domingo, 11 de junho de 2017

PARCEIROS EDUCACIONAIS

A ACSB (Associação Craque Só de Bola), é uma instituição não governamental sem fins econômicos, e tem como objetivo, formar cidadãos através de ações voltadas à educação e ao esporte. O esporte é uma ferramenta juvenil para que se possa incentivar a criança e/ou o adolescente para participar das outras atividades de cunha educativo, como o projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra, por exemplo. 

As ações da ACSB visa incorporar projetos no contra turno escolar do jovem. Projetos estes que fortaleça o seu desenvolvimento como cidadão e como pessoa em crescimento físico e intelectual. Para tanto, além do Drible de Letra, a ACSB dispõe de outros projetos educativos, que visam o fortalecimento da educação da criança e do adolescente. Para que esses projetos possam dar certo, é de suma importância parceiros fortes que possam cooperar no desenvolvimento e na duplicação dessas ações. 

Portanto, a ACSB estará buscando o apoio (e parceria) da Secretaria de Educação de Ipojuca, para que se possam replicar três projetos educacionais e de cunho social, direcionado às crianças e adolescentes. São eles:



O Projeto de Drible de Letra, é um projeto direcionado ao incentivo à leitura, e tem como principais participantes, alunos dos projetos esportivos da ACSB. O Drible de Letra foi idealizado no momento em que se percebeu que a leitura é importante para o desenvolvimento intelectual do jovem, bem como fortalece o vocabulário e a escrita.


O "Rebrincar" quer resgatar as brincadeiras infantis a tanto esquecidas na vida das crianças. Vivemos em uma geração direcionada a tecnologia, que faz com que a criança seja obrigada a "crescer" (intelectualmente) antes do tempo. A criança tem que ser criança, e por sua vez, brincar como criança. Existem muitas crianças desta geração que não sabem mais brincar. Apenas os meninos (pelo menos a maioria) iniciam suas brincadeiras com uma bola de futebol, incentivado pelo pai. Mas as brincadeiras de roda, bola de gude, carrinho de madeira, pião, pula corda, amarelinha, etc. Caíram no esquecimento dos próprios pais e, infelizmente, da própria escola.


O Projeto Catavento vem a ser uma ação que tenta tirar as crianças menores de 14 anos de idade, do trabalho, que venha a prejudicar seu desenvolvimento como criança e a sua vida escolar. O projeto tem como ação, resgatar a criança do trabalho infantil, incluir as mesmas em atividades recreativas e educacionais, cooperando na sua educação (reforço escolar, leitura, etc), bem como, fortalecer o vínculo familiar, apoiando os pais nas necessidades básicas (alimentação, capacitação profissional, etc), até os mesmos puderem assumir a educação do filho, de maneira que a criança cresça saudável, física e intelectualmente.  

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...