A ACSB vai muito além dos projetos esportivos, porque se integra em suas ações a preocupação constante do desenvolvimento físico e cognitivo da criança. O esporte é fundamental, porque agrega saúde, bem estar, coletividade, inclusão, etc. Já as ações educativas (o esporte também é uma ação educativa) que envolve atividade de fortalecimento da escrita e incentivo a leitura; vem a ser um programa que vem tendo grande repercussão e elogios dos pais das crianças que participam do Clube da Leitura.
No último encontro com os pais (no dia 14 de junho), foram recebidos elogios referentes ao Clube da Leitura. Um mãe afirmou que o seu filho está lendo mais, ou seja, ela percebe (e ver, constantemente) seu filho lendo um livro em casa. Esta mãe está se referindo a uma das atividades do Clube da Leitura, onde a criança escolhe um livro a ser lido, leva para casa, ler e constrói um resumo daquilo que foi lido. Com essa atividade, a criança está trabalhando a leitura, a escrita e a sua compreensão do texto.
Ações de desenho ajudam a criatividade do aluno. |
Em troca, o aluno está acumulando horas (carga horária) de atividades, onde, no final do ano, essas "horas" serão somadas, as maiores carga horárias receberão medalha, certificado e presente surpresa.
"Tudo na vida deve ter incentivo. E não é diferente na leitura; a criança deve se sentir incentivada para começar uma atividade que ela não tinha costume de fazer", afirma Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB.
A ACSB quer ver o projeto CLUBE DA LEITURA crescendo cada vez mais, ajudando a criar novos leitores que compreendam que ler faz parte do seu próprio desenvolvimento como pessoa. No Brasil, a média de livros lidos por ano é de 3 livros; já na França, essa média é de 11 livros por ano. Neste mês de junho, os alunos lerão um livro por semana, totalizando 4 livros ao mês (superando, e muito, a média nacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário