Não há dúvidas que os projetos sociais de ONG's, fundações e associações só funcionem com o apoio e/ou parcerias privadas ou públicas. Afinal, as associações comunitárias e projetos sociais não têm fins lucrativos. As ideias e projetos são a contrapartida desses instituições sociais. Mas infelizmente nem sempre essas mesmas ideias e projetos são compreendidas.
Para se ter uma ideia, muitas empresas podem doar sua restituição do Imposto de Renda para projetos sociais, mas a grande maioria (maioria mesmo) não conhecem ou não têm a cultura de doar ou apoiar ações sociais. O que dificulta muito o andamento dos projetos. Imaginem voluntários que têm o mesmo pensamento de ajudar ações sociais, mas esses mesmos voluntários, não têm a menor estrutura para desenvolver seu trabalho, dificultando a aplicação de suas atividades à comunidade.
Os projetos sociais são direcionados para a comunidade de modo geral. No caso da ACSB, que trabalha com crianças e adolescentes, pratica ações voltadas ao esporte, recreação, educação e cultura. "Não se pode trabalhar com crianças e adolescentes sem incluir no seu aprendizado o contato social através da educação e da cultura", afirma o Coordenador Pedagógico e Idealizador da ACSB, Marcelo Francisco.
Portanto, se você pode cooperar, não apenas financeiramente, mas com o seu tempo, com a sua ideia...faça parte deste sonho. Não fique mais reclamando, participe da transformação positiva da sociedade em que vivemos. Se não pudermos mudar o mundo, pelo menos mudemos o nosso mundo.