sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

NATAL ESPERANÇA

 Após o retorno das atividades, a ACSB vem, desde setembro, fortalecendo os trabalhos esportivos, dando ênfase as categorias sub 13, sub 15 e sub 17. Voltou com a categoria sub 13, após alguns anos sem atividade; iniciou avaliações para novos alunos para ingressarem nas categorias sub 15 e sub 17; fortaleceu a área de voluntariado e irá ampliar o número de vagas para novos atletas a partir de janeiro.

Já as rodas de leitura do projeto Drible de Letra não retornou às atividades por falta de espaço e o controle do número de pessoas em ambiente fechado (no caso da biblioteca). 

Mesmo diante de tantos desafios, a ACSB não parou e, mesmo dando um pequeno recesso para as festas de final de ano, irá retornar no segundo sábado de janeiro (dia 09), com as categorias sub 15 e sub 17. E com tantos desafios, a ACSB deseja a todos um grande e Feliz Natal! E que possamos ter um grande ano, com conquistas e vitórias.



domingo, 6 de dezembro de 2020

INÍCIO SEGUNDA FASE

 Após a realização da primeira fase avaliativa para novos atletas do CSB, neste sábado (05/12), deu-se início a segunda fase, que foi realizada no campo de futebol de Porto de Galinhas, Ipojuca-PE. Mesmo com um dia quente, a segunda fase iniciou com total tranquilidade. "Os atletas novatos que foram selecionados na primeira fase, estavam mais tranquilos e nos deu a possbilidade de testá-los em outras posições dentro de campo, mostrando a versatilidade de todos", diz o Coordenador Peagógico da ACSB, Marcelo Francisco.


 Mesmo alguns atletas novatos ainda não se sentindo parte da equipe, é tomado todo cuidado para que os mesmos se sintam parte do grupo, como por exemplo, formar equipes mistas (entre atletas novatos e os atletas que já são do CSB), realizar conversa com todos os atletas (novatos e antigos), e pedir para os atletas que já têm uniforme de atividade, que venha com sua roupa normal, para que os alunos novatos se sintam iguais aos atletas do CSB. 





sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

NOVOS ATLETAS

 No último dia 28 de novembro, a ACSB realizou sua primeira avaliação para novos atletas visando a temporada 2021. A avaliação contou com todos os cuidados de higiêne (aferimento e temperatura, uso de álcool 70$% e máscara). Seguindo as recomendações da Secretaria Municipal de Esportes, a avaliação foi realizada com os portões fechados para evitar a entrada de público. 


Os atletas compareceram de máscara antes da avaliação.










Foi aferida a temperatura de todos os presentes, inclusive dos atletas do CSB.







Compareceram quase 30 atletas entre 13 e 16 anos de idade para participarem da primeira fase da avaliação do CSB, para compor as categorias sub 15 e sub 17, para a próxima temporada do CSB, que visa participar do Campeonato Peernambucano sub 15 e sub 17, e da Copa Carpina. 

No próximo sábado (04/12) vai ter início a segunda fase da avaliação do CSB, que será realizada no campo de futebol de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE.  

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

REMS

 


A REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) é uma das nossas parceiras que, a vários anos nos proporciona divulgar nossas ações, envolvendo políticas públicas e abrangendo nossas ações em todo o Brasil, através de seu site. A REMS, nesse período de PANDEMIA, conseguiu, através da NIKE, a doações de bolas de futebol para vários projetos esportivos, inclusive a ACSB (Associação Craque Só de Bola). As bolas foram de grande valia no retorno das nossas atividades após a liberação dos espaços esportivos. 

A REMS elaborou uma pesquisa, mostrando o perfil dos seus membros, onde a ACSB está presente. O link abaixo mostra as características de cada membro participante. Parabéns, REMS!


https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=44E91E9547C5A5FE&authKey=%21ADWl86v8dpxNdDs&resid=44E91E9547C5A5FE%21411&ithint=%2Epdf&open=true&app=WordPdf 

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

NOVAS AVALIAÇÕES


As atividades do CSB sub 17 vem sendo realizadas desde o dia 19 de setembro, quando foi baixado o decreto de frexibilização pelo Governo do Estado de Pernambuco. Desde então, os jovens atletas do CSB sub 17 já realizaram amistosos na Praia de Barra de Sirinhaém, Massangana (Cabo de Stº Agostinho), Camela (bairro de Ipojuca) e terminando na cidade de Primavera-PE (sábado, dia 21 de novembro). 

As novas avaliações para a temporada 2021, serão realizadas no próximo sábado, dia 28 de novembro, as 09:00 horas, no Estádio de futebol de Ipojuca, com atletas nascidos em 2007, 2006, 2005. 



 

SUB 13


A garotade do CSb sub 13 estão com as atividade corridas, as terças e quintas-feiras, as 09:00 horas, na Quadra do Colégio Santo Cristo, em Ipojuca-PE. Depois de oito meses sem atividades por conta da Pandemia, os meninos do CSb sub 13 retornaram às atividades desde o mês outubro. As atividades são baseadas nos fundamentos do Futebol de Salão, e a categoria conta com 25 alunos entre 10 e 13 anos de idade. 

terça-feira, 27 de outubro de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA

 A ACSB está com as atividades esportivas e recreativas de vento em popa. Deste o sábado passado (24/10) e a segunda-feira (26/10), o projeto esportivo do CSB (futebol e futebol de salão) vem trabalhando com jovens de 10 a 17 anos de idade. Com saída para amistoso e o aumento de alunos na atividade do futebol de salão, marcou as últimas atividades.

A categoria do CSB sub 17 participou de um amistoso na Praia da Barra do Sirinhaém.

Apesar de jogar em um campo precário, o CSB sub 17 ganhou a partida por 1 x 0, com a forte equipe do "MARÍTIMOS". O dia estava nublado e muito bom para um jogo amistoso. O CSB não jogava na Barra de Sirinhaém desde 2010.

CSB sub 13: retorno com novos alunos. 

Desde o início deste mês de outubro, as atividades do CSB sub 13 também voltaram. Inicialmente, as atividades seriam realizadas no campo de futebol, mas já que o Estádio Municipal de Ipojuca ainda está interditado, foi necessário voltar com as atividades na quadra poliesportiva. 

Apesar de alguns pais ainda estarem preocupados com a pandemia, muitos alunos responderam ao chamado para as novas vagas do CSB sub 13, que foram abertas na última segunda-feira (26/10). Com o apelo de ser uma atividade que não tem nenhum custo para os pais, a ACSB espera fechar as vagas (20 vagas) até o início de novembro.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

REUNIÃO COM JOVENS


 Na tarde desta quarta-feira (14/10), realizamos uma pequena reunião com ex-atletas do CSB onde, a maioria estão cursando Faculdade de Educação Física. Isso nos deixa bastante gratificados, já que boa parte da infância desses jovens foi passada dentro do projeto esportivo da ACSB. Parte desses jovens que têm hoje 19 e 20 anos de idade, começaram aos 11 e 12 anos a participarem das ações recreativas ou esportivas do CSB. 

Na reunião, foram tratados temas referente as atividades praticadas e a agenda do CSB até o final deste ano de 2020. Infelizmente o CSB não irá participar de nenhuma competição neste ano, já que o Campeonato Pernambucano foi cancelado e a Copa Carpina está inviável, por causa do valor da inscrição, que pode chegar a sete mil reais. 


domingo, 11 de outubro de 2020

SEMANA PRODUTIVA

Na semana que se passou, os jovens atletas do CSB realizaram atividade na quadra do Colégio Santo Cristo e no campo de futebol de São Pedro, no distrito de Camela. As atividades foram divididas assim:

Quarta-feira, dia 7 de outubro, as 09:00 horas, atividade com a categoria sub 13 do CSB, na Quadra do Colégio Santo Cristo, em Ipojuca-PE. Na oportunidade, a criançada aproveitou para inaugurar os meteriais cedidos pela Secretaria Executiva de Esportes do Estado de Pernambuco.


No sábado, dia 10 de outubro, foi a vez da categoria sub 17 do CSB realizar seu primeiro amistoso após seis meses sem atividade por conta da PANDEMIA. O amistoso foi realizado no engenho São Pedro, próximo ao distro de Camela, bairro de Ipojuca-PE. O amistoso foi com a equipe do Camela Futebol Clube, onde terminou com o placar: Camela 2 x 1 CSB.

Sempre com o apoio da Asa Branca Receptivo.




PARQUE SANTOS DUMONT


Na última segunda-feira, dia 05 de outubro, a ACSB recebeu alguns materiais esportivos doados pela Secretaria Executiva de Esportes do Estado de Pernambuco. Os materiais foram recebidos pelo Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco no Parque Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

A doação foi feita depois da ACSB ter enviado uma solicitação ao Secretário Executivo de Esportes do Estado de Pernambuco, Diego Perez que, mesmo não tendo a possibilidade de atender toda a solicitação, enviou alguns materiais que já foram usados pela categoria sub 13 do CSB. 

Agradecemos ao secretário executivo de esportes pela gentileza. Valeu! 

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

CSB SUB 13: VOLTA GRADATIVA

  Na manhã desta quinta-feira (1º de outubro) a ACSB realizou a segunda atividade com a garotada do CSB sub 13, desta vez, retornando à quadra do Colégio Santo Cristo, em Ipojuca-PE. A primeira atividae foi realizada no dia 19 de setembro, juntamente com os atletas do CSB sub 17, e foi realizada no campo de futebol de Porto de Galinhas.


A maioria dos alunos do CSB sub 13, estão vindo do CSB Recreação, onde era trabalhado com crianças de 9 à 12 anos de idade. Essas crianças cresceram, e agora estarão participando da nova formação do CSB Sub 13 (futebol). 

Este ano seria realizada uma avaliação para novos alunos para se integrar ao CSB sub 13, mas infelizmente o Estádio de Futebol de Ipojuca (onde seria realizada a avaliação) está interditado por falta de manutenção.

A formação do sub 13 futebol vem ser a "base da base" para a futura categoria do sub 15, que está a cada ano muito escasso de atletas de 14 e 15 anos dade idade. "Diante de todas, as categorias mais novas (sub 11, sub 13, etc) são a base para o desenvolvimento das categorias maiores no futuro", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.





Primeira atividade do CSB sub 13, em 19 de setembro de 2020, em Porto de Galinhas.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

NIKE DOA BOLAS PARA A ACSB

 A Nike, em parceria com a REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), a qual a ACSB é cadastrada, e juntamente com o Instituto Esporte Mais, doou bolas para os projetos esportivos do nordeste, em decorrência da Pandemia do COVID 19, onde muitos projetos deixaram de funcionar e o apoio escasso. A ACSB recebeu cinquenta bolas, que serão usadas para as atividades esportivas do CSB. 

Além do apoio da REMS, Nike e o Instituto Esporte Mais, a HS Esportes e o Instituto Geração 4 foram importantes para essa aquisição. "Aquilo que chamamos de 'rede de contatos' foi de suma importância para que a ACSB conseguisse parte das bolas doadas; da indicação até o traslado das bolas, as parcerias foram essenciais", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.





RETORNO EM PORTO


 Após seis meses sem atividade, os jovens atletas do CSB (Clube Sporting Brasil), voltaram aos treinos no último sábado, dia 19 de setembro. A atividade contou com trinta atletas, das categorias sub 13 e sub 17. "O retorno está sendo gradual para evitar uma aglomeração maior entre os nossos atletas", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

A atividade foi realizada no Campo de Futebol de Porto de Galinhas, e contou com o apoio da Asa Branca Turismo, que foi a responsável pelo traslado do CSB até o local. Ainda houve o apoio da Associação Filantrópica Carmen Arruda, que doou os novos uniformes de atividade, que foi inaugurado também no dia.

O CSB iria participar do Campeonato Pernambucano de Base deste ano, mas por conta da Pandemia, foi cancelado. "Nosso objetivo era retomar as atividades e começar a fazer as avaliações para as categorias, mas com o Estádio de Futebol de Ipojuca ainda interditado, as avaliações serão adiadas, e estaremos aguardando os acontecimentos para sabermos exatamente o que iremos fazer nos próximos meses", completa Marcelo Francisco.



quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PARCERIA FORTE


 As atividades da ACSB estavam paradas há seis meses, e o seu retorno está marcado para o próximo sábado, dia 15 de setembro, as 08:00 horas, no campo de Porto de Galinhas. Todos os cuidados de segurança e de higiêne serão feitas, respeitando o PROTOCOLO DE SEGURANÇA. A ACSB estará retornando às atividades, graças ao apoio incondicional da Asa Branca Turismo e Receptivo, que estará cedendo o transporte e a doação de um AFERIDOR DE TEMPERATURA. 


Neste sábado contaremos com a participação das categorias sub 13 e sub 17, que farão patividades separadas e, após, atividade coletiva.


 

sábado, 8 de agosto de 2020

AINDA NO AGUARDO

 A área esportiva da ACSB, através da equipe do CSB (Clube Sporting Brasil) está desde março deste ano de 2020 sem realizar atividades, respeitando esse momento de pandemia e os decretos dos governos municipal e estadual. A Federação Pernambucana de Futebol, mesmo dando continuidade ao Campeonato Pernambucano da Série A1 (tendo a equipe do Salgueiro como Campeã de 2020), e estará iniciando a competição da Série A2, não foi liberado as atividades para o futebol amador. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ESCOLINHA DE GOLEIRO

Com a grande dificuldade de encontrar bons goleiros para participarem das categorias do futebol de base, o CSB estará lançando até o final deste ano, a ESCOLINHA DE GOLEIRO DO CSB, que terá como objetivo preparar goleiros de todas as idades para que possam participar das competições vestindo a camisa do CSB. A iniciativa veio depois de observar a grande dificuldade de encontrar bons goleiros para as categorias.

A ESCOLINHA DE GOLEIRO DO CSB não se limitará apenas em treinar o goleiro mas, também, prepará-lo par participar de grandes competições, como o Campeonato Estadual, por exemplo. Além de aperfeiçoar o goleiro, também será treinado o chute de faltas, pênaltis, drible, etc. Mostrando que a posição de goleiro também é um jogador (o que muitos esquecem).

E como sempre, não haverá mensalidade ou qualqueer taxa de ingresso. Mas todos os alunos deverão passar por uma avaliação por conta das poucas vagas existentes.


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

REUNIÃO DE RETORNO

A ACSB está programando sua primeira reunião com pais e atletas ainda neste mês de agosto. A reunião tratará da parada das atividades nesses quase cinco meses e de como seerá o retorno das atividades ainda neste ano. Dentre os temas, ainda será abordado o ida de atletas para o exterior. "Desde o início da pandemia, a ACSB não parou de contactar parceiros e de infomar seus atletas sobre as atividades. Além disso, conquistou um espaço muito grande que será direcionado aos atletas onde, com todo o apoio financeiro, poderão iniciar carreira na europa", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.


Além de se programar para o retono das atividades, a ACSB também reorganizou sua documentação e está preparando a nova eleição da sua diretoria executiva que poderá ser realizada até o final deste mês. E um dos temas para a primeira reunião da nova diretoria, vai ser a aprovação do no novo Estatuto, que foi adaptado para as exigências do Ministério dos Esportes.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

RESGATANDO AS BRINCADEIRAS INFANTIS

A ACSB, além da área esportiva e de incentivo à leitura, idealizou o programa "REBRINCAR", que busca, juntamente com instituições de ensino, resgatar as brincadeiras infantis, esquecidas pelas crianças (e pela escola) por conta da tecnologia. 

Após o advento da internet, a "cultura do brincar" foi sendo reduzida, em troca das "redes sociais", que mantém as crianças em casa e em contato com outros mundos que não condizem em favor da educação infantil. As brincadeiras de roda, amarelinha, pula corda, etc. foram esquecias, justamente porque a própria família não percebeu essa mudança e, por tabela, a própria escola.

Não vemos mais as crianças brincando. No interior do Estado (pelo menos em Pernambuco) ainda vemos meninos empinando Papagaio (Pipa) e jogando bola, em contramão das meninas, em sua grande maioria, não brincam mais de boneca, por exemplo, limitando seu tempo aos afazeres da casa ou a de cuidar dos irmãos mais novos (isso cabe também a alguns meninos).

O programa "REBRINCAR" foi idealizado em 2017, e já começou com a parceria com a FAJOLCA (Faculdade José Lacerda de Ciências Aplicadas), em Ipojuca-PE. A parceria seria mantida com o curso de Pedagogia, onde os alunos (geralmente professoras, em sua grande maioria) iriam pesquisar as brincadeiras infantis e, depois, aplicar essas brincadeiras nas escolas, dando a criança o sentido de ser criança.

Nova logomarca do programa, recriada em 2020

Com alguns obstáculos, o programa ficou parado por algum tempo e, após passar a Pandemia, a ACSB irá renovar a parceria com a FAJOLCA e com outras instituições de ensino, para levar para as crianças a volta do prazer de brincar. 

terça-feira, 28 de julho de 2020

CUIDADO NUNCA É DEMAIS


TODOS DEVEM USAR MÁSCARA E LAVAR AS MÃOS CONTANTEMENTE COM ÁGUA E SABÃO OU COM ÁLCOOL 70%, PARA EVITAR O CONTÁGIO PARA QUEM AINDA NÃO TEVE O COVID 19. A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E TODOS OS JOVENS DEVEM SABER DISTO. SEJA RESPONSÁVEL, CUIDE DE VOCÊ E DOS OUTRO! 

domingo, 26 de julho de 2020

A VOLTA DA CATEGORIA SUB 13

A ACSB vem desde 2008 (quando ainda não era conhecida como ACSB) realizando atividades esportivas com crianças de 10 à 13 anos de idade, a qual chamamos de categoria sub 13 (meninos até 13 anos completos). Com o trabalho de continuidade, que é uma marca da ACSB, os meninos do sub 13 cresceram, subindo de categoria (indo para o sub 15 e, posterirmente, para o sub 17). Durante esse período de "crescimento físico" dos atletas do sub 13 (desde 2011), a categoria foi ficando sem atletas, porque todos estavam subindo de categoria, e o sub 13 acabou sumindo.

Meninos do CSB sub 13, no campo da praia de Porto de Galinhas, em 2012.

Agora, após passar oito anos, a ACSB voltará a trabalhar com o sub 13, assim que a pandemia passar. "A catgoria sub 13 é a base das futuras categorias sub 15 e sub 17, bem como as outras categorias menores são a base do sub 13. É assim que funciona o trabalho de continuidade", diz o Coordenador Pedagógico e de Proejtos da ACSB, Marcelo Francisco.

A ACSB planeja realizar avaliações para os alunos nascidos em 2007, 2008, 2009 e 2010 para reforçarem as categorias sub 13 e sub 15 da equipe do CSB. 

 A ideia é aproveitar também os meninos advindos do CSB Recreação que existem desde 2015, e esses meninos que estavam com cinco, seis e sete anos, hoje, estão com 10, 11 e 12 anos de idade. Perfeitos para ingressarem na categoria sub 13.

Para novos alunos, as avaliações serão importantes, para controlar o número de inscritos, já que a ACSB não combrará matricula e nem mensalidade para o ingresso ao sub 13.

Para tanto, os novos alunos terão que comprovar que estudam em escola pública e que têm bom rendimento escolar.

terça-feira, 21 de julho de 2020

FORTALECENDO A LEITURA


Desde 2013, com o lançamento do "Clube da Leitura" e, hoje, conhecido como "DRIBLE DE LETRA", a ACSB vem traçando novos rumos para o projeto de incentivo à leitura, buscando parcerias para replicar as rodas de leitura para outras regiões. Para tanto, a ACSB estará lançando ainda neste ano de 2020, o site do projeto (Drible de Letra) que tem como mantenedora a ACSB, que visa captar recursos para manter e fortalecer as ações aplicadas há sete anos. 

Sem um espaço exclusivo, as rodas de leitura são limitadas apenas às férias escolares, onde, teoricamente, os jovens têm mais tempo para participar dessas ações. Para unir o últil ao agradável, a ACSB unificou as atividades de leitura com atividades esportivas e de recreação, que serve como ferramenta de incentivo aos trabalho de leitura.

Assim que a Pandemia terminar, o projeto será apresentado a Secretaria de Educação da cidade de Ipojuca, onde a ACSB está sediada. O objetivo é fomentar ações que viabilizem a leitura sistemática no ambiente escolar. A ACSB ainda irá apresentar o projeto "REBRINCAR", que resgata as brincadeiras infantis esquecidas. 

BOAS PERSPECTIVAS


Mesmo nesse momento de pandemia, a ACSB não para de inovar. Fechamos parceria com a BSA (Brazil Soccer Academy) da Flórida, nos Estados Unidos, para encaminhar atletas de diversas categorias do futebol, inscritos no Clube Sportng Brasil (CSB), mantido pela ACSB. O objetivo é revelar jogadores, como formar (também) de inclusão, já que as chamadas "grandes equipes" dificultam o acesso desses atletas às suas categorias de base.



Após o retorno das atividades esprotivas, o CSB irá voltar com a categoria sub 13, fortalecendo o trabalho de continuidade para a categoria sub 15, bem como, no futuro, a categoria sub 17. Aproveitamos para renovar a logomarca que há alguns anos, vem dando a cara da ACSB.

Com a retomada dos treinos, e a reorganização das suas categorias (sub 13 15 e 17), bem como a programação das rodas de leitura e a volta das parcerias, a ACSB quer colocar em prática também os seus direitos referentes as leis de incentivo. Queremos um 2021 bem planejado. 

sábado, 18 de julho de 2020

PARCERIA INTERNACIONAL ESPORTIVA




A ACSB faz parceria com grupo esportivo nos Estados Unidos para desenvolver o intercâmbio entre atletas.

O Brazil Soccer Academy, existe há vinte anos, e está localizado no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, e é coordenado por um brasileiro, Luciano Silva, que é Pernambucano, de Olinda, e já jogou em alguns clubes do Estado.

A parceria foi feita após uma longa conversa, depois do Coordenador do BSA ter visto as ações do CSB nas redes sociais. O objetivo é formar atletas e prepará-los para ingressarem na carreira internacional. "O jogador de base tem o sonho de passar em alguma peneira e, depois, ser titular de uma grande equipe e jogar no Campeonato Pernambucano de base para, depois, com muito sorte, poder ser aproveitado para jogar (depois de muito tempo) na equipe principal e sonhar em ser contratado por alguma grande equipe do sul e sudeste do país, para então, quem sabe, jogar no exterior", diz Luciano Silva. "Com essa parceria entra o BSA e o CSB, poderemos encurtar esse sonho, dando ao atleta que está bem tecnicamente, a ter a sua oportunidade de jogar em equipes da Bélgica ou Portugal, por exemplo", completa.


O CSB (Clube Sporting Brasil) que tem a ACSB como mantenedora, vem, desde 2008, tentando dar o máximo de oportunidades para os seus jovens atletas, a fim de encaminhá-los ao futebol profissional, desde que tenha qualidade para isso. "O futebol é um esporte caro, competitivo e, muitas vezes, injusto, porque, nem sempre consegue dar aos bons atletas, a oportunidade de ingressar no mundo do futebol profissional, justamente pela injustiça financeira que a maioria dos atletas de base têm, dificultando o seu acesso às grandes equipes de futebol", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. "Com essa parceria poderemos mudar isso, e fazer com que empresas e poder público, posaa ingressar nesse projeto de realizar os sonhos desses jovens atletas", completa.


LITERATURA EM IPOJUCA


A cidade de Ipojuca-PE, Sede da ACSB, realizou recentemente o cadastro artístico cultural do município, através do CACI (Cadastro Artístico e Cultural de Ipojuca). Com esse cadastro, a Secretaria Especial de Cultura de Ipojuca, pretende identificar os artistas e entidades que trabalham com algum ramo cultural.

O Mapeamento Cultural de Ipojuca já está com mais de 400 participações. Podemos ver no gráfico ao lado o percentual das inscrições, por área, que são respostas do CACI.

Isso ajudará a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais a fazerem um Plano de Ação, da Lei Aldir Blanc, com mais eficiência.

A ACSB (Associação Craques Só de Bola), através do projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra, está dentro dos 2% da área de literatura do cadastro do CACI. Esse pequeno percentual mostra o valor do incentivo à leitura e do DRIBLE DE LETRA que vem, desde 2013, realizando rodas de leitura com alunos da área esportiva da ACSB. Mesmo com a falta de um espaço fixo, o Drible de Letra passou a ser realizado no recesso e férias escolares, mas recentemente por conta da pandemia, as atividades foram suspensas. 

Mesmo diante da popularização da internet, os livros continuam sendo uma importante fonte de informação sobre o mundo. Apesar da atual crise do mercado editorial brasileiro, o gosto pela leitura parece mais vivo do que nunca. Ao menos, é o que revela o levantamento realizado em abril pelo Picodi.com, que traz o Brasil na oitava posição do ranking dos países que mais leem.
Segundo a pesquisa, 74% dos brasileiros compraram pelo menos um livro ao longo do último ano. O país só perde para Eslováquia, Malásia, Romênia, Tailândia, Espanha, Rússia e Turquia, esta última tendo apresentado 87%.
E em outra pesquisa, foi feita uma comparação entre os leitores do Brasil e da França, mostrando que, enquanto o leitor brasileiro lê tuma média de três livros por ano (um a cada quatro meses), os franceses leem um livro por mês. 
A ACSB fez um levantamento em 2018, baseado nessa pesquisa entre os leitores brasileiro e franceses, e constatou que, nos anos entre 2014 e 2016, os participantes das rodas de leitura do Drible de Letra, conseguiam ler um livro a cada quinze dias, conseguindo ler dois livros de literatura por mês, ou seja, os participantes leram 24 livros por ano. Muito acima da média de leitores doo Brasil e até mesmo da França. "Isso mostra a importância desse projeto de incentivo à leitura, mostrando aos jovens que ler não é nanhum bicho de sete cabeças e que, sabendo escolher o autor certo, a leitura pode ser muito prazerosa ", afirma o Coordenador Peagógico da ACSB, Marcelo Francisco. 
A ACSB parabeniza a Secretaria Especial de Cultura de Ipojuca, e espera que as ações futuras possam, além de cooperar ainda mais com os artistas e entidades culturais, fortalecer as atividades (também) de leitura, através do trabalho conjunto entra a Cultura, Educação e entidades. 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

DIA DO DESPORTO


A ACSB parabeniza a todos os desportistas ipojucanos, pernambucanos, brasileiros e mundiais, pelo seu dia (23 de junho). Aos desportistas ipojucanos em especial, onde se comemora, no dia 25 de junho, o seu dia. 

Parabéns a todos!








domingo, 7 de junho de 2020

AS MELHORES EXPECTATIVAS


A ACSB está com as melhores expectativas possíveis para o retorno às atividades do CSB Recreação e do CSB sub 17.

Infelizmente, por conta da pandemia, a Federação Pernambucana de Futebol cancelou o Campeonato de Base sub 15 e sub 17. O CSB iria competir com a categoria sub 17.

Com quase quatro meses sem atividades e com a possibilidade do retorno dos treinos, o CSB está se programando para esse segundo semestre. Antes, claro, está aguardando a autorização do governo do estado de Pernambuco para a liberação dos espeços de treinos.

A ACSB está programando suas atividades para esse segundo semestre, onde inclui a formação da categria sub 16, a inscrição da categoria sub 17 na Copa Caruaru, o retorno (após cinco anos) da categoria sub 13 e a agenda da roda de leitura do Drible de Letra. "O objetivo agora é levar para os nossos atletas, o retorno às atividades e mostrar para eles que a vida continua, e que podemos aproveitá-la amplamente, mesmo depois desse momento de pandemia", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

SEMANA SANTA


É claro que mesmo com todos os cuidados por causa do COVID 19, toda a nossa rotina teve que ser refeita, até mesmo em eventos comemorativos que exigiam junção de pessoas, como é o caso da Páscoa, qeu será comemorada no próximo domingo, dia 12 de abril.

O momento atual impede que as famílias se reúnam nesse momento tão difícil que estamos passando, mas não nos impede de realizar a comemoração verdadeira da Páscoa, que é a lembrança da "Ressureição de Cristo". O ato de lembrar é valorizar esse grande acontecimento que ocorreu na história cristã.

Portanto, se estamos em casa, vamos comemorar essa Páscoa ainda com mais fé, depositando em Deus nossas súplicas.  

NO AGUARDO!


Neste período de cuidado e de incertezas, a ACSB acredita que as atividades voltarão no tempo necessário e, claro, as parcerias também. Há quase um mês sem atividades (CSB Recreação, CSB sub 17 e Drible de Letra), a ACSB, juntamente com seus parceiros, torcem para que essa pandemia seja controlada para que possamos voltar ainda mais fortes. Antes, a nossa principal preocupação, são com os nossos jovens e seus familiares, onde são orientados a manterem a quarentena, sendo, até agora, a principal arma de combate ao COVID 19. 

segunda-feira, 23 de março de 2020

COMUNICADO


A ACSB, após averiguar as últimas notícias do COVID 19, resolveu, no último dia 20 de março (sexta-feira), cancelar sua atividade com a categoria sub 17, do sábado, dia 21 de março, que seria realizado no Campo de futebol de Todos os Santos, zona rural de Ipojuca. 

As atividades com as crianças do CSB Recreação já havia sido canceladas por conta dos pais que, preocupados, ainda tinham dúvidas sobre o que fazer. 

Portanto, no último dia 20 de março, a ACSB, juntamente com pais e diretoria, decidiu cancelar suas atividades deste mês de março, e remarcando o retorno para o dia 14 de abril. Acreditamos que esse período de quarentena irá durar ainda muito mais, muito além de quinze dias. Competições oficiais da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) já foram canceladas e, competições como o sub 15 e sub 17, sofrem grande risco de não acontecer este ano, o que é uma pena, já que o CSB está trabalhando o seu sub 17 para competir no Pernambucano sub 17, que seria realizado possivelmente em meados de agosto deste ano, após a realização do Pernambucano sub 15, que estava marcado para maio.

Estamos torcendo para que esse momento passe o mais rápido possível, e que as atividades voltem ao normal. Vamos com força, fé e coragem passar por mais esse desafio.

quarta-feira, 18 de março de 2020

DOE UMA CHUTEIRA


A ACSB, juntamente com seus projetos, está lançando uma campanha para receber doações de chuteiras de fut 7, futebol ou futsal para serem doadas para outros proejtos de Ipojuca, que trabalham com crianças e/ou adolescentes.

As chuteiras podem ser novas ou usadas (desde que estejam em bom estado para uso). Essa campanha vem no momento onde todos nós temos que cooperar uns com os outros. Para realizar a doação, o doador pode entrar em contato através do nosso instagran @csbipojuca (pelo direct), pelo e-mail: craquesodebola@hotmail.com, ou mesmo pelo whatsapp do coordenador: 081 9 8868-1249. 

sábado, 14 de março de 2020

MANHÃ DE VITÓRIA

Os atletas do CSB sub 17, participaram de mais um amistoso de pré campeonato. Desta vez foi um amistoso local com a equipe do Camela Futebol Clube, que foi realizado no Estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca. O amistoso seviu para testar os trabalhos que foram feitos com os atletas nesses últimos meses. 

O obejtivo não é ganhar o jogo mas, sim, avaliar o grupo e observar os pontos fracos e os pontos fortes da equipe e o trabalho individual de cada atleta. O primeiro tempo terminou CSB 1 x 0 Camela. No segundo tempo, o CSB fez mais um gol e o Camela fez seu primeiro gol. A garotada do CSB fez seu terceiro gol, após realizarmos algumas mudanças, terminando a partida em CSB 3 x 1 Camela.



sexta-feira, 13 de março de 2020

SEGUNDO AMISTOSO




Neste sábado, dia 14 de março, os atletas do CSB sub 17 irão participar de mais um desafio. Desta vez com a equipe do Camela Futebol Clube, que será realizado no Estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca.

O amistoso faz parte dos preparativos para o Campeonato Pernambucano de Base Sub 17, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

segunda-feira, 9 de março de 2020

PROGRAMAÇÃO RECREAÇÃO



Essa é a programação das crianças do CSB Recreação, realizada duas vezes durante a semana, na quadra do colégio Santo Cristo e no Estádio Municipal de Ipojuca, respectivamente.

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...