segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O CRAQUE SÓ DE BOLA UTILIZA O MÉTODO "STAND UP" EM SUAS PALESTRAS

Como é de conhecimento, o CSB tem sua linha didática, onde realiza palestras sobre drogas, e na última sexta-feira (23/09) foi realizado palestra na Fajolca (Faculdade José Lacerda de Ciências Aplicadas). Na ocasião a palestra foi direcionada para cerca de 80 jovens entre 13 e 15 anos de idade.

E na segunda-feira (26/09) foi realizada também uma palestra inicial no colégio Joaquim do Rego em Ipojuca. A diretora Maristela Cantuária achou muito importante a iniciativa do CSB para realizar o trabalho na escola.

O CSB utiliza o método STAND UP, muito utilizado por comediantes americanos para transformar situações do cotidiano em informações direcionadas à um público alvo. "O método STAND UP é muito importante porque fala uma linguagem simples e engraçada, transformando um tema sério, e muitas vezes chato, em momentos mais agradáveis", disse o coordenador do projeto, Marcelo Francisco.

Comediante utilizando o método STAND UP; situações do cotidiano transformadas em momentos divertidos e engraçados para chamar a atenção de quem está presente nas palestras (e em shows).

INFANTIL DO CSB SE CLASSIFICA PARA A TERCEIRA FASE DO PERNAMBUCANO

No último sábado (24/09) a categoria infantil do CSB (Craque Só de Bola) foi classificada para a terceira fase do Campeonato de Futebol Infantil / Juvenil 2011. O jogo foi realizado em Pirapama contra a equipe do Centro Esportivo Cabense. O resultado foi CSB 2 e Cent. Esport. Cabense 1.


com esse resultado a equipe infantil do Centro Esportivo Cabense foi desclassificada do campeonato.

O CSB está aguardando a nova tabela da próxima fase (3ª fase) para iniciar os jogos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DROGAS NAS ESCOLAS

Está cada vez mais difício do profissional da educação exercer suas atividades como professor. Além dos baixos salários, existe o problema das drogas em sala de aula. Os professores estão cada vez mais receiosos em dar aula porque estão com medo simplesmente de ter atrito com alunos usuários de drogas (crack, maconha, cocaína, etc).

Existem casos de professores que foram mortos por alunos que se sentiam "ameaçados" quando eram abordados utilizando essas substâncias ilícitas. O usuário de drogas não respeita o local da escola, ou seja,  ele não tem a escola como um espaço de aprendizagem, muitos vendem as drogas para outros alunos com o objetivo de criarem "novos clientes" dentro das próprias instituições de ensino. Esses jovens são orientados pelos próprios traficantes para que distribuam as drogas entre os jovens a fim de que possam ser potenciais viciados.


O que ainda preocupa as escolas é que as drogas trazem outros problemas: violência, desordem e até homicídios nas escolas. Como prevenir isto? Como tratar esse problema?

Acreditamos que a PREVENÇÃO é a arma principal nesta luta (ou guerra) contra as drogas. Com o objetivo de informar os alunos dos malefícios que as drogas causam, o Craque Só de Bola busca incorporar na vida do jovem a visão de  que a droga não fará falta em seu desenvolvimento como pessoa e como cidadão, buscando dar ao jovem uma perspectiva de futuro voltado ao bem-estar, saúde e educação, priorizando também a família como um todo.


Marcelo Francisco
Coordenador do CSB e atua na área de pedagogia



domingo, 18 de setembro de 2011

CSB LANÇA CAMPANHA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE

O CSB (Craque Só de Bola) incia campanha para angariar doações para a construção de sua sede em Ipojuca. O prédio será construído para dar a estrutura que faltava para os trabalhos do CSB. Palestras, cursos e atividades esportivas serão algumas atividades realizadas no ANEXO EDUCACIONAL I - CSB, nome que será dado a sede do projeto. "Realizamos as palestras sobre drogas e as reuniões em uma escola municipal e as atividades esportivas no estádio municipal e na escola estadual de Ipojuca; precisamos de uma espaço próprio par ampliarmos as nossas atividades, porque as palestras são realizadas uma vez na semana (sábados a tarde) e com a construção do Anexo I do CSB poderemos realizar cursos e palestras em outros dias da semana e fortalecer outras atividades do CSB", disse o diretor presidente do Craque Só de Bola, Marcelo Francisco.

Imagem da construção do Centro Esportivo Educacional em Ibaté - São Paulo;
Exemplo de responsabilidade e respeito para com o esporte local.

O Anexo Educacional I do CSB será construído para fortalecer as atividades educacionais do projeto e ampliar as atividades como cursos profissionalizantes, quadra poliesportiva,  espaço para palestras.

Esperamos contar com o apoio das empresas e do poder público para a realização deste sonho.


sábado, 17 de setembro de 2011

CSB VENCE MAIS UM JOGO NO CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O Projeto Craque Só de Bola (CSB), além das suas atividades educativas, realiza a parte desportiva no projeto, onde jovens realizam atividades esportivas (futebol) como parte de seu desenvolvimento cidadão. Neste ano de 2011, o CSB foi inscrito no XVº ABERTO DE FUTEBOL ESTADUAL INFANTIL / JUVENIL, com a participação de 56 equipes de futebol de todo o Estado de Pernambuco.

O CSB inscreveu duas categorias, o sub-15 e o sub-17. Infelizmente o sub-17 foi desclassificado logo na primeira fase do campeonato, ficando o sub-15 que já se encontra na segunda fase do campeonato e com chance muito grande, de, já no próximo jogo (dia 24 de setembro), se classificar para a terceira fase do campeonato estadual.


O CSB espera passar para a terceira fase do campeonato e receber apoio financeiro do governo municipal para que haja uma melhor estrutura para os jovens que estão representando o município de Ipojuca neste evento esportivo.

Alguns jovens do CSB (sub-15) participando do desfile de aberto dos jogos do  Campeonato  Pernambucano  infantil / juvenil 2011.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DINHEIRO JOGADO FORA: E O POVO SÓ OLHANDO !

É surpreendente ver como o poder público trata algumas instituições sociais não valorizando seus trabalhos e nem tão pouco conhecendo as suas atividades. As associações se mantém muito mal com doações feitas pelo comercio, onde muitas vezes o próprio comerciante reclama (e com razão) dos impostos que são pagos por eles e que não são direcionados para os projetos sociais da cidade.

O Craque Só de Bola vem lutando para chamar a atenção do poder público municipal (Ipojuca) para viabilizar suas atividades, afinal o CSB foi criado justamente para cooperar na prevenção e no combate ao uso do "crack" no meio jovem.

Acontece que, quando se ouve sobre um projeto desportivo logo se pensa que é formado por um grupo de desocupados e que não querem nada com a vida. Não buscam conhecer os seus objetivos.

O dinheiro destinado as associações têm destino certo, ou seja, às próprias associações. O poder público não se importa em apoiar instituições que queiram colocar a "mão na massa", ou seja, alguns políticos não admitem que grupos sociais "se apoderem" das obrigações do governo. Acontece que as associações comunitárias ainda são os grupos que ainda dão ao cidadão o conhecimento dos seus direitos (e obrigações) que muitas vezes o próprio governo espera que a população não tenha esse conhecimento. É perigoso!

Quem está com a barriga cheia não via se preocupar com quem está com fome; quem tem seu teto e a sua cama quentinha não vai se preocupar com quem mora embaixo do viaduto.

O problema maior da nossa cultura é fazer algo quando já é tarde demais. Quem estava com fome e morreu não precisa mais de ajuda. Temos que abordar os temais sociais com mais seriedade e buscar "acordar" o poder público de que todas as associações querem apenas ajudar e precisam de sua credibilidade para que possam desenvolver seus trabalhos e, quem sabe, continuar salvando vidas.

Marcelo M. Francisco
Presidente / CSB Ipojuca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NOTA DE REPÚDIO

Resolvemos publicar esta mensagem com o objetivo de conscientizar os leitores e a comunidade em geral sobre o perigo das drogas, especialmente o "crack". O CSB (Craque Só de Bola) foi criado justamente por falta de políticas públicas na prevenção das drogas, ou seja, o governo gasta milhões na recuperação do drogado e esquece de investir na prevenção que é muito mais barata.

Quando se cria uma associação como o Craque Só de Bola, também se cria objetivos. Esses objetivos devem ser alcançados com muito trabalho e união de parceiros como poder público, sociedade e empresas que podem direcionar parte do seu capital para projetos de prevenção ao uso das drogas.

Mas nem sempre os nossos objetivos são alcançado. Existem pessoas e empresas que não valorizam um trabalho igual ao CSB. Não acreditam que projetos como este podem acabar ou diminuir o número de usuários de drogas.

Muitas associações são obrigadas a fecharem pelo simples fato de não conseguirem apoio financeiro que sustentam as suas atividades. A comunidade em geral acha que o poder público (prefeitura, governo estadual e governo federal) são os únicos responsáveis pelo apoio aos projetos sociais.
Engana-se quem pensa assim. Não só o poder público como também o terceiro setor (empresas) e a sociedade devem buscar dar apoio aos projetos de combate as drogas, mesmo que esse apoio seja como voluntariado ou participação nos projetos didáticos.

O Projeto Craque Só de Bola (CSB) que existe desde 2008 (só registrado em 2011) vem realizando suas atividades a trancos e barrancos e que o próprio poder público não olha para os seus objetivos de maneira concreta.

O CSB está lutando para construir a sua sede e ampliar o projeto para outras localidades. Mas isto só será possível quando unirmos forças para fortalecermos esta vontade de crescer.

O que nós não podemos deixar acontecer é ver o crescimento assustador do "crack" e de outras drogas em nossa cidade (e até mesmo dentro de casa). Vemos os "zumbís" andando nas ruas sob o efeito de suas drogas. Vemos o povo se acostumando em ver os seus drogados pedindo dois reais para sustentarem o seu vício e nós só fazemos reclamar. Temos que agir.

Agradecemos muito a empresas que acreditam no nosso projeto (ver página projeto) porque são com essas empresas que ainda acreditamos que existe esperança de continuarmos a grande luta de prevenção às drogas. Por isto, chamamos a todos para se unirem ao nosso projeto, realizando doação em dinheiro ou sendo um dos nossos voluntários (ver a página contato). Temos certeza de que poderemos fazer a nossa parte. Nós (do CSB) estamos fazendo a nossa parte. E você?

Trocando a mamadeira pelo cachimbo do crack.

domingo, 11 de setembro de 2011

CSB NA 2º FASE DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Nesta domingo (11/09) o CSB (Craque Só de Bola) participou do primeiro jogo da 2º Fase do Campeonato Pernambucano de Futebol Infantil / Juvenil 2011. O jogo foi realizado na cidade de Paulista, no Campo do Botafogo contra a Equipe Formoso. O Jogo ficou empatado 1 x 1. As duas equipes marcaram um ponto cada uma. O jogo foi realizado as 13:30 horas em baixo de um sol muito forte onde os atletas do CSB sentira muito calor, diferente dos outros jogos que foram realizados aos sábados pela manhã.

No próximo sábado o CSB recebe em casa o Centro Esporte Clube, onde esperam contar com a vitória para seguirem mais tranquilos no campeonato.

Em pé: Artur, Lázaro, Luiz Felipe, Netinho, Ítalo, Guí, Eric, Nilberg
Agachados: Bruninho, Raufe, Felipe Medes, Gueguê, Gleybson, Luquinha, Bruno, Gago.

sábado, 10 de setembro de 2011

CSB NA FAJOLCA

O CSB (Craque Só de Bola) foi convidado para participar do Work Shop realizado pela FAJOLCA (Faculdade José Lacerda de Ciências Aplicadas de Ipojuca). O CSB terá como tema "DROGAS: A PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO". A palestra será ministrada pelo Coordenador do CSB, Marcelo Francisco e que será direcionada para alunos das escolas públicas de Ipojuca. A data programada para a palestra será na sexta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 16:00 horas na própria Faculdade.


"Com a parceria da FAJOLCA e o Craque Só de Bola, o nosso projeto ficará mais divulgado e expandido para áreas da sociedade", explicou o diretor do CSB, Marcelo Francisco.

O CSB estará criando projeto para realizar palestras nas empresas e escolas de Ipojuca e demais cidades do Estado. Os interessados devem buscar informações em nossa página "contato" em nosso blog.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AS DROGAS NA VIDA DOS JOVENS

É de conhecimento de todos que as drogas está sendo o mal social que vicia, prende e "mata" o futuro de muitos jovens em nosso país. 

Muitas crianças e adolescentes usam a droga pela simples falta de informação, ou seja, se a criança não sabe dos malefícios que as drogas fazem, elas (as crianças), não podem identificar a droga como um mal ou como algo que poderá destruir o seu futuro.

No imaginável das crianças a droga é coisa de gente grande, de adulto, e hoje o que mais vemos é a criança (e muitas vezes o adolescente) querendo imitar o adulto, em gestos, comportamento, etc. Apesar do jovem não ser "careta" quando escuta os gostos de música, roupa, etc. dos seus pais, os jovens tendem a buscar uma "liberdade" que não encontram na família.

Muito pelo contrário. O jovem é reprimido dentro de casa ele não consegue "ser jovem", a família (pai e mãe) cobram muito dos seus filhos, justamente por existir uma sociedade decadente de maus elementos, violência e drogas (até nas escolas). Torna-se um "ciclo vicioso familiar": cuidar sem saber como. É fato ver pais prendendo seus filhos em casa com medo de perdê-los para as drogas. Esses jovens que querem ter liberdade de ir para onde quiserem, muitas vezes são tidos como irresponsáveis e que não respondem pelos seus atos.


A criança por sua vez tem uma grande característica que pode ser usada para o bem como para o mal: a curiosidade. Ela é de suma importância no aprendizado e desenvolvimento cognitivo da criança mas que muitas vezes pode ser uma arma negativa, quando a criança tem a curiosidade de saber "como é o gosto da droga".

Imaginemos a criança, por incentivo de outra pessoa, por curiosidade querer experimentar o "crack", por exemplo. A criança não sabe e não conhece seus efeitos, nem tão pouco sabe que o "crack" é uma droga poderosa e que pode-se ser dependente dela na primeira vez de uso.

Sem uma Rede de Prevenção e de Combate as Drogas, é quase impossível trabalhar no combate as drogas, porque é necessário informações como, qual o número de usuário em tratamento, qual a droga ilícita e lícita que mais é usada, qual a faixa etária desses usuários, etc. Com essas informações se poderá desenvolver ferramentas eficazes para o seu combate.

Marcelo M. Francisco
Diretor Presidente / CSB Ipojuca
Atua na área de Pedagogia

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PORTO DE GALINHAS RECEBE PALESTRA SOBRE DROGAS

Na última sexta-feira (02/09) foi realizada mais uma palestra do projeto Craque Só de Bola (CSB), ministrada pelo diretor geral do projeto, Sr. Marcelo Francisco, na Escola Municipal Manuel Uchôa, em Porto de Galinhas.

Na palestra foi citado temas como "crack" e seu efeitos, tipos de drogas. O mais curioso foi que os alunos interagiram com o palestrante rezalindo perguntas sobre o tema, "É interessante saber que as nossas crianças têm intersse em saber das coisas que as rodeiam, ou seja, no caso das drogas, as crianças precisam saber dos malefícios que são provocados pelas drogas". A palestra tem como finalidade a prevenção através da informação.
 
O área da escola ficou lotada pelos alunos. Quase cem alunos participaram da palestra, juntamente com os professores. A diretora da Escola Manuel Uchôa, professora Roberta ficou surpresa pela interação dos alunos para com o tema (drogas). Isto é prova que as crianças entenderam a mensagem.

ABERTO INFANTO / JUVENIL TEM REINÍCIO NESTE SÁBADO

Após uma semana de luto no futebol pernambucano com o falecimento do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Sr. Carlos Alberto de Oliveira, os trabalhos da FPF estão voltando ao normal com a posse do novo presidente, Dr. Evandro Barros.

Nesta semana estará sendo reiniciado a competição do Aberto Infanto Juvenil de Futebol, onde o CSB (categoria infantil) é a única equipe que está representando a cidade de Ipojuca. O CSB está aguardando ainda nesta terça-feira a tabela da 2ª fase do cameponato para que o CSB possa saber quais as equipes ele estará enfrentando.





"Esperamos que a nossa equipe infantil possa também realizar uma boa apresentação nesta 2ª fase do campeonato, onde sabemos que a cada fase só são classsificadas as equipes mais preparadas tecnicamente, taticamente e pscicologicamente", disse o preseidente do CSB, Marcelo Francisco.




DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...