A ACSB, além da área esportiva e de incentivo à leitura, idealizou o programa "REBRINCAR", que busca, juntamente com instituições de ensino, resgatar as brincadeiras infantis, esquecidas pelas crianças (e pela escola) por conta da tecnologia.
Após o advento da internet, a "cultura do brincar" foi sendo reduzida, em troca das "redes sociais", que mantém as crianças em casa e em contato com outros mundos que não condizem em favor da educação infantil. As brincadeiras de roda, amarelinha, pula corda, etc. foram esquecias, justamente porque a própria família não percebeu essa mudança e, por tabela, a própria escola.
Não vemos mais as crianças brincando. No interior do Estado (pelo menos em Pernambuco) ainda vemos meninos empinando Papagaio (Pipa) e jogando bola, em contramão das meninas, em sua grande maioria, não brincam mais de boneca, por exemplo, limitando seu tempo aos afazeres da casa ou a de cuidar dos irmãos mais novos (isso cabe também a alguns meninos).
O programa "REBRINCAR" foi idealizado em 2017, e já começou com a parceria com a FAJOLCA (Faculdade José Lacerda de Ciências Aplicadas), em Ipojuca-PE. A parceria seria mantida com o curso de Pedagogia, onde os alunos (geralmente professoras, em sua grande maioria) iriam pesquisar as brincadeiras infantis e, depois, aplicar essas brincadeiras nas escolas, dando a criança o sentido de ser criança.
Nova logomarca do programa, recriada em 2020 |
Com alguns obstáculos, o programa ficou parado por algum tempo e, após passar a Pandemia, a ACSB irá renovar a parceria com a FAJOLCA e com outras instituições de ensino, para levar para as crianças a volta do prazer de brincar.