O esporte é sem dúvida uma linguagem de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que querem seguir sua vida no esporte profissional. Sabemos que não é fácil ser um jogador de futebol no Brasil. A concorrência é grande, a família tem que se envolver financeiramente na compra de material esportivo, etc.
Por causa desses motivos citados (e outros) é que o assédio sexual está aumentando no meio esportivo, principalmente nas escolinhas de futebol, onde existem algumas pessoas que se aproveitam das condições financeiras do garoto, que muitas vezes não tem condições de se manter em uma escolinha mais profissional e, através da sua falta de estrutura, algumas pessoas do meio do futebol prometem material esportivo, titularidade na equipe, etc. em troca de favores sexuais.
Como evitar que o seu filho seja assediado sexualmente, não só no esporte mas, também, em qualquer lugar?
1) A família tem que conhecer melhor quem está por trás desses equipes e escolinhas de futebol;
2) Acompanhar constantemente as atividades dos filhos, principalmente nos momentos de viagens e de jogos;
3) Dialogar com o seu filho para que entendem o que é um assédio e que ele não está só;
4) Observar se há comportamento estranho do seu filho, se está muito calado, se desconfia de todos e/ou se alimenta mal;
5) Fazer o possível para apoiá-lo no seu sonho esportista, na aquisição de material esportivo, etc.;
6) Desconfie sempre se o seu filho está saindo muito acompanhado por alguém da comissão técnica da equipe (talvez isso possa ser prova de assédio);
7) Etc.
A ACSB faz encontros periódicos com pais e familiares dos seus alunos, orientando-os e informando-os sobre esse tema. Mas sobretudo, a criança deve aprender a se defender e a denunciar esse tipo de crime. Mas a família deve estar atenta sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário