sábado, 31 de dezembro de 2016

ÚLTIMA ATIVIDADE DO ANO

A Associação Craque Só de Bola realizou neste sábado (31/12), sua última atividade do ano, no estádio de Futebol Dr. Antônio Dourado Neto, em Ipojuca. As categorias sub 10, sub 13 e sub 15 estavam presentes, totalizando 54 crianças e adolescentes no evento. O Projeto Drible de Letra, de incentivo a leitura, foi a grande homenageada nos novos uniformes de atividade, inaugurados nesse dia. "Quando reunimos todos os alunos que fazem parte dos nossos projetos em um único dia, nos sentimos alegres em puder dar à esses jovens a oportunidade de se sentirem valorizados, através de um dia tão especial, que é o ultimo dia do ano de 2016, bem como a apresentação do novo uniforme de atividade", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.






 As crianças da categoria Sub 10 do Clube Sporting Brasil (CSB) estavam presentes na manhã deste sábado, esbanjando alegria e descontração.
Equipe campeã da Categoria Sub 10 do CSB.



As crianças estavam prontas para participarem de uma partida de futebol, a última do ano.













A partida foi decidida nos penaltys.

Crianças entre 6 e 10 anos participaram da partida de futebol Sub 10.

Após a partida de futebol e a vitória da equipe amarela, foi dada um lanche para as crianças e familiares. "Com certeza esse dia ficará marcado na vida das nossas crianças, porque foi um dia diferente e cheio de perspectivas para o início do novo ano", completa Marcelo Francisco.






Após as crianças do CSB Sub 10, foi a vez das categorias Sub 13 e Sub 15 entrarem em cena. Os alunos destas categorias são os mesmos alunos (em sua maioria) que participam do Projeto de Leitura Drible de Letra, da Associação Craque Só de Bola. 

Alguns alunos das categorias Sub 13 e Sub 15 do CSB, com o seu novo uniforme de atividade.

Partida muito disputada entre as equipes

A partida foi bastante disputada. Afinal estava em jogo medalhas e os troféus de Artilheiro, Melhor Goleiro e Melhor Jogador em Campo. Com dois bons goleiros, o CSB colocou em campo nada mais, nada menos, que alguns jogadores que foram campeões ipojucanos de de futebol Sub 15 do ano passado, dando mais qualidade a partida.

Equipe campeã do Mini Torneio de Ano Novo CSB 2016.


O momento esperado com ansiedade pelos jogadores, foi a entrega das premiações: medalhas e troféus.

A equipe de Uniforme ganhou a partida por 6 x 4, além da vitória, tendo também o artilheiro, Roberlan, com 4 gols. O melhor goleiro foi para a equipe amarela (colete), Cristian Carvalho, de apenas 11 anos, fez grandes defesas para a sua equipe e ainda o melhor jogador em campo, Wenemberg.
Comissão técnica do CSB entrega as medalhas para a equipe vice campeã.
  





A equipe de colete sagrou-se vice campeã da partida, e ainda teve o seu goleiro como destaque no gol.












Cristian Carvalho de 11 anos, recebe das mãos de Wanderson "Pipo", ex-goleiro sub 15, o troféu de melhor goleiro da partida.

Roberlan Robert, recebe de Walef Cruz (ex-jogador do CSB e agora comissão técnica do CSB), o troféu de artilheiro da partida.

Wenemberg (Berg) recebe o troféu de melhor jogador da partida, das mãos do Coordenador da ACSB, Marcelo Francisco.

Após a entrega das premiações, também foi dado lanche para os atletas, fechando assim a temporada 2016 do CSB e seus projetos esportivos/educacionais. 





Medalhas cedidas pela Secretaria de Esportes de Ipojuca.

sábado, 24 de dezembro de 2016

NATAL DE SUCESSO

A ACSB (Associação Craque Só de Bola) e seus projetos (Craque Só de Bola, Drible de Letra e o Clube Sporting Brasil), desejam a todos os seus alunos, familiares, voluntários e parceiros, um grande Natal de Sucesso. Acreditamos que o pensamento positivo nos trás grandes momentos de esperança. Que essa noite represente muito mais do que a Ceia de Natal, mas que nos faça lembrar do verdadeiro motivo desta comemoração: o nascimento de Jesus Cristo.


PROGRAMAÇÃO PÓS NATAL:

Terça-feira, dia 27 de dezembro:

08:00 horas, Crianças da Categoria Sub 10, em atividade na quadra Domingos Albuquerque;

14:00 horas, Jovens da Categoria Sub 15, em atividade na quadra Domingos Albuquerque.

Quarta-feira, dia 28 de dezembro:

08:00 horas, último amistoso de futebol, com as categorias Sub 13 e Sub 15, em Água Fria, Sirinháem.


Quinta-feira, dia 29 de dezembro:

08:00 horas, Crianças da Categoria Sub 10, em atividade na quadra Domingos Albuquerque;

14:00 horas, Jovens da Categoria Sub 15, em atividade na quadra Domingos Albuquerque.


Sábado, 31 de dezembro:

Torneio de Ano Novo. Último evento com as categorias Sub 10, Sub 13 e Sub 15, no Estádio de Futebol Antônio Dourado Neto.

Obs: Na ocasião estaremos entregando os novos uniformes de atividades para as categorias Sub 13 e Sub 15.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

44% da população brasileira não lê

O hábito de ler cresceu entre os brasileiros,segundo a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil,cujo balanço foi divulgado nesta quarta-feira. O país conta com 56% de leitores em sua população (104,7 milhões de leitores, portanto), um crescimento de seis pontos porcentuais em relação aos resultados da terceira edição do estudo, feito em 2011, quando esse número era de 50%. Foram considerados leitores as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores ao período da coleta dos dados, entre novembro e dezembro de 2015.
A diferença entre o número de leitores do sexo feminino e masculino diminuiu: em 2011, 54% das mulheres entrevistadas se consideravam leitoras, número que agora é de 59%. Entre os homens, 44% dos entrevistados se diziam leitores em 2011 e, em 2015, esse porcentual aumentou para 52%.

Leia também:
A pesquisa foi encomendada ao Ibope pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Foram entrevistadas mais de 5.000 pessoas nas cinco regiões do país.
Em média, os entrevistados disseram ter lido 2,54 livros nos três meses anteriores à enquete, sendo 1,06 do começo ao fim. Entre os que têm o hábito da leitura, a média é de 4,54 livros no período, com 1,91 volume inteiro.
Preferências – Entre os leitores, 42% disseram ter o hábito de ler a Bíblia. Em seguida, entre as leituras frequentes, aparecem outros livros religiosos, os contos e os romances, com 22% da preferência do público. Os livros didáticos são habituais para 16% da população e os infantis, para 15%.
As bibliotecas ganharam espaço como local de leitura. Em 2007 e 2011, esses locais eram usados por 12% dos leitores. Na nova versão da pesquisa, referente a 2015, 19% dos entrevistados que costumam ler disseram frequentar a biblioteca.
Apesar de 77% dos leitores terem dito que gostariam de ter lido mais, 43% disseram que não o fizeram por falta de tempo. Entre os que não têm o hábito da leitura, 32% alegaram a mesma razão para não se aproximar dos livros. Outros 28% disseram simplesmente que não gostam de ler e 13%, que não têm paciência.
O porcentual das pessoas que disseram não ter problemas para ler caiu de 48%, em 2007, e 43%, em 2011, para 33%, em 2015. Entre os que têm dificuldades, a limitação com maior número de menções é a falta de paciência (24%). Em seguida estão os acreditam que leem muito devagar (20%) e os que têm problemas de visão (17%).
Os títulos mais citados como os últimos lidos ou que estavam sendo lidos na época da coleta de dados foram: BíbliaDiário de um BananaCasamento BlindadoA Culpa É das EstrelasCinquenta Tons de CinzaÁgapeEsperançaO Monge e o ExecutivoNinguém É de NinguémCidades de PapelO Código da InteligênciaLivro de CulináriaLivro dos EspíritosA Maldição do TitãA Menina que Roubava LivrosMuito Mais que Cinco MinutosPhilia e A Única Esperança.
(Com Agência Brasil)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

GOSTAR DE LER

Além de soltar a imaginação, a leitura constante melhora o vocabulário das crianças e a escrita


Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. Felizmente, alguns educadores já se deram conta disso e desenvolveram projetos para incentivar a leitura nos pequenos.




Um bom exemplo são as oito iniciativas desenvolvidos há 14 anos pelo Projetos de Leitura, grupo sem fins lucrativos que se mantém por meio de patrocínios e atua na Grande São Paulo. Elas vão desde contação de histórias a caravanas de venda de livros a R$ 2.


"A ideia é, por meio de textos agradáveis, criar o prazer da leitura de forma que o livro faça parte da vida do aluno não só durante as aulas. Em um de nossos projetos, por exemplo, participam anualmente 300 escolas, beneficiando cerca de 50 mil alunos", conta Laé de Souza, coordenador do Grupo.

Incentivos como estes são bem-vindos e já mostram resultados positivos, se compararmos hoje com doze anos atrás. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pro Livro (IPL), houve crescimento do índice de leitura no Brasil entre a população com mais de 15 anos - de 26 milhões de leitores em 2000, que liam por ano 1,8 livros cada, para 71,9 milhões, com 3,1 livros por ano por pessoa, em 2011.

Dê o exemplo!
O exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais e familiares. Para se ter ideia, 87% dos considerados não-leitores nunca foram presenteados com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo - a porcentagem vai para 68% quando se trata do exemplo paterno. (Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011).

A leitura incentiva prática escrita
Outra vantagem da leitura é a melhora na produção escrita. "Tenho contato com algumas mães que compartilham comigo os avanços dos filhos nessa área. A qualidade da estrutura oral do texto dos alunos é facilmente percebida", relata Milene França, organizadora do Projeto Livro vai, livro vem, eu leio e você também, realizado na E.M.E.I. F. Valter Aliberti Júnior, em Itapetininga. Nele, há rodas de leituras, que apresentam nas crianças novos elementos e conteúdos relacionados à literatura.

ATIVIDADE NA ZONA RURAL DE IPOJUCA

Com as férias escolares, sobra mais tempo para realizar atividades esportivas, não é mesmo? Foi o que aconteceu nesta segunda-feira (19/12), no Engenho São Paulo, onde o CSB trabalhou com as categorias sub 13 e sub 15. Com o apoio da prefeitura (e a Locaserv), os alunos do CSB puderam visitar o campo e realizar treino recreativo e testar algumas jogadas ensaiadas.

Alongamento antes e depois das atividades.
Mesmo em férias, os alunos do Clube Sporting Brasil (CSB), projeto da Associação Craque Só de Bola, aproveitam para fortalecer as duas categorias (sub 13 e sub 15) para as competições do ano que vem: Campeonato Ipojucano de Base e o Campeonato Pernambucano de Futebol; esse último, realizado pela Federação Pernambucana de Futebol. Desta forma, o CSB realiza um trabalho de continuidade.

domingo, 18 de dezembro de 2016

LIVROS TRABALHADOS

A DIVINA COMÉDIA


Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave DoréSandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos. O escultor Auguste Rodin usou a Comédia como inspiração para suas principais obras, entre elas, O Pensador, que representa o próprio Dante, O Beijo, inspirada no drama de Paolo e Francesca (Inferno, Canto V) e Ugolino e seus filhos, que retrata a tragédia do Conde Ugolino narrada no Canto XXXIII. Todas compõem sua obra-prima Porta do Inferno que representa nada menos que o Inferno de Dante.



A ODISSEIA DE HOMERO


Ulisses não retorna da guerra de Tróia quando está é finda. Muitos eram os pretendentes de sua esposa Penélope . Enquanto sua esposa é importunada por homens sem escrúpulos , Ulisses luta brava e astusiosamente contra cicloples , sereias e monstros marinhos . Assim perde suas embarcações e amigos e chega á Ilha de Calipso , onde permanece por sete anos . Atena , a deusa da guerra , estimula Telêmaco , filho de Ulisses , a proteger sua mãe contra os tais pretendentes , e ele sai a procura de seu pai , mais em uma busca frustrada. Enquanto isso ,os pretendentes continuam em sua casa. Os deus se reunem na Assembléia após atender o pedido de Atena. Zeus dá o encargo a Hermes de ordenar a Calipso que permita que Ulisses parta . Ulisses então constrói uma jangada, e enquanto navega é atracado por uma tempestade . Após o susto acorda em uma ilha , e recebe ajuda de Nausica, filha do rei Alcino , que o ajuda a retornar a Ìtaca. Ele chega a sua terra disfarçado de mendigo . Seu filho o reconhece , porem , é desprezado no palácio , pois nem mesmo Penélope , sua amada , o reconhece , apenas sua ama o reconhece por sua cicatriz . Um banquete é preparado para disputar Penélope qu prometera contrair o matrimônio com aquele que fosse capaz de entesar o arco de Ulisses arremessando a flecha para passar por doze machados, Os pretendentes tentam mais é em vão . Só Ulisses consegue a proeza , fato que causa pânico entre os pretendentes ,pois é neste momento que Ulisses abandona os trajes de mendigo. Ajudado por Telêmaco, Ulisses massacra os pretendentes. Suas almas são conduzidas por Hermes as profundezas do inferno. Penélope então reconhece seu esposo.

Ler mais: http://mitologiagrega1.webnode.com.br/a-odisseia-resumo/

Os dois livros foram trabalhados no projeto de leitura "Drible de Letra", e terão sua leitura permanente, utilizando o resumo dos livros, bem como o debate sobre cada tema exposto pelos autores. "Um dos nossos objetivos é fazer com que os alunos possam ao menos identificar o autor e sua obra, resumindo todo o conteúdo para que, no futuro, possa ler a obra por inteiro", diz o Coordenador do Projeto, Marcelo Francisco.

CSB CRIA A CATEGORIA SUB 10



Após o início dos trabalhos das categorias sub 13 e sub 15, o Clube Sporting Brasil (CSB), está formando a categoria sub 10 de futebol, formado por crianças de 6 a 10 anos de idade. O objetivo é fazer um trabalho de continuidade, onde essas mesmas crianças possam, no futuro, ingressar nas categorias maiores. "O CSB acredita que a categoria de base é o caminho de sustentabilidade das equipes de futebol; fazendo com que as equipes de futebol possam contar com futuros craques dentro de 6 ou 1 anos", afirma Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico ACSB.

Dentre os trabalhos da categoria sub 10, estão as atividades de futsal, onde os mesmos aprendem com atividades funcionais, a desenvolver o seu próprio corpo, descobrindo sua força e limitações.

NOVOS UNIFORMES

Na próxima semana, o CSB (Clube Sporting Brasil), mais um projeto da Associação Craque Só de Bola, estará entregando os novos uniformes de atividade esportiva para seus jovens atletas. O objetivo é entregar os uniformes antes do Natal, fazendo com que os alunos iniciam o ano de 2017 com os novos uniformes de atividade.

Os uniformes foram adquiridos com recursos próprios e vai dar à equipe do Clube Sporting Brasil de Ipojuca, mais organização em seu trabalho de base (sub 10, sub 13 e sub 15).  Os atletas e familiares gostam de um espaço organizado e que dê aos jovens atletas, respeito e organização os trabalhos.




PROJETO DE LEITURA CONTINUA NAS FÉRIAS



O Projeto de Leitura "Drible de Letra", continuará suas atividades durante as férias escolares de seus alunos. O Projeto funciona todas as quartas-feiras, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca-PE. Com o início das férias escolares, o projeto "Drible de Letra" continuará suas atividades no mesmo dia (quarta-feira), mas num único horário, as 14:00 horas, unindo as turmas da manhã e tarde.

"O nosso objetivo é dar aos nossos jovens mais uma opção de atividade, juntamente com as esportivas e recreativas", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. Com isso, os alunos inscritos na Associação Craque Só de Bola, terão atividades as terças, quartas, quintas e as sábados, estendendo as ações e dando aos mesmos mais oportunidades de ocuparem seu tempo nas férias escolares.    


Alguns alunos do Projeto de Leitura "Drible de Letra", na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco.



sábado, 10 de dezembro de 2016

CATEGORIAS DE BASE REALIZARAM ATIVIDADES NESTE SÁBADO

O Projeto Craque Só de Bola, juntamente com o Clube Sporting Brasil (CSB), realizaram na manhã deste sábado (10/12), atividades de recreação e de fundamento, nas categorias Sub 10, Sub 13 e Sub 15, no Estádio de Futebol, Antônio Dourado Neto, em Ipojuca. O objetivo é preparar as categorias para as competições do próximo ano.


A categoria Sub 10, apesar de ser a categoria mais jovem do CSB, vem apresentando novos talentos do futebol, como: Ícaro Porto e Wagner Pimentel (8 e 9 anos, respectivamente). Além desses "mini jogadores", outros têm grande possibilidade de se destacarem na medida que crescem.






A categoria Sub 13, é formada por pré adolescentes, entre 11 e 12 anos de idade. É a categoria que mais se desenvolve, porque está entre as categorias sub 10 e o sub 15, dando uma maior oportunidade de crescimento, através da força de vontade e da própria competitividade (inerente a idade). Com destaque para Marquinhos Santos.




 A categoria Sub 15, é a mais competitiva, por ser a fase que ambos os jogadores têm (teoricamente) mais "experiência" e que já passaram por torneios, campeonatos, etc. Sem falar que já passaram da fase mais difícil da puberdade. Essa categoria é sem dúvida a que une mais qualidade técnica, com destaque para Cleberson Santos, Luanderson Silva, Gabriel Martins e o goleiro Ricardinho.


A principal competição que as categorias Sub 13 e Sub 15 irão participar é o Campeonato Ipojucano de Base 2017, que reúne as principais equipes de base do município.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

SAÍDAS PEDAGÓGICAS NAS FÉRIAS

O Projeto de Leitura, Drible de Letra, estará realizando saídas pedagógicas com seus participantes para locais culturais dentro do município de Ipojuca. O objetivo é mostrar aos participantes do projeto, que Ipojuca tem locais culturais interessantes. Três locais foram escolhidos para fazer parte das saídas pedagógicas: Casarão do Engenho Gaipió; Santuário Santo Cristo; e Museu Capitão Braz, no Sítio Canoas.

 O Casarão do Engenho Gaipió, é uma das localidades históricas de Ipojuca. O Casarão presenciou momentos importantes na formação histórica do Estado. Ainda pode-se ver o local onde estava situada a Senzala do Engenho.

Santuário do Senhor Santo Cristo de Ipojuca, no Convento Santo Antônio. Guarda a famosa cruz que foi encontrada há séculos, sendo a única do gênero encontrada em forma de cruz, sem nenhuma emenda. O Convento Santo Antônio é datada de 1606.
  
Engenho Canoas, famoso por ainda fabricar "rapadura" artesanalmente. O local é belo e traz recordações do tempo onde Ipojuca fazia parte do auge dos Engenhos de Açúcar.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Todo ano a Associação Craque Só de bola e seus projetos, cria uma programação de férias para todos os seus alunos, sem fugir da responsabilidade social. "Não vemos sentido em realizar a nossa programação de férias sem atividades educativas envolvidas. Deste modo, as crianças se divertem aprendendo", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Dentre as atividades, estão as relacionadas com o esporte (futebol e futsal) e a leitura (Drible de Letra). Com as essas atividades, as crianças e adolescentes poderão aproveitar ao máximo suas férias, unindo o útil ao agradável.

As atividades vão desde o esporte até às atividades de incentivo a leitura.

A programação iniciará a partir do dia 19 de dezembro; as terças, quartas, quintas e aos sábados.

O Projeto de incentivo a leitura, o Drible de Letra, também realizará saídas pedagógicas dentro de Ipojuca, onde ocorrerá, além do aprendizado, atividade recreativas para os alunos que participam do projeto de leitura.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CRISE ECONÔMICA AFETA ENTIDADES SOCIAIS NO BRASIL

O Brasil presenciou no segundo semestre de 2015 um agravamento da crise econômica prejudicando diretamente as doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas para organizações do terceiro setor.

Entidades sociais não são empresas do segundo setor que conquistam seus rendimentos e seu faturamento comercializando produtos ou serviços, até porque esta não é a finalidade e o objetivo de associações do terceiro setor. As entidades sociais procuram se especializar em serviços sociais de alta qualidade, porém como estes serviços são disponibilizados de forma gratuita para um público carente de recursos, a forma mais utilizada para conseguir os recursos necessários para realização de projetos sociais é justamente a doação.


Na reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo no dia 22/10/2015, aponta que organizações que prestam serviços sociais, localizadas em São Paulo, estão sofrendo com a queda nas doações. Segundo a matéria, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), teve queda de 30% das doações neste ano, ocasionando cortes de custos e o fechamento de 2 unidades em São Paulo.


Na Apae – SP ( Associação de pais e amigos do Excepcional ), a crise pode ser vista com o aumento da inadimplência que passou de quase zero para 48%. A alta do câmbio também proporcionará prejuízos acima de R$ 1 milhão com os testes do pezinho que são importados.           E a ONG Futurong, que atua na zona sul da cidade de São Paulo, demitiu 20% dos seus funcionários e congelou seu plano de expansão de atendimentos.


Com a crise econômica atual, ONGs de todo país diminuem seus atendimentos e cortes no quadro de funcionários se fazem necessários, gerando desemprego e diminuição nos benefícios de assistidos que dependem únicamente das instituições. De acordo com o CEO da Ong Sitawi Finanças do Bem, que ajuda financiar projetos sociais no terceiro setor, Leonardo Letelier, uma das maneiras de lidar com a crise é diversificar as possibilidades de receita para não depender somente de uma fonte de doação, ou mesmo criar fontes alternativas de arrecadações.



Inovar para Sobreviver

A grande maioria das entidades sociais são dependentes de doações e sentem ter pouco ou nenhum controle sobre os recursos que determinam suas ações. Em tempos de crise esta dependência que demonstra a falta de um modelo de gestão sustentável, faz com que muitas instituições do terceiro setor percam o vínculo com seu único ou mais importante patrocinador e se percebe despreparada para continuar subsistindo sem esse apoio.


O conceito de sustentabilidade sugere a possibilidade de reversão completa da dependência. No entanto, geralmente é muito difícil para as organizações sociais transitar de uma situação de dependência para uma situação de sustentabilidade.
Inovar construindo um modelo sustentável não é mais uma questão de escolha e sim de sobrevivência. Períodos difíceis e de crises exigem mudanças e muitas mudanças se tornam positivas. Um grande exemplo foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos que nasceu como resposta a Segunda Guerra Mundial. Novas e boas leis muitas vezes nascem justamente após incidentes marcantes.


A Ong Mãe União Global Brasil apresenta estratégias inovadoras e sustentáveis para auxiliar outras organizações sociais neste perído sensível que exige reciclagem no modelo de gestão das entidades sociais, profissionalizando o terceiro setor nacional.                                                                        

Desenvolvemos um programa inovador chamado "Programa Real", criando oportunidade democrática de trabalho e renda, minimizando os efeitos do crescente desemprego ao mesmo tempo gerando doações crescentes para entidades sociais.


Albert Einstein, o brilhante cientista do século passado, pouco antes de seu falecimento, em 1955, deixou o seguinte comentário: “Crise é a bênção que pode ocorrer com as pessoas e países porque traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite. É na crise que nascem invenções, descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ficar superado. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina. Sem crise não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la. Acabemos com a única crise realmente ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

NASCE O "CLUBE SPORTING BRASIL"

O CSB (iniciais do projeto Craque Só de Bola), agora será chamado de "Clube Sporting Brasil". Com essa mudança, a equipe ficará com mais cara de equipe de futebol. O Projeto Craque Só de Bola e o Drible de Letra continuam fazendo parte dos trabalhos sociais do clube.


O CSB nasceu em 2008, com o objetivo social, acabou sendo um espaço para novos talentos do futebol em Ipojuca. Após participar do Campeonato Pernambucano Sub 15, em 2011, ficando em 15º lugar; terceiro lugar no Ipojucano de 2014 e Campeão Ipojucano Sub 15, em 2015; e ainda Vice Campeão da Copa Porto, em Caruaru, em 2016.

O CSB hoje, e uma das equipes de base mais respeitadas de Ipojuca. Tem um grande apoio dos pais e familiares dos atletas e se fortalece a cada ano, através do seu trabalho social, do esporte e do incentivo a leitura.  

domingo, 27 de novembro de 2016

SUB 14 CONQUISTA MAIS UMA VITÓRIA

Neste sábado (26/110, a equipe do CSB Sub 14, realizou mais um amistoso e com vitória de virada. O CSB Sub 14 visitou o bairro de Camela, distrito de Ipojuca, onde foi realizado mais um amistoso preparatório para o Torneio Ipojucano de Base, realizado pela Liga Desportiva Ipojucana. A equipe iniciou a partida levando um gol inicialmente, mas com a garra e com um futebol bonito de se ver, conseguiram empatar ainda e virar o jogo, ainda no primeiro tempo.

Equipe CSB Sub 14:
Em pé, da esquerda para direita: Sandro Lucas, Alan Santos, Léo Dias, Lucas Medeiros, Cleberson, Samuel Oliveira, Roberlan e Sayd (goleiro).
De Cocoras, da esquerda para direita: Roberto Vinicius, João Santos, Everton Léo, Vini, Luanderson e Gabriel Martins.

Com uma partida acirrada e com muita marcação por parte da equipe do Camela, o CSB fez algumas mudanças e conseguiu alcançar os seis gols, contra três gols adversários. Mesmo com as falhas da arbitragem, o CSB demonstrou personalidade e muita raça para ganhar a partida. A equipe do CSB, mesmo com algumas ausências, conseguiu mostrar que tem bons jogadores e que podem corresponder, mesmo com a ausência de alguns titulares.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SUB 10 NA ATIVA

As crianças da categoria Sub 10 do CSB (Craque Só de Bola) realizam atividades em duas modalidades: Futsal e Futebol de Campo. As atividades são divididas em funcionais e fundamento. Os pais acompanham os trabalhos e apoiam a metodologia aplicada pelo Educador Marcelo Francisco.


As crianças participam ativamente das atividades, entendendo que o trabalho de coordenação motora, desenvolve  melhor dentro das quatro linhas (quadra ou campo)


Nas atividades funcionais são utilizadas a "escada", cones e o "chapéu chinês" (disco), para que as crianças possam fortalecer o seu físico e "conhecer" melhor o seu corpo (pular, correr, saltar, etc).

Antes das atividades, é realizada uma sessão de alongamento, onde as crianças podem aprender sobre a importância da preparação do corpo antes de qualquer atividade física.

Após o alongamento, é realizado as atividades funcionais e, por fim, ações que incluem fundamento do Futsal (quadra) ou Futebol (campo). Além, é claro, antes do final das atividades, um coletivo. Porque ninguém é de ferro, né?  

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A leitura é um esporte

por Clarice Cardoso — publicado 24/09/2012

Para ser leitor, assim como no caso de um atleta de alta performance, é preciso mais do que talento ou simples vocação. Antes, são necessárias condições de treino e desenvolvimento para que a tarefa se desenvolva por completo. Esta é a tese do português José Jorge Letria para a manutenção do hábito de leitura entre crianças e jovens. “É bom que se perceba que são os autores dessa área (infantojuvenis) que formam os leitores para os livros de Clarice Lispector, José Saramago, Jorge Amado ou António Lobo Antunes. Quem não começa por um lado dificilmente chega ao outro”, afirma o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.
Escritor português José Jorge Letria
reitera necessidade de treino
e ambiente propício para a formação
de leitores para a vida. Foto: Amanda Perobelli


No Brasil para a 22° Bienal Internacional do Livro de São Paulo e o lançamento de Brincar com as Palavras, o autor, vencedor do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de melhor livro de literatura em língua portuguesa com Avô, Conta Outra Vez, revela a Carta Fundamental como ter filhos e netos o impulsionou para o gênero e do papel fundamental da família na manutenção e incentivo dos hábitos de leitura.




CARTA CAPITAL / 2012

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...