Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e
imagens. Esse processo é potencializado pela escola, por meio da
leitura e da escrita, o que nos dá acesso a grande parte da cultura
humana. Isso envolve todas as áreas, pois, mais do que reproduzir o som
das palavras, trata-se de compreendê-las - e quem sabe relacionar termos
como paráfrase, latifúndio, colonialismo e transgênico aos seus
significados faz uso de um letramento obtido em aulas de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências, respectivamente.
A chamada alfabetização científico-tecnológica mostra essa preocupação no ensino de Ciências. Falta muito, porém, para que as linguagens sejam objetivos da instrução e não só pré-requisitos exclusivos das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, como apontamos nesta coluna (edição 215, de setembro de 2008). A competência de ler e escrever, aliás, se desenvolve com a de "leitura do mundo" no sentido usado por Paulo Freire - e todo educador deve fazer isso sozinho e em associação com seus colegas.
A chamada alfabetização científico-tecnológica mostra essa preocupação no ensino de Ciências. Falta muito, porém, para que as linguagens sejam objetivos da instrução e não só pré-requisitos exclusivos das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, como apontamos nesta coluna (edição 215, de setembro de 2008). A competência de ler e escrever, aliás, se desenvolve com a de "leitura do mundo" no sentido usado por Paulo Freire - e todo educador deve fazer isso sozinho e em associação com seus colegas.
[...] Para cumprir esse objetivo, é igualmente importante lançar mão de vários
meios e atender aos interesses de crianças e jovens, muitas vezes
relacionados às novas tecnologias. Buscas pelo conteúdo de enciclopédias
ou por letras de música podem ser feitas pela internet. Nada impede
que, além de escreverem agendas e diários e publicarem notas nos murais
da escola, eles enviem torpedos por celular, conversem em chats ou
enviem mensagens por e-mail. Se houver equipamentos suficientes, os
alunos podem registrar e editar seus textos em computadores. Se não,
pode-se realizar atividades em grupo na própria escola ou em
equipamentos públicos. A crescente importância desses meios é mais um
estímulo para o domínio da escrita, até porque os CDs, DVDs e pendrives
logo farão - se já não fazem - parte da vida escolar tanto quanto livros
e cadernos.
Com esses e outros meios, aprende-se a ler e escrever todo o tempo e em qualquer disciplina, e é ainda melhor quando a coordenação pedagógica orientar a equipe nesse sentido. O ideal é que todos sejam preparados para ações conjuntas, mas já faz uma enorme diferença se, antes de cada aula, os docentes souberem quais linguagens desenvolverão com os alunos e como vão estimulá-los a ler os textos e a escrever o que aprenderam, as dúvidas que restaram e seus pontos de vista sobre aspectos polêmicos.
Com esses e outros meios, aprende-se a ler e escrever todo o tempo e em qualquer disciplina, e é ainda melhor quando a coordenação pedagógica orientar a equipe nesse sentido. O ideal é que todos sejam preparados para ações conjuntas, mas já faz uma enorme diferença se, antes de cada aula, os docentes souberem quais linguagens desenvolverão com os alunos e como vão estimulá-los a ler os textos e a escrever o que aprenderam, as dúvidas que restaram e seus pontos de vista sobre aspectos polêmicos.
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