segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROGRESSO X PROBLEMAS SOCIAIS

Ipojuca é a cidade que mais cresce no estado, todo mundo já sabe; que Ipojuca é a segunda fonte economica do estado, também todo mundo já sabe. O que muitos não sabem (ou fazem que não sabem) é que, com esse crescimento econômico, Ipojuca também sofre com o lado negativo desse crescimento. Muitas pessoas estão vindo residir em Ipojuca, causando um grande problema habitacional e aumentando os valores dos aluguéis; a prostituição também aumentou, criando até mesmo um título bem sugestivo para o problema, que se chama "OS FILHOS DE SUAPE", que são aquelas crianças nascidas em Ipojuca onde o pai é aquele trabalhador que vem da Bahia, Paraná ou de outro estado para trabalhar no Porto de Suape. Acontece que esse trabalhador tem família de onde ele veiu, ou seja, ele engravida uma mulher em Ipojuca e ele volta para a sua cidade natal, deixando o seu "filho".

Ainda contamos com o problema habitacional. Nunca os aluguéis de Ipojuca foram tão caros. Antes esses valores de aluguéis eram praticados apenas em Porto de Galinhas, considerada uma praia muito cara.

O uso de drogas lícitas e ilícitas também tomaram proporções enormes. Crianças estão usando drogas (alcool, maconha, cigarro) simplesmente pela falta de fiscalização.

As praias ainda são os maiores lugares onde se vê o uso de drogas ilícitas crescer assustadoramente. Os distritos e centro de Ipojuca se vê muitos jovens fumando cigarro, bebendo nas festas de rua e usando maconha abertamente em locais de frequência jovem. O "crack" ainda está sendo consumido as escondidas, mas é uma droga que está se fortalecendo em Ipojuca porque não tem programas que previnam esse crescimento.

O poder público simplesmente está despreparado para combater esse mal. Ainda se investe na recuperação do drogado, esquecendo de investir na prevenção, que combaterá o crescimento de mais drogados.

As nossas crianças são as principais vítimas porque vêm as drogas (lícitas e ilícitas) como uma coisa normal. Ninguém da família não fala sobre drogas ou nas escolas (quase todas as escolas) e nas festas de rua (aquelas que padroeiros da cidade) são vendidas bebidas para menores sem nenhum problema para quem vende.

Acreditamos que a prevenção é a melhor arma contra as drogas, porque combate o crescimento de novos usuários, informa e conscientiza o jovem e a família sobre os seus malefícios.

"Ninguém está livre dos efeitos das drogas. Ninguém". Afirma o diretor presidente do CSB, Marcelo Francisco. "Quando a droga entra na vida de uma pessoa ela afeta muitos mais do que a gente imagina; família, trabalho, escola, etc.; incluindo a violência nas ruas que são em sua grande maioria derivado do uso de algum tipo de droga".

PROJETOS PARA 2012

O ano de 2011 está passando e o CSB (Craque Só de Bola) já está se preparando para o novo ano que está chegando. "Não podemos reclamar do ano de 2011, ficamos muito felizes em criar parcerias com algumas empresas de transportes como a Martur e a Borborema", disse o diretor geral do CSB, Marcelo Francisco.

No próximo ano o CSB tem alguns projetos que vai dar ao Craque Só de Bola uma estrutura mais forte para que se possa continuar um trabalho que já dura 3 anos.
Os nossos projetos para 2012:

a) criar o Anexo Educacional I em Ipojuca - Centro;
b) desenvolver outras modalidades esportivas para jovens;
c) criar a 1ª Campanha Contra o Crack, em Ipojuca;
d) aumentar o Tour de Palestras sobre Drogas nas escolas;
e) criar um DVD sobre os malefícios das drogas para ser distribuido nas escolas, etc.,


E ainda nesse ano de 2011 o CSB está participando de atividades onde está se fortalecendo muito para o desenvolvimento do projeto Craque Só de Bola. O CSB está/estará:

a) Na comissão de Defesa contra o Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes em Ipojuca;
b)  particpando do Curso de Extensão dos Direitos da Criança e do Adolescente que será realizado na UFRPE nos meses de Novembro e Dezembro/2011

Esperamos contar ainda com empresas e pessoas que acreditem nesses trabalhos.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO

A Escola de Conselhos de Pernambuco representa o primeiro Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos do Estado, significando mais um grande avanço na área da infância e adolescência. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-Conanda/SEDH em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA/PE. Os cursos oferecidos pela Escola de Conselhos são executados pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE e têm suas atividades conduzidas pelo grupo gestor composto por representantes do CEDCA/PE, UFRPE, Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação Estadual de Conselheiros Tutelares.


A Escola de Conselhos de Pernambuco estará realizando o Curso de extensão DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. O curso oferecido pela Escola de Conselhos é executada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. 

O curso será realizado entre os dias 22 e 29 de novembro e 06 e 13 de dezembro de 2011. A Associação Craque Só de Bola (CSB) estará participando do curso para fortalecer as armas do projeto e também divulgar o seu trabalho.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PALESTRAS ALCANÇAM QUASE MIL ALUNOS NAS ESCOLAS


O Projeto Craque Só de Bola (CSB) vem realizando palestras nas escolas como forma de combater o crescimento do "crack" no meio jovem. As palestras também são realizadas com outros temas como: alcool, fumo, violência, etc.

Nos primeiros meses de 2011 o CSB realizou palestras nas escolas: PAROQUIAL, NASCEDOURO, JOAQUIM DO REGO, MANOEL UCHÔA, FAJOLCA...

Essas palestras são realizadas através de convite feito pela diretoria da instituição escolar. O CSB já alcançou com suas palestras cerca de 800 alunos das escolas públicas e particulares. "Estamos muito felizes com esse número e queremos alcançar os mil alunos antes do final do ano e dobrar esse número em 2012", diz o coordenador do projeto, Marcelo Francisco. Para o mês de novembro já existe agenda para novas palestras em Nossa Senhora do Ó e Ipojuca-Centro.

CRIANÇAS NO CSB

Com o reinício das atividades do CSB (Craque Só de Bola), as crianças inscritas no projeto estão recebendo de volta a palestra antes das atividades esportivas. "Isto acontece porque não temos tempo hábil para realizarmos as atividades esportivas e didáticas do projeto", diz o diretor presidente do CSB, Marcelo Francisco.

Se o projeto tivesse seu espaço próprio, com certeza as palestras e outras atividades didáticas seriam feitas em outros dias e ampliando também as atividades educacionais.

As crianças do CSB estão felizes em participar das atividades esportivas, provando que estamos no caminho certo. Quem visita as atividades esportivas (que serve como recreação para as nossas crianças) observam crianças sorrindo, brincando e sobretudo se envolvendo com as atividades.

O CSB está buscando investimento para que no ano de 2012 possa fortalecer o projeto em Ipojuca-Centro e ampliar o CSB para o distrito de Nossa Senhora do Ó. "Queremos ampliar o projeto, não só a área esportiva mas, principalmente a área de combate às drogas", afirma Marcelo Francisco.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FÓRUM AMPLIA DEFESA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE



Foto: Nivaldo Pereira, CEDES Ipojuca
 O Fórum de Defesa da Exploração e Abuso da Criança e Adolescente realizado neste mês de outubro em Ipojuca reforçou o trabalho de defesa dos direitos de nossas crianças.

Com o objetivo de ampliar o compromisso com nossas crianças, o Fórum tem como base reforçar os trabalhos de defender os direitos das crianças e adolescentes através da participação das associações, poder público e empresas privadas.

Foto: Nivaldo Pereira, CEDES Ipojuca

Na ocasião houve a participação do Ministério Público, Governo Estadual, Conselho Tutelar, Conselho de Direito e da Secretaria de Educação de Ipojuca, entre outros.

Foram discutidos os temas para serem abordados na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescentes, que acontecerá em Novembro deste ano. Os temas abordados foram: trabalho infantil, evasão escolar, drogas entre os jovens, e abusa e exploração sexual.

Após a reunião do Fórum foi realizado a eleição da Comissão do Fórum, que representarão todos os participantes no Congresso dos Direitos da Criança e Adolescente em Novembro. O CSB faz parte da Comissão do Fórum, represetado pelo Diretor Presidente do CSB, Sr. Marcelo Francisco. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

UNIDOS CONTRA O ALCOOL

O CSB foi idealizado como objetivo de combater o crescimento da droga ilícita (proibida) que mais cresce no Brasil: O Crack. Essa droga vicia na primeira vez de uso. O mais preocupante é que a grande maioria dos usuários são jovens adolescentes, e uma grande parte crianças. Os jovens têm uma característica muito forte que se chama CURIOSIDADE, que pode ser utilizada para o bem como para o mal. Agora imagine uma criança (ou adolescente) que utiliza essa "curiosidade" negativa para sentir como o "crack" funciona, pensando que é só experimentar e se não gostar é só deixar de lado.


Com toda essa fama de droga viciante o "crack" ainda perde para uma grande droga, mas não é uma droga ilícita (proibida), mas sim, uma droga lícita (autorizada), estamos falando do ALCOOL. A bebida alcóolica é a droga que mais mata, principalmente no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, as maiores causas de morte são problemas cardiovasculares e o câncer, duas doenças relacionadas ao álcool. Mas a perda de vidas não está associada somente às doenças relacionadas ao vício. Metade das mortes no trânsito (em número absolutos, cerca de 17 mil vítimas anuais) envolve motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância; pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação. Resultado: milhares de vidas ceifadas no trânsito.

O consumo de álcool no Brasil é quase 50% superior à média mundial e o comportamento de risco no país já supera o padrão da Rússia (considerado um país onde se bebe muito). Levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que os brasileiros com mais de 15 anos bebem o equivalente a 10 litros de álcool puro por ano – a média no mundo é de 6,1 litros. Entre os homens que bebem, a taxa é de 24,4 litros de álcool por ano e entre as mulheres, de 10 litros. O álcool é responsável por 7,2% das mortes – índice quase duas vezes superior à média mundial.
Pesquisa realizada pelo sociólogo Guaracy Mingardi, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), em 14 delegacias dos bairros mais violentos da Zona Sul paulistana, constatou que o álcool é o agente detonador de, pelo menos, 41% dos homicídios.
É por esses e outros motivos que o CSB está priorizando também os temas sobre o álcool em suas palestras nas escolas. "Os nossos jovens têm que conhecer os malefícios dessa droga que mata tanto no Brasil e tirar essa cultura da cabeça das crianças que beber qualquer bebida alcóolica é normal e que todos devem e podem beber, esquecendo que o álcool é uma substância direcionada aos adultos e que deve ser consumida com moderação ou nunca ser consumida", informa o diretor do CSB, Marcelo Francisco. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CSB VOLTA ÀS ATIVIDADES NORMAIS

Após cinco meses de participação no Campeonato Pernambucano de Futebol Infantil / Juvenil, o CSB volta às suas atividades normais. Nos últimos meses o CSB estava trabalhando em sua participação neste Campenato que eram feitas nos finais de semana.

Com o término do Campeonato Pernambucano Infantil / juvenil, o CSB volta a trabalhar em suas atividadesw esportivas (treinos, atividades esportivas) e palestras com os jovens do projeto. "O CSB estava realizando as palestras nesses últimos meses apenas nas escolas públicas e na faculdade de Ipojuca (Fajolca), onde foram abordados temas como fumo, alcool, drogas, etc. As palestras foram bem aceitas pelos jovens", afirmou o diretor presidente do CSB, Marcelo Francisco.

O CSB ainda vai buscar renovar as parcerias deste ano com a Martur, Barborema, Estaleiro, etc. Para fortalecer o crescimento para o ano de 2012. "queremos criar em 2012 o nosso primeiro Anexo Educacional, que será destinado a área educacional do CSB e fixar endereço para o projeto", disse ainda o diretor presidente, Marcelo Francisco.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FORUM TEM CSB NA COMISSÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Ipojuca realizou na última terça-feira (11/10) a primeira reunião do Forum Contra o Abuso e Exploração contra a Criança e ao Adolescente. A reunião foi realizada no auditorio da Escola Santo Cristo, onde estavam presentes, além do CSB, outras associações como Maracatú Nascer do Sol, de Camela, a Associação Iapoiuque, de Ipojuca-Centro, além de representantes do Instituto Camargo Correia.

O Forum foi realizado para que os presentes indicassem os temas a serem debatidos na Conferência da Criança e do Adolescente no próximo mês (novembro). O CSB estava representado pelo seu diretor presidente, Sr. Marcelo Francisco, o qual indicou um tema a ser abordado na conferência e no forum; a questão do "crack" no meio jovem. A indicação deste tema tão importante fez com que os presentes falassem sobre várias histórias sobre jovens envolvidos nas drogas.

Dentro dos outros temas indicados pelo forum, estavam o trabalho infantil, o abuso sexual, a evasão escolar, violência na família, dentre outros temas. Na ocasião foi eleita a comissão de representação do Forum, com a participação de entidades do poder público e associações. O CSB foi eleito como um dos representantes das associações comunitárias na comissão do Forum contra o Abuso e Exploração contra a criança e o adolescente. "Esta é uma grande oportunidade para que nós que fazemos o CSB possamos apresentar as nossas idéias e participarmos de outros objetivos em favor dos nossos jovens", disse o diretor presidente do CSB, Marcelo Francisco.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CSB VISITA CT DO NÁUTICO NO SÁBADO

O CSB realiza jogo pelo Campeonato Pernambucano de Futebol Infantil / Juvenil neste sábado, dia 15 de outubro contra a categoria sub-15 do Náutico. O jogo será realizado no Centro de Treinamento do Náutico em Guabiraba.

Apesar do CSB já está desclassificado do campeonato por ter perdido os dois primeiros jogos contra o Internacional (1 x 0) em Ponte dos Carvalhos e o jogo contra o Garoto Revelação (2 x 1) em Aldeia, o jogo contra o Náutico será uma boa oportunidade dos atletas do CSB mostrar o seu futebol, já que o Náutico é uma equipe estruturada e que pode dar espaço para o crescimento dos jogadores, assim como o Sport e o Santa Cruz.

domingo, 9 de outubro de 2011

ÔNIBUS DO CSB SOFRE ACIDENTE

Neste sábado (08/10), o transporte da equipe do CSB (Craque Só de Bola) cedido pela prefeitura de Ipojuca, sofreu um acidente na altura do km 16 em Ipojuca. Um corsa branco invadiu a faixa de onde estrava o ônibus do CSB fazendo com que o motorista realizasse manobra para desviar o ônibus do carro.

 O ônibus teve uma pequena avaria em sua lataria. O acidente podeir ser mais grave se não fosse a destreza do motorista do ônibus. Os jovens do CSB nada sofreram, mas ficaram abalados pelo ocorrido, inclusive dificultando até mesmo o evento esportivo em que eles participaram.



Imagem do lado esquerdo do ônibus. 
 Carro que invadiu a faixa do ônibus, o motorista foi socorrido e passa bem.
 
Pneu do carro. Após choque com o ônibus, o peneu do carro soltou por causa do impacto.

Agradecemos muito a Deus por não ter havido nenhuma vítima.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PRÊMIO HIBSON

O CSB (Craque Só de Bola) criou o Prêmio HIBSON direcionado aos parceiros do projeto. Neste ano o CSB contou com alguns parceiros, como: Martur, Pousada da Branca, Secretaria de Saúde de Ipojuca e Borborema em suas atividades no ano de 2011. "Essas parcerias foram importantes para o desenvolvimento dos trabalhos do CSB", afirma o Diretor Presidente Marcelo Francisco. 

O Prêmio HIBSON foi criado em homenagem ao jovem Hibson Silva, de 15 anos, falecido em julho deste ano. Essa foi a maneira que o CSB criou para homenagear um jovem que, na flor da idade, nos deixou orfão de sua presença. E queremos compartilhar a alegria da lembrança de HIBSON, que foi um grande parceiro do CSB e participante de nossas atividades, com os nossos parceiros institucionais. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CSB EM NOSSA SENHORA DO Ó

Igreja centenária de Nossa Senhora do Ó.
O CSB (Craque Só de Bola) estará realizando inscrições em Nossa Senhora do Ó para os jovens que queiram ingressar no projeto Craque Só de Bola. O CSB quer ampliar as suas atividades para os distritos de Ipojuca. "é importante o CSB ampliar seus trabalhos com outros jovens do nosso município, assim a campanha de compate ao crack também se fortalece", diz o coordenador geral do CSB, Marcelo Francisco.

Neste sábado, dia 08 de outubro, a partir das 13:30 horas (uma e meia da tarde) será realizada as inscrições para os jovens de Nossa Senhora do Ó, no campo da Usina Salgado. Todos os jovens interessados deverão comparecer no dia e horário marcado, com ficha assinada por seu responsável e a taxa de inscrição que será destinada aos gastos com treinadores. O jovem selecionado para a equipe do CSB não pagará mensalidade para participar dos trabalhos do CSB. Essa seleção é o início dos trabalhos para a formação das equipes sub-15 e sub-17 para participarem do Campeonato Pernambucano infantil / juvenil de futebol 2012. As inscrições serão direcionada para os jovens entre 13 à 16 anos de idade completos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MARTUR É PARCEIRA DO CSB

A Martur completa quatro meses de parceria com o CSB (Craque Só de Bola), "doando" uma viagem ao mês para o projeto.

A Martur foi a primeira empresa a aderir ao programa "DOAÇÃO DE SERVIÇOS". Este programa visa justamente buscar diante de diversas empresas a "doar" um serviço a qual a empresa domina, ou seja, a empresa de transporte doa transporte, secretaria de saúde doa exames, etc.

"Sempre temos atividades nos finais de semana e o transporte é de suma importância para o deslocamento dos nossos jovens", diz o coordenador do projeto, Sr. Marcelo Francisco.

Além da Martur, a empresa Borborema também doa uma viagem ao mês para o CSB.

JOVENS DO CSB TÊM AS MELHORES MÉDIAS ESCOLARES

Um dos objetivos do CSB (Craque Só Bola) é fortalecer o interesse do jovem pela educação secular, incentivando a frequência escolar e buscando melhorar suas notas através de trabalhos onde o jovem perceba que a escola é o espaço para o seu desenvolvimento cognitivo.

Uma das exigências do CSB é que o jovem esteja frequentando a escola e que o mesmo tenha suas notas dentro da média. Isto vem ocorrendo porque o jovem que participa do projeto Craque Só de Bola, conhece a impontância do projeto para a sua vida e busca melhorar cada vez mais a sua participação dentro do CSB. E isso se reflete nas notas escolares, porque o jovem quer continuar a sua participação nas atividades esportivas.


Os nossos jovens também têm a oportunidade de desenvolver dentro do CSB atividades em grupo (área didática) onde realizam trabalhos e atividades sempre com o tema "drogas" para que possam fixar os malefícios que elas provocam.

"O jovem quando é incentivado a buscar, pesquisar, ele entende que o seu conhecimento deve ser usado para o seu próprio desenvolvimento e que isso vai levá-lo a ter um futuro com mais perspectivas", afirma o coordenador do projeto, Marcelo Francisco.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CSB REPRESENTA IPOJUCA EM EVENTO ESPORTIVO

O CSB (Craque Só de Bola) iniciou sua preparação para disputar o XVº ABERTO INFANTIL / JUVENIL DE FUTEBOL 2011, e o que era apenas uma participação para divulgar o projeto, os jovens do CSB já foram classificados para a 3ª fase do Aberto, sendo a única associação desportiva educacional de Ipojuca que está representando o município a nível estadual.

O que não estava na programação era que, com essa classificação, os gastos aumentam, e muito. Para se ter uma idéia, uma equipe como o CSB gastava (no pré campeonato) em torno de R$ 160,00 de lanche em todas as viagens do evento, sem contar com as diárias do treinador e preparador físico. Ainda sem contar com os materiais esporetivos que são importantes, como bolas, chuteiras, uniformes. Já a parte de transporte, o CSB realiza parceria com as empresas MARTUR e BORBOREMA, que "doam" uma viagem ao mês ao projeto.
O CSB une esporte e educação como meio de socialização dos jovens.
 As dificuldades não grandes, mas acreditamos que o poder público local (prefeitura) estará se sensibilizando com o projeto que mais cresce em nosso município, e o mais viável também, já que agrega meios de combate e prevenção as drogas no meio jovem.

A criança considerada o futuro de um país, deve ser abordada com mais respeito dando a ela prioridades nas diversas áreas sociais, como: educação, saúde, alimentação e moradia.



PALESTRAS NAS ESCOLAS

A sociedade escolar se preocupa muito com a questão das drogas nas escolas. Isso está provado pela grande procura dos diretores e diretoras de escolas, principalmente as escolas públicas.

A diretoria das escolas afirmam que as palestras sobre drogas ajudam de maneira clara e direta a prevenção e o combate dessas drogas ilícitas (e lícitas). Jovens mal informados sobre os malefícios das drogas e família ausente são as grandes falhas que envolve a falta de perspectivas dos nossos jovens. 

 "Quando se coloca de forma direta um tema, os jovens costumam se envolver de maneira mais direta, a ponto de até formular perguntas visando sanar as dúvidas que tinham antes das palestras", afirma o ministrar das palestras sobre drogas do CSB, Marcelo Francisco.

Quando se chama a atenção de alguém através de dinâmicas ou até mesmo pelo tema em questão, se busca, além de transmitir as informações, a conscientização daquilo que está sendo abordado. No caso das drogas, a assimilação é grande. Ao apresentar imagens de usuários e os efeitos que as drogas provocam, as reações são inúmeras.


As escolas públicas são os pontos (áreas) que se deve se investir mais no sentido do combate as drogas, porque é um espaço misto e democrático, ou seja, nos deparamos com vários estilos de comportamento e classe social (classe mais pobre economicamente).

As crianças são as mais que buscam essas informações, porque elas costuma utilizar uma grande característica: a curiosidade. Que pode ser usada para o bem como para o mal.

Por isto que devemos informar os nossos jovens na busca da curiosidade positiva, dando aos mesmos "armas" que possam ser usadas em prol do seu desenvolvimento como pessoa e futuro cidadão.


DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...