O Projeto Catavento mais uma ação da ONG Craque Só de Bola e tem como objetivo a luta contra a inserção da criança no trabalho infantil. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que, menores de 12 anos de idade não podem ser inseridos no mercado de trabalho; jovens a partir dos 13 aos de idade só podem serem inseridos no mercado de trabalho autorizado pela justiça e mesmo assim inserido como aprendiz, não podendo participar de atividade de auto risco ou auto esforço, apenas como observador.
Infelizmente não é o que acontece em algumas cidades do Brasil. Muitas crianças, principalmente meninos, são submetidos a trabalhos que comprometem seu desenvolvimento como pessoa, roubando da criança o seu direito de brincar e de se desenvolver para se tornar um cidadão. O ato de brincar, dar a criança o sentimento exclusivo da infância que a transforma no futuro em um adulto sadio e sem rancor. Muitos pais exigem que seus filhos iniciem o trabalho na mais tenra idade, por dois motivos:
1) Por dificuldades financeiras, onde a criança se torna mais uma fonte de renda; e
2) Por capricho dos pais, que pensam que, desta maneira, o seu filho aprenderá a ser mais forte na vida e a valorizar o dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário