Muitos estudiosos, passando pela filosofia à psicologia, tem se debruçado para o entendimento da formação humana, analisando o comportamento social e pessoal dos indivíduos com o mundo e consigo mesmos. A psicologia educacional do esporte expressa seus pensamentos através de métodos de planejamentos pedagógicos com a ideia de humanização no processo de formação do ser que tem como objetivo intrínseco a continuidade de forma autônoma, tornando-a parte da personalidade do homem, mesmo este não sendo um atleta no futuro, mas os ensinamentos que o esporte lhe deu, o acompanhará ao longo de sua vida e mantendo vivo o cultivo para os seus espaços sociais e tomando conta de si, compreendendo a estrutura, dinâmica e interdependência através dos seguintes aspectos:
• Corporeidade
• Comportamento
• Impulsos
• Emoções
• Sentimentos
• Pensamento
O conceito de esporte educacional surge a partir da Carta Internacional da Educação Física, elaborada pela UNESCO, que renovou os conceitos do esporte em função da reação mundial pelo uso político do esporte durante a Guerra Fria.
No Brasil a prática do esporte educacional é bastante recente, iniciando-se alguns debates apenas em 1985, por ocasião dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Em 1993 a Lei 8672/1993 e o Decreto 981/1993 reforçam o conceito de esporte educacional ao afirmar que a hipercompetitividade e a alta seletividade invalidam a prática esportiva educacional que deverá promover os seguintes itens:
• Base de competência física e conhecimento das atividades físicas
• Crescimento e desenvolvimento
• Entendimento da importância de um estilo de vida saudável
• Autoestima positiva no contexto da Educação Física
• Habilidades que possam ajudar a resolver problemas cooperações com outros nos contextos do esporte e da atividade física
• Interesse ao longo da vida para um engajamento e afinidade para atividades físicas.
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