A ACSB foi fundada em 2008, em Camela, distrito de Ipojuca-PE, em 22 de outubro de 2008, mas só sendo registrada em 2011, após muito trabalho e dedicação do seu fundador, Marcelo Francisco. Com a participação de amigos e simpatizantes, a ACSB (Associação Craque Só de Bola), cresceu, após um trabalho árduo, onde se misturou esporte e educação, direcionados à crianças e adolescentes de Camela. Em 2009, a ACSB foi instalada em Ipojuca/Centro, e em 2012, em Nossa Senhora o Ó, outro distrito de Ipojuca.
Mas, por falta de estrutura, a ACSB fechou as atividades dos grupos de Camela e e Nossa Senhora do Ó, limitando-se apenas ao grupo de Ipojuca/Centro, o qual se tornou o grupo principal (e único) da cidade. Mesclando esporte (futebol) e educação (leitura), a ACSB também desenvolveu outros projetos educacionais de interesse popular, como o "Rebrincar" e o "Projeto Catavento". Os projetos são destinados à conservação das brincadeiras infantis e o combate ao Trabalho Infantil, respectivamente.
Hoje, além dessas ações, o Projeto Drible de Letra, vem se destacando no combate ao analfabetismo funcional, onde crianças e adolescentes são incentivados a participar uma vez na semana de uma roda de leitura, na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, em Ipojuca. A leitura vai de Dante Aliguiere até Jorge Amado, sem restrições. Além da roda de leitura, são feitas rodas de debates, que ajudam aos participantes a desenvolver o seu senso crítico sobre diversos temas.
Marcelo Francisco, Fundador da ACSB, em Ipojuca. |
Todas as ações e projetos são de idealização do Educador e Pedagogo, Marcelo M. Francisco, que sempre viu o esporte como ferramenta educacional. Desde 2008, ele vem trabalhando com o futebol como uma "linguagem jovem e atraente", que visa, através de atividades esportivas, incentivar a criança e o adolescente a valorizar as ações educacionais. A diretoria da ACSB e alguns voluntários, apoiam essas atividades, sem falar dos pais dos jovens que, apoiam, não só moralmente, mas também financeiramente, sempre que se precisa de material esportivo ou outras necessidades.
Neste ano de 2017, a ACSB tenta buscar parceiros que possam ajudar a replicar os projetos para as diversas áreas da cidade, bem como cidades circunvizinhas. A educação através do esporte é uma realidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário