A ADEC está buscando parceiros para implantar o programa CLUBE DA LEITURA, que visa combater o analfabetismo funcional em Ipojuca. Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
No Brasil, cerca de 75% da população é analfabeta funcional. Dessas pessoas, 4% chegaram até o ensino superior. Apenas 25% possui habilidades plenas com a escrita e com os números. A avaliação que levou a esses resultados é feita por meio de entrevistas e testes que analisam as habilidades de leitura, escrita e matemática, em brasileiros que tenham entre 15 e 64 anos de idade. Entre analfabetismo básico e o pleno existe uma lacuna de anos, que ainda não se preencheu.
Crianças de até 8 anos de idade tem sido avaliadas e demonstraram aprendizado inadequado em leitura, escrita e matemática no final do terceiro ano do ensino fundamental. A base está corroída. Os buracos e lacunas só crescem, não adianta passar de ano.
O Clube da Leitura tentará dar um novo espaço para que se combate esse grande mal que é o analfabetismo funcional. Através de aulas exclusivas de interpretação de texto e de redação, a criança começará a se familiarizar com as letras e, através da leitura (um livro por semana), a criança poderá escrever o que entendeu na leitura e, através de encontros semanais, socializar com o seu grupo o tema do livro lido, o autor, os personagens, etc. Desta maneira espera-se que a criança possa começar a gostar e a entender a importância da leitura.
Para que possamos implantar o Programa Clube da Leitura, a ADEC está buscando parcerias que possam fortalecer vínculos para desenvolver o programa. "Uma das necessidades é o espaço é o espaço físico para implantar o programa, já que será necessário espaço para as aulas e para a biblioteca", afirma o Diretor da ADEC, Roberto Chagas.
A ADEC espera encontar parceiros que entendam a importância do Clube da Leitura para que se possa implantar esse grande programa, juntamente com educadores da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário