sábado, 22 de fevereiro de 2014

1ª REUNIÃO DOS PAIS EM 2014

A última reunião com pais e responsáveis pelas crianças inscritas na ACSB foi realizada em dezembro de 2013, para discutir a organização do 3º Torneio de Natal da ACSB.  Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, na Sede da Associação Craque Só de Bola (ACSB), foi realizada a primeira reunião com pais e responsáveis pelos jovens inscritos na associação, em 2014. A reunião é a mais importante do ano para reorganizar as fichas de cadastros dos alunos antigos e novatos.

Pais e responsáveis aguardando o início da reunião.
Além da solicitação da documentação dos alunos, foi abordando também sobre a importância do projeto Clube da Leitura, que é direcionado ao incentivo da leitura e da escrita. "Informamos aos pais que já detectamos alguns meninos entre 10 e 12 anos de idade, que não sabem ler ou têm alguma dificuldade na escrita e também na leitura", afirma Marcelo Francisco.

Mesmo o espaço sendo pequeno para abarcar todos os pais, a reunião foi considerada bem sucedida, porque a grande maioria dos pais compareceram, demonstrando  o seu interesse pela ACSB e a sua responsabilidade pelo seu filho inscrito na associação. 

Alguns alunos também compareceram a reunião acompanhando seus pais.
"O mais importante desses encontros é que percebemos que os pais e familiares realmente se interessam pelo que os seus filhos fazem; a família é a base de todas as nossas ações, incluindo a educação e o seu desenvolvimento cidadão", diz o Diretor Presidente da ACSB, José Roberto Chagas. Esperamos que até meados de junho deste ano, a ACSB possam ampliar o seu espaço educativo, bem como seus projetos.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"ACSB" CELEBRA CONVÊNIO COM A FAJOLCA

A Associação Craque Só de Bola (ACSB) celebrou nesta terça-feira (18/02), convênio com a Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Fajolca). O referido convênio tem como objetivo proporcionar estágio curricular supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho, aos alunos regularmente matriculados no curso de Pedagogia ministrada pela faculdade Fajolca.

A concessão de estágio ficará condicionada à apresentação da ACSB de comprovante de matrícula e histórico escolar ou declaração, comprovando ter o aluno obtido, no mínimo, 70% (setenta por cento) do total dos créditos exigidos pelo currículo mínimo do curso de Pedagogia.

"Ficamos muito felizes em ter a Fajolca como nossa parceira nesta caminhada educacional. Mantemos o projeto Clube da Leitura, onde necessitamos de profissionais da área de educação que possam fortalecer a leitura e a escrita dos nossos alunos", comenta o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. "Além disso, o estágio não só dará ao aluno em Pedagogia a sua complementação referente a carga horária, mas também, valorizará o seu currículo, como um profissional que teve experiência comprovada no programa de voluntariado", completa Marcelo.

Lygia Lacerda, Presidente da Mantenedora (Fajolca), assinando o Convênio com a ACSB.
  A parceria com a ACSB e a FAJOLCA deu o seu primeiro passo com a assinatura do convênio entre as partes. O próximo passo será selecionar os alunos do curso de Pedagogia para que os mesmos possam participar do projeto educativo da ACSB (Clube da Leitura); a Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Patrícia Luz, fará a seleção, bem como o Plano de Atividades dos mesmos. 

O convênio terá duração de um ano, com fina em fevereiro de 2015. "Até o final do convênio, faremos o máximo para desenvolver ações educacionais com as nossas crianças inscritas na ACSB juntamente com a Fajolca", finaliza Marcelo Francisco.

Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco, ao lado de Lygia Lacerda, Laís Lacerda e Margaliene Cordeiro.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VEREADOR RICARDO VISITA A "ACSB"

Nesta segunda-feira (17/02), o vereador Irmão Ricardo, visita a Sede da ACSB (Associação Craque Só de Bola). A visita foi uma promessa do próprio vereador que se identifica com os projetos e ações da ACSB. "Ficamos felizes e honrados em receber a presença de um vereador em nossa Sede", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco; "Irmão Ricardo é o primeiro político que nos visita e ouve como funciona os projetos aplicados na ACSB", completa Marcelo.

O Sr. Ricardo compareceu juntamente com o seu assessor de gabinete, Sr. Walter. Na ocasião, foi apresentado aos visitantes o espaço, que mesmo pequeno, é importante para as ações da associação. Também foi informado ao Irmão Ricardo que o aluguel da Sede é mantida pelas doações das próprias famílias, que fazem questão de cooperar, mesmo tendo algumas dificuldades financeiras. "Essa doação das famílias, na realidade, é a única dotação financeira que a ACSB recebe, que é destinado a manutenção do aluguel do espaço", afirma o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

Vereador Irmão Ricardo e o seu assessor Walter, em visita ao Craque Só de Bola.

Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB ao lado do Vereador Irmão Ricardo, o primeiro político a visitar a Sede da ACSB, em Ipojuca.

A visita do vereador Irmão Ricardo foi importante por vários motivos: é o primeiro político que visita a ACSB, que escutou os problemas e as necessidades, que prometeu cooperar com o desenvolvimento dos projetos da associação. O Irmão Ricardo está mostrando o que realmente um vereador tem que fazer: ouvir a comunidade e seus problemas. 

Além de ouvir as necessidades, Irmão Ricardo conheceu também como funciona os projetos esportivo (Escolinha do CSB) e o educacional (Clube da Leitura). O projeto Clube da Leitura já detectou 5 jovens (entre 11 e a3 anos de idade) analfabetos e que serão incluídos no programa de reforço e alfabetização da ACSB, onde esperamos contar com o apoio do vereador. Obrigado, Irmão Ricardo!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ACSB RECEBE VISITANTES

Nesta sexta-feira (14 de fevereiro) a Associação Craque Só de Bola recebeu visitas especiais: representantes do Conselho Tutelar de Ipojuca, Sindicato Rural, Igreja Católica e Igreja Batista. A visita foi decorrente do convite da própria ACSB, em lançamento do projeto "CATAVENTO", que unirá parceiros para fortalecer as ações em prol das crianças e adolescentes de Ipojuca. "Esse encontro é importante para a ACSB, mostra as instituições que podem fortalecer os trabalhos e ações da associação, mostrando a comunidade que, com força e união, podemos fazer mais", afirma o Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

Foram debatidos vários assuntos, como o crescimento das drogas no meio jovem, a violência e. sobretudo, a falta de estrutura de projetos sociais direcionados aos jovens, que possa servir de espaço cultural, educativo e esportivo para as crianças e adolescentes. "Quando vemos uma criança no trabalho infantil, desejamos ajudar, mas não podemos apenas tirar essa criança desse tipo de trabalho, temos que dar a ela atividades e meios para resgatá-la socialmente", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Estavam presentes: Jeremias Barbosa, Elias Neves (Conselho Tutelar de Ipojua), Angela Gonçalves (Igreja Católica), Magaly Barbosa (Conselho Tutelar de Ipojuca) e Alandreck Caetano (Igreja Batista).
Na reunião estava sendo esperados os representantes do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) e do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), que infelizmente não compareceram e não enviaram representantes. "Foi uma pena que o CMDCA e o CMAS não compareceram ao encontro, seria muito proveitoso tudo o que foi dito e sugerido entre os presentes", completa Roberto Chagas.

Será feita outra reunião com outras instituições, onde será instigado projetos e ações direcionadas as nossas crianças e adolescentes. A ACSB não se limita apenas em idealizar projetos em prol dos nossos jovens, busca incentivar outras instituições a cooperarem com novas ideias e serem também participantes dessa renovação.   

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

REUNIÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS

A reunião com os pais e responsáveis será a primeira reunião do ano com os familiares. No ano passado, a Sede da ACSB foi mantida pelos familiares dos jovens inscritos na ACSB, através de doações que mantinham o aluguel da Sede. Este ano, mesmo com algumas promessas de outras instituições, irá ser discutido o mesmo assunto para este ano. "Os familiares são os principais apoiadores da ACSB, muito mais do que instituições públicas ou privadas, porque o pai, mãe dão muita importância para as ações e projetos da ACSB, preferindo que os seus filhos possam ter um espaço para praticar alguma atividade esportiva e educacional", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

Banner de divulgação da reunião nas Redes Sociais.

Este ano as reuniões serão realizadas nos finais de semana ou feriados. "Alguns pais ou responsáveis estavam faltando as reuniões, dificultando o andamento dos trabalhos e a participação de alguns jovens", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. Nenhum jovem poderá participar das ações da ACSB se o seu responsável não comparecer as reuniões e assinar uma Declaração de Autorização.

A Reunião será realizada na Sexta-feira, dia 21 de fevereiro, as 19:00 horas, na Sede da Associação Craque Só de Bola, em Ipojuca (localizada por trás do Estádio de Futebol de Ipojuca).

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ACSB APOIA ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA

A ACSB, além de investir no esporte educacional, também investe na leitura e escrita dos seus alunos. O projeto Clube da Leitura vem sendo uma ótima ferramenta de incentivo a leitura e a escrita. "Os alunos da rede normal de ensino são ensinados a ler, mas não são ensinados a gostar de ler", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Com o projeto Clube da Leitura, foi observado meninos de 10 e 11 anos de idade que ainda não sabem ler; ainda foi observado crianças que não tinham nenhum estímulo para a escrita. Com esse projeto, a ACSB que aplicar aula de reforço da língua portuguesa para esses alunos que têm dificuldades de escrita e leitura. "Estamos fechando convênio com a faculdade Fajolca, para que alunos do curso de Pedagogia possam realizar sua carga horária, que é necessária para o curso, para que possam dar aulas de reforço em português no projeto", diz o Diretor Presidente da ACSB, José Roberto Chagas.
Atividade de escrita, onde o aluno inicia o conhecimento de pontuação e acentuação.
O incentivo a leitura diversas, o aluno descobre novos meios de descoberta de novas palavras.
No Clube da Leitura, o aluno é incentivado a descobrir novos meios de leitura, a qual não estava acostumado. É o caso da leitura de jornais, que os mesmos acabam descobrindo temas como informática, diversão e, claro, esportes. Com a leitura de jornais, os alunos podem comentar os jogos ou o lançamento de um novo computador, etc., aumentando o seu vocabulário.

A mini biblioteca tem vários gêneros de leitura para os alunos do Clube da Leitura.
Com um acervo de 500 livros, o Clube da Leitura realiza Contação de História e Roda de Leitura. A ACSB também realiza atividades lúdicas que fazem parte do desenvolvimento da leitura; desenho, dinâmicas de grupo, saídas pedagógicas, fazem parte de um trabalho que ajuda a criança e o adolescente no incentivo a leitura,  acabando com a cultura de que ler é ruim ou chato.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

PROJETO CATAVENTO

O mais novo projeto criado pela ACSB é o projeto Catavento, que será caracterizado através da junção de vários outros projetos em um só. Os projetos que serão abarcados no Projeto Catavento serão ações e programas direcionados ao esporte, cultura, educação e qualificação profissional para as crianças e adolescentes inscritos no Craque Só de Bola.

A grande conquista será a aquisição de um novo espaço, mais amplo e adaptado para a junção de todos os outros projetos e ações. "Já tivemos uma conversa com o Secretário de Administração de Ipojuca, Deoclécio Lira, sobre a cessão de um galpão onde está sendo guardado veículos sucateados da antiga gestão, e só está esperando esses veículos serem leiloados para que o espaço possa o mais rápido possível ser cedido ao Projeto Catavento", diz Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB.

Veja os projetos e programas que serão incluídos no Projeto Catavento:

CLUBE DA LEITURA: PROJETO QUE JÁ EXISTE ATUALMENTE NA ACSB; COM O NOVO ESPAÇO, PODERÁ INCLUIR MAIS ALUNOS NESTA AÇÃO, QUE CONSISTE EM COMBATER O ANALFABETISMO FUNCIONAL ENTRE OS JOVENS;

ATIVIDADES ESPORTIVAS: O NOVO ESPAÇO TERÁ ÁREA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA QUADRA POLIESPORTIVA, ONDE SERÃO TRABALHADOS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO VÔLEI, BASQUETE, FUTSAL, HANDEBAL, TANTO MASCULINO COMO FEMININO;

ARTES MARCIAIS: AS AULAS DE ARTES MARCIAIS SERÃO DIVIDIDAS EM JIU JITSU, KARATÊ E JUDÔ, SENDO AS AULAS MINISTRADAS NO ESPAÇO DA QUADRA POLIESPORTIVA;
      
TEORIA E PRÁTICA MUSICAL: SERÃO MINISTRADAS AULAS DE MÚSICA E CANTO, ONDE SERÃO IMPLANTADOS O CORAL INFANTIL, O GRUPO DE FLAUTAS DOCES E A BANDA MARCIAL (DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DA TURMA);

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: COM A PARCERIA DE INSTITUIÇÃO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E AS EMPRESAS DE SUAPE, O OBJETIVO É PREPARAR JOVENS A PARTIR DOS SEUS 16 ANOS DE IDADE PARA SE PREPARAREM PARA O MERCADO DE TRABALHO, JÁ QUE MUITOS JOVENS QUE ENTRAM NA "ACSB" E QUANDO COMPLETAM 16, 17 ANOS DE IDADE NÃO ENCONTRAM OUTRAS ATIVIDADES PARA DESENVOLVEREM SUAS APTIDÕES.

A ACSB tem certeza de que este ano de 2014 será bem diferente dos outros anos, onde não havia perspectivas e nem tão pouco incentivo financeiro para desenvolver as suas ações. Acreditamos no bom sendo do poder público e das empresas privadas, que serão de grande importância para os nossos jovens e o seu futuro, é claro.

 

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...