segunda-feira, 23 de outubro de 2017

SAÍDA PEDAGÓGICA DO DRIBLE DE LETRA EM GAIPIÓ

Após inúmeras tentativas de visitar o Engenho Gaipió, os alunos do Projeto de Leitura Drible de Letra, conseguiram a tão sonha visita.  No último domingo (22/10), o Drible de Letra, com o apoio da empresa Asa Branca Turismo e Receptivo, que fez o translado dos alunos, visitaram o Engenho Gaipió, local histórico de Ipojuca, onde, em 1848, foi travada uma batalha entre o comandante Miguel Afonso Ferreira, contra as tropas imperialistas, sob o comando do Tenente Coronel, Joaquim Manoel de Rego Monteiro. Essa batalha fez parte das diversas batalhas da Revolução Praieira.

Alguns alunos do Drible de Letra. Ao fundo Casarão de 1863 de Gaipió.

O Casarão de Gaipió, foi erguido em 1863, e já teve um dos seus donos, o ex-governador de Pernambuco, Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti (1890), onde, no mesmo casarão, nasceu eu filho, Alberto Cavalcanti (29 de janeiro de 1885), sendo batizado na igreja local de São José (Padroeiro de Gaipió). A mobília do casarão ainda é a mesma de mais de cem anos atrás. Infelizmente, não conseguimos acesso ao interior do casarão.

Igreja de São José, construção de 1853.

Alunos no acesso a igreja de São José, em Gaipió.

O local é histórico, mas a história não e preservada. A maioria dos alunos do Drible de Letra não conheciam a história de Gaipió, o que nos deixa triste, já que todos são ipojucanos, e deviam conhecer essa história na escola. Não teve nenhum guia local para nos acompanhar, provando que não há ninguém ou nenhum projeto de preservação histórico do local.

A Empresa Asa Branca Turismo e Receptivo patrocinou a viagem

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...