sábado, 26 de janeiro de 2013

A BOLA DA VEZ: HANDEBOL



O handebol (ou handball) é um esporte extremamente disputado. É um jogo de velocidade e muita ação e que exige uma preparação atlética bastante aprimorada. Durante uma partida de handebol é importante saber coordenar bem os movimentos para frente, para trás e para os lados. Além disso, é necessária a preparação para eventuais mergulhos, saltos e impulsões, tudo isso para se antecipar às jogadas e chegar na bola sempre antes do adversário.
O handebol não utiliza de raquetes, portanto a bola atravessa a quadra em velocidade mais lenta, fazendo com que haja mais correria no jogo. Por isso, é importante estar em excelente forma física. Um treinamento paralelo ao esporte é muito importante: treino de resistência para os músculos inferiores, treino de força para os músculos superiores e treinamento aeróbico (corrida, corrida na esteira, bicicleta, etc.).
Para entrar em forma física e ter uma boa saúde não basta apenas treinar, é preciso também cuidar da alimentação. É importante ingerir uma boa quantidade de nutrientes, pois o corpo vai precisar de bastante energia. Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes necessária para se ter um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação. Assim, você fortalecerá o sistema imunológico, manterá e aumentará a massa muscular e elevará os níveis de energia, o que irá melhorar bastante seu desempenho nas quadras de handball.

A lista, a seguir, indica quais os suplementos mais indicados para o jogador de handebol.



-Suplementação para auxiliar no handebol:

Sports drinks: O jogador de handebol precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia para agüentar o ritmo intenso da partida. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e se manter firme até o fim da partida. Os sports drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. Os treinamentos e os jogos de handebol são intensos do início ao fim, por isso o atleta perde bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Em sua composição há vários componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes para a reidratação.
Glucosamina:No handebol, as articulações dos ombros são muito exigidas, por isso é muito importante mantê-las fortes e saudáveis. A glucosamina ajuda a manter as juntas e articulações saudáveis, podendo ser obtida de fontes naturais.
Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para o jogador de handebol. O whey protein (proteína do soro do leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador de danos dos tecidos musculares, o whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. O whey fornece energia aos músculos trabalhados durante a partida. Por ser de rápida absorção, quando usado no pós-jogo ou pós-treino, o whey vai rapidamente para o músculo, auxiliando para que a recuperação muscular seja mais rápida. O crescimento do tecido muscular e a diminuição da gordura corporal aumentarão a agilidade e o nível de competitividade nas quadras.
Multivitamínicos: O corpo de um atleta necessita de mais vitaminas e minerais do que o corpo de uma pessoa que não pratica esportes. É importante que o suplemento seja rico em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E são antioxidantes ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido. O zinco é importante para a produção de hormônios de suporte para o músculo. A vitamina B ajuda na construção de novos tecidos musculares e a prevenir perda de tecidos durante longos períodos de atividade física. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados após um jogo ou treinamento. Quanto mais rápida for a recuperação do jogador, mais tempo ele terá para desenvolver suas habilidades.
Termogênicos: O jogador de handball precisa de muita mobilidade dentro da quadra e de uma excelente preparação aeróbica, para aguentar o ritmo intenso no qual é disputada a partida. Para isso, é importante manter-se dentro do peso e queimar as calorias extras. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal. O termogênico serve tanto para o treinamento cardiovascular, paralelo à prática do handebol, quanto para o treino ou jogo. Eles mantêm o metabolismo acelerado, fazendo com que você queime mais calorias, especialmente aquelas provenientes da gordura corporal.
Maltodextrina: É um excelente suplemento para ser usado por jogadores de handball, pois fornece energia por um longo período de duração e retarda a fadiga pela liberação gradual de glicose para o sangue. A maltodextrina contém polímeros, que são absorvidos de forma lenta e constante. O que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência, como o handball.
Guaraná: Fornece energia para o corpo, mantendo excelente nível de performance durante a partida. Além disso, mantém você ligado na partida por ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a lembrar das jogadas planejadas e a ter uma noção de tempo de jogo e de uma melhor colocação na quadra, o que pode auxiliar na antecipação das jogadas dos adversários. O guaraná ajuda também na redução da gordura corporal, além de conter cafeína, cujos efeitos de manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e metabolismo são bem conhecidos. Mas, tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

O Handebol também é um esporte democrático, de inclusão e socialização.  


 Benefícios do handebol:

  • Proporciona excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular.
  • Gasto calórico em média de 750 Kcal/hora. É considerado um excelente esporte para queimar calorias.
  • É um esporte com poucas ocorrências de lesões.

- Riscos/cuidados no handebol:

  • As lesões que podem ocorrer são estiramentos no ombro, nas costas e no cotovelo.
  • As lesões podem ser evitadas com um treino de condicionamento físico e de força e o alongamento apropriado.

- Principais grupamentos musculares utilizados no handebol:

  • Bíceps.
  • Peitorais.
  • Antebraços.
  • Tríceps.
  • Glúteos.
  • Pernas.


Por tudo isso e muito mais que o CSB está utilizando em suas atividades esportivas (futebol) também atividades inerentes ao Handebol. Os jovens começam a entender a importância do controle do corpo, aprimorando sua velocidade, drible, etc. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

O ESPORTE COMEÇA NA ESCOLA


Quando se discute a formação de atletas de elite, não se pode ignorar o início de tudo. Entre quem milita no esporte é quase unânime a opinião de que o processo deveria começar onde está a maioria dos potencias futuros Cielos, Murers e Bolts da vida: a escola. Mas logo no primeiro degrau da escada que pode levar a nação a se tornar uma potência nos esportes, o Brasil tropeça.
A escola é o primeiro espaço de contato com as atividades esportivas da criança.
Treinador do time de vôlei feminino do Sport que revelou, entre outros nomes, a medalhista olímpica Márcia Fu, André Muzzi até hoje trabalha com a iniciação e formação de atletas. Para ele, a falta de uma introdução eficiente às modalidades na escola tem atrasado o desenvolvimento das jogadoras. "Antigamente, havia mais atividade natural para os mais jovens. Hoje é de casa para o colégio e do colégio para casa, de carro. Assim, como não há uma cultura de esporte escolar desenvolvida no país, a introdução aos esportes é prejudicada, e a tendência é que o desenvolvimento motor desse indivíduo seja retardado. Atletas que antes formávamos em três, quatro anos, hoje estamos levando oito, dez. Elas praticamente só se movimentam nos treinos", identifica.
Vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, Maurício Bara também considera a escola o lugar propício para a iniciação esportiva, mas aponta as principais falhas desse sistema. "Não há outro ambiente onde a criança passe 15, 16 anos de sua vida. Assim, a escola seria o local ideal para o desenvolvimento esportivo de todos. Mas, infelizmente, maioria das instituições de ensino não tem uma estrutura mínima de vivência de diversas modalidades e acaba se limitando. Além disso, as próprias escolas não dão importância ao esporte."
Em busca da mudança
Mesmo lidando com esses obstáculos, profissionais da rede pública de ensino levam à frente sua intenção de trabalhar a iniciação esportiva. "O maior problema é estrutural, ou seja, uma quadra ou espaço físico bom, material esportivo, essas coisas. Há locais nos quais não existe nem área adequada para se realizar um trabalho desses", relata o professor de educação física e técnico de futsal da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, Tarcísio Mayer. "A situação só vai mudar quando se constituírem políticas públicas de incentivo na base da pirâmide, com investimento em equipamentos e também preparação de pessoal para trabalhar a iniciação e formação esportivas de qualidade nas escolas públicas", completa.
A maioria das crianças da classe baixa ainda levam o esporte como passatempo. A falta de espaços para a prática de atividades esportivas, de lazer e recreação, levam muitos jovens ao caminho da ociosidade e, consequentemente, das drogas. 


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CSB RENOVA PARCERIA COM O SEST/SENAT DO CABO

Nesta última quinta-feira (11/01), o Diretor-Presidente da ONG Craque Só de Bola, Marcelo Francisco, visitou a Coordenadora Administrativa do SEST/SENAT no Cabo de Santo Agostinho, Maria Beatriz para reformular a parceria entre eles. Com o objetivo de aprimorar as atividades recreativas do CSB, fortalecendo assim a área cognitiva e motora da criança, o Complexo Esportivo do SEST/SENAT vem agregar experiência na área educacional.


O Craque Só de Bola tem o objetivo de inserir o esporte desde cedo na vida do jovem como ferramenta se soicialização, inclusão social, educação e desenvolvimento motor/cognitivo.

O SEST/SENAT agrega toda uma estrutura necessária para que o CSB possa desenvolver boa parte dos seus projetos.
 

sábado, 5 de janeiro de 2013

DE VOLTA AOS TRABALHOS

Neste sábado (05/01) a ONG Craque Só de Bola voltou com as atividades esportivas no Estádio de Futebol de Ipojuca, com a participação das categorias sub-11 e sub-14. As atividades foram realizadas através de treinamento físico, controle de bola e coletivo.

Com a criação da Secretaria da Juventude e Esportes de Ipojuca, esperamos organizar as atividades do projeto com a ampliação das atividades e organização de novos grupos de jovens participantes.

As atividades físicas são importantes para a coordenação motora do jovem

O jogo coletivo ajuda na socialização

Crianças após o término das atividades
As atividades das categorias sub-15 e sub-17 terão início no final de janeiro, assim que houver a reestruturação das equipes, compra de novos materiais e a participação de voluntários para a continuidade dos trabalhos.

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...