Letra feia ou...DISGRAFIA?
Atenção...nem sempre, quando a criança apresenta uma letra feia, escreve fora das linhas ou é quase impossível decifrar o que ela escreve, se trata de preguiça ou desleixo.
A criança pode apresentar um quadro de... disgrafia, que tem a ver com dificuldades a nível da coordenação motora fina, que dificulta imenso tudo o que tenha ver com actividades e tarefas mais minuciosas como é o caso da escrita.
A disgrafia NÃO está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual mas apresenta características que, se não forem trabalhadas prejudicam seriamente o desempenho escolar da criança:
- Lentidão na escrita.
- Letra ilegível.
- Escrita desorganizada.
- Traços irregulares, ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou, pelo contrário, muito leves.
- Desorganização geral na folha por não possuir uma adequada orientação espacial.
- Desorganização no modo como escreve textos, pois as crianças com esta problemática não observam a margem, acabando por parar muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
Atenção...nem sempre, quando a criança apresenta uma letra feia, escreve fora das linhas ou é quase impossível decifrar o que ela escreve, se trata de preguiça ou desleixo.
A criança pode apresentar um quadro de... disgrafia, que tem a ver com dificuldades a nível da coordenação motora fina, que dificulta imenso tudo o que tenha ver com actividades e tarefas mais minuciosas como é o caso da escrita.
A disgrafia NÃO está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual mas apresenta características que, se não forem trabalhadas prejudicam seriamente o desempenho escolar da criança:
- Lentidão na escrita.
- Letra ilegível.
- Escrita desorganizada.
- Traços irregulares, ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou, pelo contrário, muito leves.
- Desorganização geral na folha por não possuir uma adequada orientação espacial.
- Desorganização no modo como escreve textos, pois as crianças com esta problemática não observam a margem, acabando por parar muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
É importante ter em atenção que a criança com disgrafia não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Se o seu filho apresenta algumas destas características deve consultar um psicólogo ou um neuropsicologo para que se possa efectuar um adequado diagnostico e assim ajudar a criança a minimizar as suas dificuldades nessa área.
Fátima Poucochinho
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