Na última quinta-feira (223/03) a ONG Craque Só de Bola realizou o encontro com secretarias municipais em Ipojuca-PE. Apesar de comparecer apenas duas secretarias (secretaria de saúde e secretaria de segerança cidadã) e representante do Ministério Público, foi apresentado sugestão de prevenção e combate as drogas, o NUPREC (Núcleo de Prevenção e Combate as Drogas). A criação dos núcleos no centro de Ipojuca e nos principais distritos (Camela, N. Sra. do Ó e Porto de Galinhas) pretende criar campanhas e programas de combate as drogas nessas localidades.
"Cada local tem sua particularidade, com seus próprios problemas e barreiras sociais, por isto que deverá ter um núcleo em cada ponto da cidade", afirma o coordenador da ONG, Marcelo Francisco. Além da apresentação do NUPREC, na reunião, foi sugerido pelo representante da secretaria cidadão de Ipojuca, Sr. Aristóteles Júnior, um treinamento sobre repressão direcionado aos guardas municipais, porque a guarda municipal ainda não sabe como abordar os usuários de drogas nas ruas ou quando achar necessário.
Essa preocupação é viável, porque a guarda municipal não está preparada para enfrentar de frente usuários que, na maioria dos casos, são jovens que se sentem ofendidos e humilhados, a ponto de no momento de ser repreendido com violência, o mesmo responderá com violência e uma respposta branda poderá até criar um vínculo de confiança para, quem sabe, encaminhar esse usuário ao seu devido tratamento.
A ONG Craque Só de Bola encaminhará ofício a secretaria cidadã de Ipojuca para buscar informações sobre o real interesse deste treinamento e entrar em contato com órgãos que possam também fortalecer essa capacitação que também faz parte da "repressão sadia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário