segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO É PROGRESSO!



A ACSB vem desde 2008, utilizando o esporte como uma das linguagens juvenis para a sua integração na área educacional. Um país não pode se desenvolver sem uma educação ampla e democrática para o seu povo.

A educação não vem só de berço, como dizia os nossos avós; vem também de uma política pública voltada a valorização do professor, do aluno e da própria escola onde sempre foi um espaço de confraternização e aprendizado entre os jovens e seus mestres.

Mas a escola precisa ser estruturada e transformada de acordo com as necessidades sociais e culturais do local, ou seja, não podemos incluir uma educação na área rural, por exemplo, se não respeitarmos o conhecimento primário da criança (conhecimento do ambiente em que se encontra) ou incluir, na forma da pressão, o conhecimento urbano, sem ao menos valorizar o seu ambiente em que vive.

Os professores também têm que ser lembrados, não só por sua importância, mas, sobretudo, por ser um personagem necessário para esta transformação. O professor é um ser que, se não dermos aos mesmos ferramentas e incentivos para ajudá-lo a fortalecer essa educação, não chegaremos a lugar nenhum. Mas o jovem também precisa entender que a sua educação (desenvolvimento como pessoa pensante) deve ser aprimorada por ele mesmo, ou seja, o jovem não pode ficar apenas bitolado em ouvir o que se está falando em sala de aula mas, também, deve usufruir dos incentivos e dos conhecimentos que o professor e professora lhe dá, buscando aprender mais e mais, independente de sua condição ou classe social.

A Educação é a porta do desenvolvimento de qualquer país!
O Craque Só de Bola acredita nisto!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Campanha Solidária: MÃO ABERTA

A ACSB, está lançando a partir desta semana, a Campanha Solidária "MÃO ABERTA", que visa receber apoio financeiro de pessoas físicas ou jurídicas, durante 04 (quatro meses) para apoiar as ações esportivas, educacionais e culturais da Associação Craque Só de Bola, em Ipojuca.

A Campanha visa arrecadar apoio financeiro durante quatro meses (agosto à novembro/2015), através do comercio e/ou pessoas físicas.


O valor arrecadado será direcionado às ações esportivas e educacionais da ACSB. Estima-se arrecadar em torno de R$ 1.000,00 (um mil reais) por mês. O valor estipulado mínimo é de R$ 60,00. Outros valores podem ser doados. Informações através do nosso e-mail: craquesodebola@hotmail.com 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Esporte educativo e inclusivo

Desde a criação do projeto esportivo da ACSB, que foi idealizada como incentivador de outros projetos, está sendo investido nos trabalhos de melhoria técnica e estrutural, dando aos seus alunos a oportunidade de participarem de eventos esportivos onde dantes, eram destinados apenas a classe média alta e/ou à jovens indicados por equipes de renome.

Com o esporte inclusivo da ACSB, o aluno terá oportunidade de participar de eventos esportivos salutares (desde que esteja em pleno gozo de sua saúde), dando ao mesmo a valorização necessária (e importante) para o seu desenvolvimento. Com o esporte inclusivo, a ACSB ainda oferece o programa Clube da Leitura, que visa o incentivo a leitura, direcionado aos jovens atletas.


A grande maioria dos alunos participam do Clube da Leitura, apenas os alunos que estudam em escola de tempo integral e os alunos que residem em localidades distantes, é que não têm como participarem do programa. Mas os quase trinta alunos, entre 9 e 14 anos de idade, fazem o maior esforço para desenvolver o seu ato de ler em um ambiante sadio e prazeroso. 

Ultimamente, o Clube da Leitura consegue fazer com que o aluno leia um livro por semana, bem maior que a média nacional (três livros por ano) e superior a média mundial (11 livros por ano na França). Fazendo com que o Clube da Leitura seja uma grande ferramenta de incentivo a leitura.

Alunos participando do Clube da Leitura na ACSB

Já no esporte, a ACSB vem formando alunos das categorias sub 15 e sub 17 (futebol) para participarem de campeonatos locais de futebol. "Hoje percebemos que os nossos alunos estão preparados para participarem de eventos esportivos, onde possam mostrar o seu potencial como pessoa social e em desenvolvimento", afirma o Diretor Presidente da ACSB, Marcelo Francisco; "Os alunos agora podem se sentir valorizados e podem até mesmo sonhar em ser um jogador profissional de futebol, a partir do esporte inclusivo", completa Marcelo Francisco.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pedofilia no futebol

O esporte é sem dúvida uma linguagem de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que querem seguir sua vida no esporte profissional. Sabemos que não é fácil ser um jogador de futebol no Brasil. A concorrência é grande, a família tem que se envolver financeiramente na compra de material esportivo, etc.

Por causa desses motivos citados (e outros) é que o assédio sexual está aumentando no meio esportivo, principalmente nas escolinhas de futebol, onde existem algumas pessoas que se aproveitam das condições financeiras do garoto, que muitas vezes não tem condições de se manter em uma escolinha mais profissional e, através da sua falta de estrutura, algumas pessoas do meio do futebol prometem material esportivo, titularidade na equipe, etc. em troca de favores sexuais.



Como evitar que o seu filho seja assediado sexualmente, não só no esporte mas, também, em qualquer lugar? 

1) A família tem que conhecer melhor quem está por trás desses equipes e escolinhas de futebol;
2) Acompanhar constantemente as atividades dos filhos, principalmente nos momentos de viagens e de jogos;
3) Dialogar com o seu filho para que entendem o que é um assédio e que ele não está só;
4) Observar se há comportamento estranho do seu filho, se está muito calado, se desconfia de todos e/ou se alimenta mal;
5) Fazer o possível para apoiá-lo no seu sonho esportista, na aquisição de material esportivo, etc.;
6) Desconfie sempre se o seu filho está saindo muito acompanhado por alguém da comissão técnica da equipe (talvez isso possa ser prova de assédio);
7) Etc.

A ACSB faz encontros periódicos com pais e familiares dos seus alunos, orientando-os e informando-os sobre esse tema. Mas sobretudo, a criança deve aprender a se defender e a denunciar esse tipo de crime. Mas a família deve estar atenta sempre.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Em busca do título de UPM

A ACSB vem tentando a cada ano manter as suas ações fortes e em pleno desenvolvimento. Para tanto, uma gana de ferramentas são necessárias: a) participação da comunidade; b) diretoria presente; c) ações sistemáticas; d) apoio e parcerias; etc. Essa última, tão importante, que tem como objetivo fortalecer os projetos através de programas sociais mantidas pelo governos municipal, estadual e/o federal.

No caso da UPM (Utilidade Pública Municipal), que é um título cedido pelo governo municipal, vem a ser um título onde o próprio governo municipal reconhece determinada instituição social da cidade e suas ações em prol da comunidade. O titulo fortalece a cooperação entre as instituições. A ACSB está buscando, através do Presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, Sr. Olavo Aguiar, que por sua vez encaminhará o pedido ao prefeito de Ipojuca, Sr. Carlos Santana para a conquista deste título, como forma de reconhecimento pelas ações realizadas nas áreas do esporte e educação.


A própria Lei Orgânica de Ipojuca, reconhece as instituições filantrópicas, fundações e associações sem fins lucrativos, como "Membros Cooperadores" municipal. A ACSB não é diferente; busca com esse título, encaminhar outros projetos para captar recursos através do governo municipal e também de empresas locais. 

sábado, 8 de agosto de 2015

Futebol Inclusivo

Neste sábado (08/08), a ACSB realizou seu terceiro dia de avaliação para os trabalhos de formação das categorias Sub 15 e Sub 17. Os trabalhos já foram realizados em nos campos de futebol de Porto de Galinhas, Engenho São Paulo e, hoje, no Engenho Santa Rosa.

Apesar da chuva forte no início do dia, o trabalho não foi afetado, sendo avaliados mais alguns alunos que compareceram a atividade. "Sabemos o quanto é difícil realizar esse tipo de trabalho, quando se está iniciando uma pré-temporada; mas essa é a única maneira de ver os erros e os acertos, bem como descobrir novos talentos para compor o elenco", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.



Com a participação de 30 alunos, os trabalhos de avaliação foram divididos em: alongamento, aquecimento e coletivo. Nesse último, foram testados alguns alunos em mais de uma posição, para mostrar a diversificação do atleta. Infelizmente alguns alunos não demonstram conhecimento técnico com a bola, dificultando a sua avaliação. 

Mas, mesmo com a falta de domínio técnico, a grande maioria dos alunos que comparecerem têm condições de disputar um campeonato local ou até mesmo intermunicipal.   

terça-feira, 4 de agosto de 2015

PALESTRAS TEMÁTICAS

A ACSB vem realizando periodicamente palestras temáticas com seus alunos. A proposta é tirar dúvidas e/ou mostrar a verdade sobre determinado tema. As palestras são realizadas no espaço da associação, e em caso de mais pessoas, as palestras são realizadas na Escola Municipal Joaquim do Rego Cavalcanti, em Ipojuca.  

As palestras são importantes para fazer com que os jovens possam ter um conhecimento mais amplo sobre vários assuntos (já que os jovens não acompanham os noticiários), como drogas, sexualidade, capacitação profissional, esporte, etc.


Palestra realizada na Escola Joaquim do Rego Cavalcanti, em 2014

A maioria dos alunos entendem a importância das palestras, participando amplamente. "Acredito que essas palestras temáticas dão aos jovens a oportunidade de tirarem suas dúvidas, onde muitas vezes, a própria família não o faz.", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Infelizmente a maioria dos nossos jovens têm seus pais separados, fazendo com que haja uma lacuna aberta em seu próprio desenvolvimento como jovem e cidadão. Para os pais e familiares, a principal preocupação é referente as drogas (lícitas ou ilícitas). Os pais temem que, mesmo com o diálogo em casa, os filhos possam seguir caminhos ligados ao vício.

Os projetos da ACSB é envolver os jovens no incentivo a leitura e a prática do esporte. No tocante ao esporte, a ACSB busca inscrever seus alunos em eventos esportivos, como parte da inclusão social. Muitos jovens atletas sonham em jogar em grandes clubes, mas antes, devem (e precisam) ser valorizados  para que possam ter a oportunidade de serem incluídos em eventos esportivos municipais e/ou estaduais. 

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...