terça-feira, 21 de agosto de 2012

IPOJUCA E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS



"A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são portanto conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem".


(Emile Durkheim - conhecido como um dos pais da sociologia moderna)



Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto comMax Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.



DIFERENÇA ENTRE GRUPO E INSTITUIÇÃO SOCIAL

Apesar desses conceitos serem interdependentes, grupo e instituição social são duas realidades distintas. Os grupos sociais se referem a indivíduos com objetivos comuns, envolvidos numprocesso de interação mais ou menos contínuo. Por outro lado, as instituições sociais se referem a regras e procedimentos dos diversos grupos.
Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar.

Interdependência entre as instituições

Vamos buscar o caso da escravidão no Brasil. A escravidão mostrou-se como uma instituição que existiu no Brasil até 1888. Com a mudança da lei, ocorreu uma modificação básica na instituição econômica do país: os trabalhadores passaram a receber salário pelo trabalho realizado a um empregador. A instituição familiar, a religiosa e a educativa sofreram influências do processo e necessitaram reorganizar seu sistema de status, seus padrões de comportamento e suas normas jurídicas em relação aos negros. Uma instituição não existe isolada das outras. Todas possuem uma interpendência, de forma que, uma modificação em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores em outras.

Ipojuca, como outras cidades, devem investir nas instituições sociais, porque são elas que compõem os grupos que representam a sociedade (família, jovem, trabalhador, etc).

O poder público municipal deve identificar essas instituições sérias e buscar apoiar seus trabalhos. Porque são elas (as instituições) que fortalecerão as ações sociais do poder público e indicarão onde e como aplicar o dinheiro público. Simples assim.

Infelizmente, as instituições sociais ipojucanas (associações, ONG, etc) não têm credibilidade diante do poder público local. Talvez seja cultura (costume) que faz com que o pensamento do político e da própria sociedade não valorize esse grupo representativo. Nem o poder público dá espaço e nem as instituições buscam seus direitos. Se cria uma impasse social, um esperando pelo outro. Ainda há a questão de que o poder público tem "medo" de criar "novos grupos políticos" que podem se voltar contra eles, ou seja, se o poder público apoia determinada instituição e suas ideias, poderá o grupo (instituição) quando estiver com o seu espaço definido na sociedade (credibilidade) poderá ser criado um novo poderia político que poderá "destruir" o poder atual. 

São pensamentos iguais a estes que os problemas sociais estão sendo tratados em segundo plano. As instituições sociais poder e devem ser parceiras do poder público municipal, estadual ou federal. Fortalecendo assim as ferramentas de combate aos problemas da comunidade. 

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...