quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CRIADOR E CRIATURA JUNTOS

Desde o início das férias de janeiro, o projeto de leitura Drible de Letra, iniciou a roda e leitura com o livro do jovem escritor, Elvis Danilo, intitulado "A Vida é Ter Memória". O livro é um romance que acabou cativando os jovens leitores do Drible de Letra. "Nos reunimos todas as quartas-feiras, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca, mas nesses últimos dias de férias dos participantes, acabamos dando um 'plus', onde realizamos encontros nesta segunda, terça e quarta-feira, para agilizarmos a leitura, que foi um sucesso", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Com uma média de 15 alunos por encontro na roda de leitura, neste último dia de encontro antes do início das aulas do ano letivo, participaram 22 alunos para fechar a leitura do livro. Nesta quarta-feira (31/01), além da leitura, todos os jovens leitores tiveram a honra de ter (e conhecer) o autor do livro: Elvis Danilo. Que, aceitando o nosso convite, compareceu a roda de leitura do Drible de Letra.

Elvis Danilo (esquerda), ao lado do Coordenador do Drible de Letra, Marcelo Francisco.

Jovens em leitura do livro "A Vida é Ter Memória"

A programação foi iniciada as 08:30 horas, na Biblioteca Joaquim Nabuco, em Ipojuca; seguido de uma pequena avaliação oral sobre o livro e depois, com a chegada de Elvis Danilo, foi feita uma sabatina dos alunos com o jovem escritor. Após, Elvis Danilo autografou os livros e presenteou os cinco primeiros alunos mais participativos na roda de leitura. Mais cinco livros (autografados) foram doados ao acervo da Biblioteca. 

Os cinco alunos destaques da roda de leitura do Drible de Letra, recebendo cada um o livro autografado por Elvis Danilo (ao centro)

Todos os alunos participantes da roda de leitura do Drible de Letra, Elvis Danilo e Marcelo Francisco.
Presente ao evento, a bibliotecária Marcia (esquerda), Elvis Danilo (centro) e Marcelo Francisco (Drible de Letra)
Foi um momento ímpar para o projeto Drible de Letra e seus participantes. "Fiquei feliz e emocionado em ver jovens lendo meu livro e sabendo que existe um projeto que incentiva jovens ao hábito da leitura", disse Elvis Danilo. 

COORDENAÇÃO MOTORA EM FOCO


Antes de falarmos de esportes, a ACSB e suas atividades esportivas, se preocupa antes de tudo, em fortalecer a coordenação motora dos seus alunos que, em sua grande maioria, são crianças de 7, 8 até 12 anos de idade. As crianças menores (7 e 8 anos) estão em pleno estágio de "descobrimento" do seu corpo. Pular, correr, chutar...tudo tem que ser "aprendido", ou seja, saber fazer tudo isso corretamente. 

As atividades são realizadas no momento de descontração, onde as crianças são incentivadas a participarem de atividades simples de pular na "escada" funcional, ou mesmo driblar a bola entre os cones. Toda essa atividade vai estimular a criança a iniciar o processo de aprender fazendo e descobrir novas ações que antes não fazia com o seu corpo.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

RODA DE LEITURA PLUS

Nesta segunda-feira (29/01), o projeto de leitura, Drible de Letra, iniciou a "roda de leitura plus". Essa atividade iniciou nesta segunda-feira e vai até a próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro. Essa ação tem como objetivo dar um adiantamento na leitura do livro do mês (A Vida é Ter Memória, do escritor Elvis Danilo). "Após um mês de atividades, a ACSB e o projeto Drible de Letra, querem dar aos seus alunos, a oportunidade de terminar o livro do mês, antes do início das aulas", diz o coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. Nesta terça e quarta-feira, os alunos estarão se reunindo mais uma vez na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, as 09:00 horas, para o término e debate do livro do mês "A Vida é Ter Memória".


sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

CSB FUTEBOL



O CSB realizou nesta sexta-feira (26/01), seu terceiro dia de avaliação para o ingresso de novos alunos para as categorias sub 15 e sub 17. A avaliação foi feita mais uma vez no campo de futebol de Porto de Galinhas, e contou com mais de vinte participantes. Os alunos fazem parte do município de Ipojuca, como, Camela, Nossa Senhora Ó, Serrambi e centro de Ipojuca, e ainda um aluno da cidade de Serinhaém. As atividades estão sendo realizadas para a formação das equipes sub 15 e sub 17 para participarem das competições deste ano de 2018.


PROJETO GOL DE ESPERANÇA

Nesta sexta-feira (26/01), recebemos uma visita dos representantes do projeto Gol de Esperança, da Igreja Adventistam, em Porto de Galinhas. Os mesmos visitaram as atividades do CSB no campo de futebol de Porto de Galinhas, onde prestigiaram as atividades. O Projeto Gol de Esperança visa fortalecer as ações de evangelismo e a valorização da família e ações contra o abuso sexual, violência, etc. 

Marcelo Francisco, coordenador pedagógico da ACSB (centro), ao lado dos representantes do projeto Gol de Esperança, da Igreja Adventista de Porto de Galinhas.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

RODA DE LEITURA

Nesta quarta-feira (24/01), o projeto Drible de Letra, realizou mais uma roda de leitura, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca. Os participantes estão lendo o livro "A Vida é Ter Memória", do jovem escritor, Elvis Danilo. "Hoje foi lidos dois capítulos, dando um plus na leitura, onde esperamos terminar o livro antes do final deste mês de janeiro", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Para fortalecer a leitura e terminar em tempo hábil, os jovens leitores irão participar de uma roda de leitura na próxima sexta-feira, dia 26 e outra, no dia 28 de janeiro, completando o término da leitura, na quarta-feira, dia 30 de janeiro, onde esperamos ter terminado a leitura do livro.

Alguns participantes da roda de leitura desta quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2018.

ATIVIDADES FUNCIONAIS

 Nesta terça-feira (23/01) as crianças do CSB recreação, participaram de mais um dia de atividades, que reúne atividades funcionais e de recreação.

As atividades têm participação de meninos entre 8 e 12 anos de idade, divididos em grupos, que realizam as ações. Nas atividades funcionais são usadas "escada" e "cones" que ajudam a desenvolver melhor a coordenação motora de cada.
  
São essas atividades funcionais que o próprio aluno se "descobre" e começa a entender o quanto é importante o fortalecimento de sua coordenação motora, dentro e fora das quadras.

Todos iniciam com um alongamento, depois é realizado um aquecimento com atividades de fundamento (com bola) e, seguido com atividade coletiva de futsal.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SAÍDA PEDAGÓGICA HISTÓRICA

Nesta segunda-feira (22/01), os alunos do projeto de leitura, Drible de Letra, visitaram o Engenho Tabatinga (conhecido antes como Santa Luzia). O objetivo é conhecer os pontos históricos de Ipojuca, nos séculos XVII e XVIII. Em Tabatinga, foi realizado o início do levante Pernambucano a favor da expulsão dos holandeses de nossas terras, em 23 de julho de 1645. Nessa época, Amador de Araújo era o então proprietário do Engenho Tabatinga de Santa Luzia. O mesmo Amador de Araújo, juntamente com mais 16 homens, iniciaram um desentendimento entre um judeu e um morador local, chamando a atenção dos holandeses que estavam de plantão em Tabatinga. Foi armada uma emboscada, onde alguns batavos (holandeses) foram queimados dentro do seu quartel. Alguns batavos escaparam, indo ao Recife, comunicar ao Comando Holandês sobre a revolta em Ipojuca.

Segunda Igreja dedicada à Santa Luzia. O prédio tem mais de dois séculos e foi revitalizado entre 2007/2008.

O Engenho Tabatinga foi construído no Século XVII, sendo o seu primeiro proprietário, Cosme Dias da Fonseca, que fugiu dos holandeses, sendo as terras confiscadas e vendidas a Amador de Araújo, o qual se rebelou contra os holandeses, depois de anos de opressão. Com a vinda do Capitão Hauss à Tabatinga, após o incidente ocorrido em 23 de julho de 1645, Hauss, acompanhado por seus soldados, acampou próximo ao local, com o objetivo de invadir logo ao amanhecer. Mas ele não contava com o toque do sino da antiga capela de Santa Luzia. O Capelão Cosme Neto, havia tocado o sino para que os fiéis pudessem participar da celebração da missa, mesmo sabendo que os holandeses podiam chegar a qualquer momento. 

O Capitão Hauss, ouvindo toque do sino, imaginou que fosse o sinal dos rebeldes, informando sobre sua chegada e para que pudessem se armar para o combate contra a sua tropa. Hauss reuniu os seus soldados, mesmo o dia ainda não tendo amanhecido, e invadiu Tabatinga, prendendo o Capelão Cosme Neto. O Capelão pediu ao Capitão Hauss que pudesse celebrar a última missa na Capela de Santa Luzia. O Capitão Hauss autorizou. Após o término da missa, Cosme Neto foi levado até o pátio do Engenho, sendo fuzilado logo em seguida. Outro mártir morto pelos holandeses, foi Francisco Godinho, lavrador de Amador de Araújo. Ele foi enforcado em sua própria máquina (forca), a qual construiu para aqueles que fossem a favor dos batavos holandeses.

Segundo informações, este era o local da antiga Capela de Santa Luzia (detalhes das paredes e tijolos no chão), onde Cosme Neto celebrou sua última missa, antes de ser fuzilado pelos holandeses.

Além do local histórico, Tabatinga ainda preserva boa parte da Mata Atlântica.

A Saída Pedagógica foi apoiada pela empresa Asa Branca Turismo e Receptivo.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

LEITURA EM DIA



Nesta quarta-feira (17/01), foi realizada mais uma roda de leitura, com os alunos do projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra, da ACSB. Foi feita a continuação da leitura do livro "A Vida é Ter Memória", do jovem autor ipojucano (do distrito de Camela), Elvis Danilo. "O livro é gostoso de ler e tem uma certa pitada de drama, que os meninos gostam muito", afirma o Coordenador do projeto, Marcelo Francisco. 


Na programação de férias, os participantes do projeto de leitura Drible de Letra, estarão participando também de um Mini Torneio Interno de Futsal, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, as 14:00 horas, na Quadra Adnilson Santana, em Ipojuca. E na próxima segunda-feira, as 08:00 horas, eles estarão participando de uma saída pedagógica, onde estarão visitando o Engenho Tabatinga, na Zona Rural de Ipojuca. Tabatinga faz parte do roteiro histórico de Ipojuca (apesar de não ser tão explorado), sendo o local onde o Capitão Amador de Araújo, iniciou a expulsão dos holandeses em 23 de julho de 1645. Tendo sido o local que iniciou o levante pernambucano contra os batavos holandeses. A saída pedagógica será apoiada pela empresa de Turismo e Receptivo, Asa Branca.

RECREAÇÃO

Nesta terça-feira (16/01) as crianças do CSB Recreação realizaram mais um dia de atividade da programação de férias organizada pela ACSB, na quadra Adnilson José de Santana, em Ipojuca-PE. Dentre das atividades está as ações funcionais e de fundamento de futsal. As atividades duram uma hora e meia, e é realizada todas as terças e quintas-feiras, a partir das 14:00 horas. Alguns alunos do CSB Recreação, também fazem parte do projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra (que funciona todas as quartas-feiras, as 09:00 horas, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco), em Ipojuca.



terça-feira, 16 de janeiro de 2018

SEMANA DINÂMICA DA ACSB

Com as férias, a ACSB não para, e desta forma, criou uma programação (bastante divulgada) para os seus alunos participarem dessas atividades para que possam também aproveitarem suas férias. As atividades são direcionadas para crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade, que vai desde as atividades esportivas de futsal e futebol (CSB Recreação e CSB sub 15 e sub 17, respectivamente), como às atividades de leitura do Drible de Letra. Nesta semana (de 16 à 20 de janeiro), a ACSB reforça a sua programação:

1) Terça-feira, dia 16 de janeiro, na quadra doo Colégio Santo Cristo, em Ipojuca:
Atividade de Recreação e fundamento de Futsal do CSB Recreação, as 14:00 horas;

2) Quarta-feira, dia 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca:
Roda de Leitura do projeto Drible de Letra, as 09:00 horas;

3) Quinta-feira, dia 18 de janeiro, na quadra doo Colégio Santo Cristo, em Ipojuca:
Atividade de Recreação e fundamento de Futsal do CSB Recreação, as 14:00 horas;

4) Sexta-feira, dia 19 de janeiro, na Quadra do Colégio Eduardo Campos, no distrito de Nossa Senhora do Ó, mini torneio de futsal, com os alunos do projeto Drible de Letra, as 14:00 horas;

5) Sábado, dia 20 de janeiro, no campo de futebol de Porto de Galinhas, terceiro dia de atividade e avaliação do CSB futebol, para as ações competitivas de 2018;

6) E na segunda-feira, dia 22 de janeiro, haverá uma saída pedagógica ao Engenho Tabatinga, Zona Rural de Ipojuca, com os alunos do projeto Drible de Letra, para conhecer o local onde o português, Amador de Araújo, expulsou os holandeses das terras de Ipojuca, dando início ao levante pernambuco, em 1645.

Roteiro histórico faz parte da programação de férias da ACSB.
Imagem: Procissão do Glorioso Santo Cristo de Ipojuca. Tela exposta no Convento Santo Antônio, em Ipojuca.

ATIVIDADE ESPORTIVA EM PORTO DE GALINHAS

Na última sexta-feira (12/01), os alunos do CSB (Clube Sporting Brasil), projeto esportivo de futebol mantido pela ACSB, realizaram mais um dia de atividade, no Campo de Futebol da Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE. Aproveitando as férias escolares, o CSB está realizando atividade esportivas e de avaliação para a inclusão de novos alunos que queiram participar de eventos esportivos neste ano de 2018, nas categorias sub 15 e sub 17.

Esse é o segundo encontro com os jovens do CSB neste mês de janeiro. O objetivo é fazer com que os alunos voltem a rotina semanal de atividades (onde boa parte dos alunos estão viajando por conta das férias) para as competições deste ano. "Infelizmente alguns alunos não farão mais parte do CSB neste ano de 2018, porque já alcançaram a idade limite de 18 anos para a sua permanência na ACSB, mas continuamos realizando ações para incluir novos alunos nos trabalhos de continuidade das ações", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Meninos entre 12 e 16 anos fazem parte do CSB 2018.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

RODA DE LEITURA

Mais uma roda de leitura foi realizada nesta quarta-feira (10/01), através do projeto Drible de Letra, da ACSB, de Ipojuca. A roda de leitura desta quarta-feira, contou a presença de vinte meninos entre 10 e 14 anos de idade. "As rodas de leitura do Drible de Letra têm como objetivo maior, incentivar o jovem a perder o medo da leitura e a exercitar o hábito de ler", afirma o coordenador pedagógico do projeto, Marcelo Francisco.

A roda de leitura foi realizada na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca. Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, as 09:00 horas. Além da leitura, há debates sobre o livro e também sobre os temas abordados na leitura.



domingo, 7 de janeiro de 2018

AVALIAÇÃO CSB FUTEBOL


A ACSB reiniciou as atividades do projeto de futebol do CSB. Com os trabalhos de avaliações iniciadas no último sábado (06/01), o CSB busca novos alunos para compor as categorias sub 15 e sub 17 para participarem das competições em 2018. Além das atividades do CSB futebol, a ACSB também incentiva os alunos a participarem das atividades do projeto de leitura, Drible de Letra, que busca fortalecer a leitura entre os alunos.

CSB ESTÁ DE VOLTA ÀS ATIVIDADES


Neste último sábado (06/01), os alunos do CSB Futebol voltaram às atividades para a temporada 2018, para se prepararem para as competições deste ano: Ipojucano de Base e o Pernambucano sub 15 e sub 17. A atividade foi realizada no campo de Porto de Galinhas e contou com a presença de alunos antigos e novatos, disputando uma vaga no CSB. "O objetivo da nossa primeira atividade do ano, é avaliar jovens nascidos entre 2001 e 2005 para fazerem parte das categorias sub 15 e sub 17 e disputarem as competições de 2018", diz o coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Alguns alunos da categoria sub 13 e sub 15 do CSB

Além do início dos trabalhos do CSB Futebol, a ACSB também incentiva os mesmos a participarem do projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra, que funcionará todas as quartas-feiras, as 09:00 horas, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca. 


quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

ATIVIDADE DE LEITURA ESTÁ DE VOLTA

O projeto de incentivo a leitura Drible de Letra, voltou às suas atividades nesta quarta-feira (03/01), as 09:00 horas, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca. Mesmo com pouca adesão (15 alunos), sabemos que é uma atividade que pode dar aos jovens algo a mais nas suas férias. Além das rodas de leitura, o Drible de Letra terá a seguinte programação:

Quartas-feiras, as 09:00 horas, roda de leitura do Drible de Letra, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco;

Dia 19 de janeiro, Mini Torneio de Futsal, com os alunos do Drible de Letra, na quadra poliesportiva do Colégio Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó;

Dia 26 de janeiro, saída pedagógica ao Engenho Tabatinga, com os alunos do Drible de Letra. Na ocasião, os alunos conhecerão melhor o local da expulsão dos holandeses de terras ipojucanas, em 1645.



ATIVIDADES DE FÉRIAS

As crianças do CSB Recreação voltaram a participar das atividades recreativas de futsal, na Quadra Adnilson Santana, em Ipojuca, todas as terças e quintas-feiras, as 14:00 horas. As atividades fazem parte também das ações das férias escolares da ACSB. "Muitos jovens viajam para a casa de familiares ou fazem algum tipo de atividade nas férias. Mas sabemos que nem todos os jovens têm essa estrutura para viajar ou aproveitar suas férias fora de sua cidade. Por isto, a ACSB fortalece as suas ações, principalmente nesse período pós festas de final de ano, sendo mais uma opção para o jovem se divertir e aprender", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.



DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...