A ACSB trabalha dentro de três áreas: educação, cultura e esporte. Nesta última, a ACSB tem como "carro chefe" que incentiva as crianças a participarem das outras demais. O esporte como fator educacional e de inclusão, vem sendo uma grande ferramenta de linguagem entre a instituição e as crianças inscritas nos projetos. "O futebol tem uma característica muito interessante, consegue unir as pessoas na prática e torcida, respeitando seus interesses e incentivando a busca de se aperfeiçoar (saber ganhar e saber perder), pelo menos é isto que buscamos transmitir para as nossas crianças", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Primeira reunião com a Liga de Futebol Ipojucana, para iniciar os preparativos referentes ao torneio de futebol sub-13 e sub-15, em junho. |
Na primeira reunião com a Liga Ipojucana, a ACSB foi representada pelo Coordenador Pedagógico, Marcelo Francisco, o qual informou que a ACSB só iria participar da categoria sub-13, no Campeonato. Apesar da ACSB ter as duas categorias (sub-13 e sub-15), o grupo de crianças do sub-13 está mais completa e preparada para o torneio. Ao contrário do sub-15, que, após o seu cadastramento, muitos alunos (e seus pais) não entregaram os seus documentos dentro do prazo, acarretando um grande desfalque no grupo.
A ACSB preserva muito as ações referentes ao esporte, em especial ao futebol, porque agrega grande aprendizado quando se trata das crianças; as questões de saber ganhar e saber perder, jogo coletivo, humildade, fortalecimento do senso de respeito entre os alunos, etc.
Na segunda reunião com a Liga Ipojucana, a SEJUVE (Secretaria de Juventude e Esportes de Ipojuca e que tem como secretário o Sr. Miquéias Silva) esteve presente Sr. Edvan Santana e o Sr. Ricardo Rocha com uma grande notícia: que iria patrocinar o Torneio das categorias sub-13 e sub-15, fazendo com que os grupos tivessem mais condições de participarem do evento. "Inicialmente a Liga tinha solicitado dos grupos uma taxa de inscrição para que ajudasse no pagamento da arbitragem e na premiação. E com a inclusão da Secretaria de Esportes no torneio, garantiu a premiação e os grupos não pagarão a taxa de inscrição", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.
Agora, a ACSB só se preocupará em adquirir os uniformes e o transporte para a participação dos jogos do torneio. A ACSB participará com a sua categoria sub-13 com o nome do seu projeto social: CSB (Craque Só de Bola).
A maioria das crianças da categoria sb-13, participam do projeto Clube da Leitura, da ACSB. |
As crianças do projeto esportivo da ACSB também participam de um outro projeto: o Clube da Leitura. Que vem incentivando nossos jovens ao hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita como fator de inclusão e socialização. "Com o Clube da Leitura, estamos conseguindo fazer com que os alunos façam da leitura uma atividade diária. No Brasil, a média de livros lidos é de três livros por ano; na França, a média é de onze livros; já no Clube da Leitura, só para este mês de junho, os alunos estão programados a lerem quatro livros, escolhidos por eles próprios; muito acima da média nacional", afirma Marcelo Francisco (Coordenador Pedagógico da ACSB).
E dentro das ações educacionais, a ACSB quer se esforçar para que essas crianças também possam se sentir importantes, participando de eventos e atividades que agregue percepção, compromisso e responsabilidade; importantes no seu desenvolvimento.
Independente do resultado no Campeonato Ipojuca, a ACSB está captando recursos para inscrever as crianças da categoria sub-13 no Campeonato Pernambucano de Futebol sub-13, que será realizado em Agosto deste ano. Espera-se contar com o apoio da iniciativa privada e do governo municipal.
Alunos do Clube da Leitura e da Categoria sub-13, se esforçando nos treinos com bola parada. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário