domingo, 23 de setembro de 2012

E O ESPORTE, COMO FICA?

Nessas eleições deste ano de 2012 em Ipojuca os candidatos estão cada vez mais ansiosos, porque está chegando na reta final de suas campanhas. O povo (eleitores) com certeza já escolheram seus candidatos (pelo menos a maioria) para prefeito e vereador. Acontece que alguns candidatos estão mais preocupados em atingir a imagem do outro do que para apresentar propostas.

Quando apresentam alguma coisa é aquilo que já sabemos. O Básico: saúde e educação. Mas quando se fala de esportes em Ipojuca a coisa fica meio que sem sentido. Alguns falam que "irão melhorar o esporte em Ipojuca", outros dizem "o esporte precisa melhorar". Mas o que eles querem dizer com isto? Os candidatos não reuniram clubes esportivos da cidade para discutirem os problemas, nem tão pouco conhecem as escolinhas de futebol que vivem a trancos e barrancos para sobreviverem.

Os três estádios de futebol da cidade estão fechados ao público. Existe apenas uma quadra poliesportiva em Ipojuca e não temos nenhuma equipe esportiva participando de campeonatos de basquete, vôlei. Temos a equipe do Ipojuca Atlético Clube de Futebol que está participando do Campeonato A2 do pernambucano, mas a trancos e barrancos, sem nenhum investimento considerável para disputar uma competição para subir para a série A, mas agora tem que lutar para se manter no série B.


Infelizmente não temos uma política voltada ao lazer, ao bem estar social, a família. Porque, quando entenderem que o esporte contempla tudo isto, talvez possam valorizar mais os desportistas ipojucanos.

Nós não queremos apenas criticar a falta de projetos concretos para o esporte dos candidatos, mas vamos apresentar aqui o que esses candidatos poderiam fazer, caso fossem eleitos:

1) CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS ESPORTIVAS, FORMADAS POR QUADRAS POLIESPORTIVAS, MINI CAMPO DE FUTEBOL E ESPAÇO PARA ACADEMIA, COM PROFISSIONAIS DANDO ORIENTAÇÃO DE COMO FAZER UM BOM EXERCÍCIO FÍSICO;
2) REFORMA DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL DA CIDADE, PARA SEREM UTILIZADAS APENAS EM CAMPEONATOS E OUTROS EVENTOS ESPORTIVOS;
3) CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO ESPORTIVO DA CIDADE;
4) INCENTIVO DA CRIAÇÃO DE EQUIPES FEMININAS ESPORTIVAS;
5) CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS COM AS EMPRESAS DE PORTO DE SUAPE PARA O PATROCÍNIO DE EQUIPES EM CAMPEONATOS;
6) CADASTRAMENTO DAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL DA CIDADE;
7) IMPLANTAÇÃO DE QUADRAS ESPORTIVAS NA ZONA RURAL;

8) CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE.

Para que essas sugestões possam dar certo, ainda precisaríamos de políticos desportistas, ou seja, que conheçam a verdadeira necessidade do esporte local e que entendam dos seus problemas. Caso isso não aconteça ficará difícil acontecer a valorização desta área importante para a comunidade. Resta agora esperar o dia 7 de outubro, para ver quem vai vencer as eleições e esperar a sua gestão como prefeito para sentirmos as mudanças no esporte.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...