS ATIVIDADES

Após as chuvas dos últimos dias que castigaram Pernambuco (e Ipojuca), a ACSB está voltando às suas atividades normais, nesta quarta-feira. Com as fortes chuvas, as atividades de recreação foram canceladas na segunda e terça-feira, prejudicando assim o andamento da agenda de atividades. "É de suma importância que as atividades de nossas crianças tenham continuidade, mas com as chuvas dos últimos dias, isto não foi possível", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Nesta quarta-feira (01/06), as crianças do CSB Recreação voltarão a realizar atividade de recreação e fundamento do Futsal, bem como atividades funcionais. As atividades do CSB Recreação funcionam as segundas e quartas-feiras, as 08:00 horas e as terças e quintas-feiras, as 15:00 horas, na quadra do Colégio Estadual Domingos Albuquerque, em Ipojuca.



E as atividades continuam na sexta-feira, com o projeto de incentivo a leitura, o Drible de Letra, que funciona todas as sextas-feiras, as 08:00 e as 15:00 horas, na Biblioteca Municipal Joaquim nabuco, no centro de Ipojuca. 

Alunos do projeto de leitura, Drible de Letra.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

CHUVAS EM IPOJUCA

As chuvas dos últimos dias, que desabrigaram dezenas de famílias em Ipojuca, também prejudicou o andamento das atividades recreativas da ACSB (quadra e campo). A quadra do colégio Domingos Albuquerque ficou completamente alagado e o campo do Estádio de Futebol Antônio Dourado Neto, sofreu com o transbordamento do Rio Ipojuca, ficando totalmente alagado. "As atividades e desta terça-feira foram canceladas e já cancelamos as atividades de amanhã, na quadra", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.


Para que as atividades não fiquem paradas por conta da recuperação dos espaços esportivos (quadra e campo de futebol), a diretoria da ACSB estará enviando ofício para a prefeitura de Ipojuca, solicitando transporte para o deslocamento da ACSB para outros espaços esportivos da cidade, como os campos de futebol da zona rural, por exemplo. 

sexta-feira, 26 de maio de 2017

ANA MARIA MACHADO

Nesta sexta-feira (26/05), os alunos participantes do projeto de leitura Drible de Letra, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, foi realizado uma roda de leitura com dois livros da autora Ana Maria Machado: Beijos Mágicos e o Barbeiro e o Coronel. 

Na roda de leitura, os alunos aprenderam muito sobre os livros. O primeiro (Beijos Mágicos), fala sobre a importância e a valorização do beijo na vida de todos, principalmente na vida da criança. A autora imprime uma linguagem simples, mas direta, sobre uma menina chamada Nanda, onde a mesma passa por uma situação de separação dos seus pais, mas mesmo com toda essa mudança na família, Nanda não deixa de amar...e de beijar, claro.



O segundo livro da Ana Maria Machado (O Barbeiro e o Coronel), mostra a estória de um homem rico do interior, que, com toda sua riqueza, era chamado de "Coronel", mesmo ele não sendo coronel de verdade. Com toda sua prepotência, ele desafia o barbeiro da cidade para ver se ele é capaz de adivinhar quantos fios de cabelo o coronel tem em sua cabeça. Através de uma texto cheio de rimas, a autora leva o leitor a uma pequena aventura cheia de comédia e rima.





quarta-feira, 24 de maio de 2017

ATIVIDADE FUNCIONAL


Quando falamos de esporte ou recreação, lembramos logo de correr, pular, etc. Mas antes mesmo da criança praticar o esporte propriamente dito, precisa "entender o seu corpo", ou seja, desenvolver a sua coordenação motora. A criança deve conhecer o que é esquerda ou direita; entender o espaço e, sobretudo, saber usar o seu corpo em determinadas atividades.

Mas para tal, o professor deverá utilizar materiais de suporte para lhe ajudar nesse sentido, como: cones, bambolê, e outros materiais que colaborem no fortalecimento das ações, sem falar que é de suma importância criar atividades de recreação para que haja o momento lúdico na atividade. Afinal, estamos falando de criança, né?

sábado, 20 de maio de 2017

AMISTOSO DO CSB

Na manhã deste sábado (20/05), o CSB (Clube Sporting Brasil), da ACSB, realizou amistoso preparatório para o Campeonato Pernambucano 2017. A duas categorias (sub 14 e sub 16) foram bem, tirando um empate no sub 14 e perdendo por 1 a 2 no sub 16. Infelizmente a equipe da ABF (Academia Branco Footbal), não respeitou o limite de idade de sua categoria sub 16, que seria formada por atletas nascidos ate 2000. Não foi o que aconteceu. Mas decepção a parte, os atletas do CSB realizaram uma boa partida.

Categoria sub 16 do CSB


Categoria sub 14 do CSB.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

DROGAS LÍTICAS E ILÍCITAS

Nesta sexta-feira (19/05), o projeto de leitura, Drible de Letra, realizou debate sobre drogas lícitas e ilícitas, como parte do trabalho do projeto educacional que a ACSB está realizando. Inicialmente, o debate deu-se início com vídeo, onde se apresenta os tipos de drogas lícitas (álcool, cigarro, remédios farmacológicos, etc.) e as ilícitas (maconha, cocaína, etc.). 

Os alunos, entre 11 e 15 anos de idade, estão cientes dos malefícios das drogas lícitas (autorizadas) e ilícitas (proibidas), dando muitos exemplos de amigos ou familiares que são viciados nesses tipos de drogas. O objetivo é de informar e prevenir os jovens no combate à esse grande mal.


"Os alunos ficaram surpresos em ver alguns exemplos de tipos de drogas, como a cafeína, os efeitos da maconha, etc." afirma o coordenador do projeto, Marcelo Francisco.

As atividades do Drible de Letra, são realizadas as sextas-feiras, na biblioteca municipal Joaquim Nabuco, as 08:00 e as 15:00 horas.


SEMANA DE RECREAÇÃO


As crianças do projeto esportivo do Craque Só de Bola (CSB Recreação), realizaram uma semana de muita atividade, na segunda e quarta-feira, as 08:00 horas e na terça e quinta-feira, as 15:00 horas, sempre na quadra do colégio estadual Domingos Albuquerque.

As idades variam entre 6 e 12 anos de idade, que, mesmo misturado, todos iniciam o trabalho de socialização e de trabalho em equipe. As crianças do CSB recreação, também recebem orientação sobre fundamento do Futsal e de Futebol (este último, nas atividades quinzenais, no Estádio Antônio Dourado Neto).

domingo, 14 de maio de 2017

CSB FUTSAL

A ACSB (Associação Craque Só de Bola), com o objetivo de ampliar as suas atividades, iniciou em 2016 os trabalhos para a sua nova modalidade: o Futsal. Os trabalhos reiniciaram neste domingo (14/05), na quadra do Colégio Domingos Albuquerque, em Ipojuca. A nova modalidade tem como objetivo de fortalecer e ampliar as ações ofertadas pela ACSB, juntamente com as atividades educacionais.


A modalidade inicial terá como categoria principal, o sub 15, formado por jovens entre 13 e 15 anos completos. "Com a ampliação de novas atividades, os jovens têm mais oportunidade de ocupar o seu tempo vago", diz o coordenador pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.



sábado, 13 de maio de 2017

CSB COMPETIÇÃO

Neste sábado (13/05), o CSB reuniu suas equipes de futebol de base para atividade na manhã deste sábado, no estádio de futebol de Ipojuca. Juntos, as categorias sub 11, sub 14 e sub 16, realizaram, em horários diferenciados, suas atividades de preparação para os eventos esportivos deste ano. 

O sub 11, está sendo formado para torneios e apresentações de abertura de futebol de base. Já as categorias sub 14 e sub 16 do CSB, estão se preparando para o Campeonato Ipojucano de Base (em junho), e o Campeonato Pernambucano de Base (em setembro). Os amistosos estão sendo realizados como parte das atividades de pré-campeonato.

Categorias sub 14 e sub 16 do CSB.

Categoria sub 11 do CSB.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

TESTE DE LEITURA

Nesta sexta-feira (12/05), novo dia de atividade do Drible de Letra, na biblioteca municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca, foi realizado um pequeno teste oral sobre o nosso último livro lido: A Bela Adormecida do Bosque. A atividade valeu ponto para os participantes, que estão muito ansiosos para somarem 50 pontos nas atividades para ganharem um brinde: Uma camisa oficial do seu time preferido. "Qualquer tipo de incentivo é válido para que o jovem possa participar de um trabalho que possa incluí-lo no hábito da leitura", diz o Coordenador do projeto, Marcelo Francisco.


quarta-feira, 10 de maio de 2017

TESTE ORAL NO DRIBLE DE LETRA

Após uma semana da leitura do último livro do projeto Drible de Letra (A Bela Adormecida do Bosque), será realizado um "teste oral" com os participantes. O objetivo é saber se realmente entenderam a estória contada e, sobretudo, se valorizaram o livro, além de tudo isto, o teste valerá pontuação para os participantes, onde o participante que completar 50 pontos, levará um belo presente. Incentivo é tudo, né?



O projeto de leitura, Drible de Letra, funciona uma vez na semana (agora, as sextas-feiras), na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca, com duas turmas (manhã e tarde). "A turma da manhã tem mais participantes, em torno de 15 alunos. A tarde, tem a turma menor, com 6 participantes ao todo, totalizando 21 participantes", diz o Coordenador do Projeto, Marcelo Francisco. Diante do total de alunos que participam do projeto esportivo (Craque Só de Bola), esse número corresponde a 18% do total de alunos inscritos nos projetos. A grande maioria dos alunos que não participam do Drible de Letra, estudam em escola integral, ou residem em outro distrito, ou são menores de 10 anos de idade e, que precisam de acompanhante para se deslocar até a Biblioteca.

CHUVAS CANCELAM ATIVIDADE

As últimas chuvas que caíram em Ipojuca nesta quarta-feira (10/05), fez com que fosse cancelada a atividade recreativa dos alunos do CSB Recreação, que seria realizada na quadra poliesportiva Domingos Albuquerque. Apesar da quadra ser coberta, o sistema de drenagem não foi suficiente para absorver a grande quantidade de água que caiu durante o dia.

A quadra foi reformada recentemente e foi construída um sistema de drenagem novo, que pudesse drenar as águas das chuvas, que, antes, deixava a área da quadra toda inundada. Acontece que, o sistema de drenagem só funcionaria perfeitamente, se houvesse a chamada "saída d'água", ou seja, um trabalho que seria feito pela prefeitura de Ipojuca. Infelizmente, a última gestão não respondeu à solicitação da Diretoria do Colégio Domingos Albuquerque, para unificar a drenagem da escola com a saída de água das chuvas, que impediria que acontecesse o que aconteceu neste dia.

Quadra do Colégio Domingos Albuquerque, após as últimas chuvas da quarta-feira, dia 10 de maio, as 09:00 horas.

terça-feira, 9 de maio de 2017

RECREAÇÃO

A ACSB (Associação Craque Só de Bola), está com sua atividade de recreação com novos dias e horários. As atividades que antes eram apenas às terças e quintas-feiras, pela manhã e a tarde, agora funcionam às segundas e quartas-feiras, as 08:00 horas, e as terças e quintas-feiras, as 15:00 horas, na quadra estadual do Colégio Domingos Albuquerque, em Ipojuca. 

Os encontros são divididos em: atividades funcionais e de recreação.


ATIVIDADES FUNCIONAIS:

São atividades que ajudam o desenvolvimento da coordenação motora da criança. A mesma fortalece as funções que ajudam a saltar, correr, diferenciar a esquerda da direita, conhecer melhor a consciência de espaço, etc.

ATIVIDADE DE RECREAÇÃO:

É claro que as crianças querem se divertir, mas para tanto, depois das atividades funcionais, as mesmas participam de uma recreação, onde não se esquece os fundamentos do Futsal. Todos aprendem na recreação, o respeito, a disciplina, aprende a ganhar e perder, se socializa e, principalmente, aprendem a participar do coletivo (trabalho unido).







domingo, 7 de maio de 2017

sexta-feira, 5 de maio de 2017

SEMANA DE ESPORTE E LEITURA

Nesta semana, a ACSB mais uma vez realizou atividades unindo leitura e esporte para os seus alunos. Na quarta e quinta-feira (03 e 04 de maio), foram realizadas ações de leitura na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco e na Quadra Poliesportiva Domingos Albuquerque, respectivamente. As ações fazem parte do projeto Drible de Letra e do Craque Só de Bola Recreação.

As ações foram direcionadas à quase 50 alunos entre 6 e 15 anos de idade. 



DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...