A sociedade escolar se preocupa muito com a questão das drogas nas escolas. Isso está provado pela grande procura dos diretores e diretoras de escolas, principalmente as escolas públicas.
A diretoria das escolas afirmam que as palestras sobre drogas ajudam de maneira clara e direta a prevenção e o combate dessas drogas ilícitas (e lícitas). Jovens mal informados sobre os malefícios das drogas e família ausente são as grandes falhas que envolve a falta de perspectivas dos nossos jovens.
"Quando se coloca de forma direta um tema, os jovens costumam se envolver de maneira mais direta, a ponto de até formular perguntas visando sanar as dúvidas que tinham antes das palestras", afirma o ministrar das palestras sobre drogas do CSB, Marcelo Francisco.
Quando se chama a atenção de alguém através de dinâmicas ou até mesmo pelo tema em questão, se busca, além de transmitir as informações, a conscientização daquilo que está sendo abordado. No caso das drogas, a assimilação é grande. Ao apresentar imagens de usuários e os efeitos que as drogas provocam, as reações são inúmeras.
As escolas públicas são os pontos (áreas) que se deve se investir mais no sentido do combate as drogas, porque é um espaço misto e democrático, ou seja, nos deparamos com vários estilos de comportamento e classe social (classe mais pobre economicamente).
As crianças são as mais que buscam essas informações, porque elas costuma utilizar uma grande característica: a curiosidade. Que pode ser usada para o bem como para o mal.
Por isto que devemos informar os nossos jovens na busca da curiosidade positiva, dando aos mesmos "armas" que possam ser usadas em prol do seu desenvolvimento como pessoa e futuro cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário