segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Esporte e Educação

Cada vez mais os esportes vem revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.

Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social. O Projeto Craque Só de Bola, do Espaço Futuro, vem unindo o esporte como incentivador e fortalecedor da leitura, através de um outro projeto, o Clube da Leitura, incluindo a leitura dentro do espaço esportivo.

Atletas se envolvem com a iniciativa do futebol como incentivador da leitura.

Como o esporte, de um modo geral, é uma linguagem jovem, consegue atingir crianças e adolescentes de todas as classes sociais, dando a oportunidade de unirmos o útil ao agradável. Com um número muito grande de analfabetos funcionais em nossa cidade, o Clube da Leitura vem a ser uma ferramenta de combate a esse grande mal, bem como, vem incluir o que o jovem mais gosta (esporte) com aquilo que ele necessita para o seu futuro (educação).

Vamos apoiar!

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...