Muita gente ao ouvir falar de treinamento funcional logo pensa em adultos fazendo exercícios para obter um melhor condicionamento físico. Na verdade o treinamento pode ser realizado por pessoas de todas as idades, incluindo as crianças.
Este tipo de atividade é recomendado para os pequenos, pois atua de forma mais dinâmica do que a musculação. Para as crianças, o treinamento funcional apresenta uma série de benefícios, confira 5 deles:
1) Promove o desenvolvimento motor e cognitivo.
2) Proporciona o gasto de energia.
3) Gera a consciência corporal e controle mental.
4) Regula o sono e o apetite.
5) Amplia a percepção coletiva.
2) Proporciona o gasto de energia.
3) Gera a consciência corporal e controle mental.
4) Regula o sono e o apetite.
5) Amplia a percepção coletiva.
Segundo Eduardo Silva, educador físico e sócio proprietário do Espaço Ideal Fitness, o treinamento não está distante da realidade das crianças, pois o funcional é qualquer movimento produzido pelo próprio corpo. Então, brincadeiras infantis como corridas, cordas e vivo ou morto são consideradas funcionais. O diferencial desta metodologia para as práticas cotidianas é que nas atividades infantis, apenas uma capacidade física é estimulada. Enquanto que no funcional, o corpo é trabalhado de várias maneiras em uma única sessão.
“O treinamento funcional infantil pode ser realizado por qualquer criança, mas por questões de segurança é ideal que o praticante esteja acima de quatro anos. Neste período, os pequenos já apresentam certa independência motora e cognitiva, portanto, aproveitarão mais os movimentos”, afirma o educador.
Segundo Silva, a diferença do treinamento infantil para o adulto é o método exercido. As aulas são realizadas de forma lúdica, com a utilização de jogos, músicas e brincadeiras. “O funcional deve respeitar a faixa etária do público. Dessa forma, precisam ser criadas e desenvolvidas a fim de despertar o interessante das crianças. Por isso acabamos usando com frequência acessórios como bolas e cordas”.
A ACSB acredita que os pequenos podem unir o útil ao agradável, a ponto de fortalecer a sua cognição, bem como melhorar suas ações como desportista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário