Há algum tempo atrás as escolas lecionavam a EMC (Educação Moral e Cívica) que abordava a educação como um todo, datas comemorativas, cantava os hinos, etc. Nesse tempo o aluno era incentivado a respeitar a sua pátria (o Brasil) e muitos cantavam os hinos do soldado, da bandeira e o nacional letra por letra. De alguns tempos para cá as grades curriculares das escolas mudaram e, para pior. Porque aquelas matérias que poderiam contribuir no desenvolvimento cidadão da criança e do adolescente não existem mais.
A matéria de Educação Moral e Cívica dava ao aluno um conhecimento de respeito a pátria e como se comportar como cidadão conhecedor dos seus direitos e deveres. Acontece que essa matéria foi justamente instinta na época do governo militar, o qual não queria muito que a população conhecesse seus direitos. Em um governo militar (ditatório) os alunos eram ensinados a respeitar e temer o governo e não a pátria.
Infelizmente com o passar do tempo perdemos o gosto por esta matéria que é de suma importância para o desenvolvimento social da criança e do adolescente. Acreditamos que a EMC pode agregar valores e fortalecer o combate da falta de informação das leis, incentivo a leitura e fortalecimento do conhecimento dos direitos sociais e individuais do cidadão. Podemos ter crianças em fase escolar que cresce aprendendo o que pode e o que não pode fazer.
Precisamos de jovens (que são o futuro do Brasil) mais conhecedores das leis para que possam entender que o Brasil (também a cidade que moram) precisa deles e que podem transformar situações anti-sociais que levam ao baixo índice no IDH nacional. Não queremos ver futuros adultos com orelhas furadas e tatuados, queremos ver jovens que sejam jovens mas que saibam que vai chegar um dia que eles (os jovens) assumiram as rédeas deste grandioso país.
O Craque Só de Bola acredita nisto e estará trabalhando para implantar em seus projetos o curso de EMC direcionado aos jovens inscritos na ONG. Buscaremos parcerias e contato com o poder público municipal para que, pelo menos, o EMC seja implantado em nossa ONG e, quem sabe, um dia, possa voltar a grade curricular das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário