quinta-feira, 6 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA...

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

A Independência de Pernambuco: Nenhuma região brasileira promoveu tantas revoluções de consequências tão drásticas quanto Pernambuco. Em menos de uma década, perdeu dois terços de sua extensão original, ficando reduzido a uma nesga faixa de terra com 98.311 quilômetros quadrados, tamanho da pequena Santa Catarina e inferior ao Ceará e ao Piauí. Entre 1817 e 1824, a província foi sistematicamente fatiada, retalhada, castrada e espoliada no seu território por razões políticas. O regime de emagrecimento forçado nos seus domínios foi o preço que Pernambuco pagou pelas guerras e revoluções que liderou nesse período.

A Independência de Ipojuca: Quando os holandeses invadiram Pernambuco, já haviam diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do Capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa deu-se em 23 de julho de 1645.
Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial; Galinhas ganhou esse nome porque era assim que se se referia aos escravos chegados da África, naquele período.

Como vemos, Ipojuca já pensava em sua independência dois séculos antes da Independência do Brasil. Infelizmente a grande maioria do povo ipojucano não sabe desta história, nem sequer sabe quem foi Amador de Araújo e nem sabem da data que se comemora a expulsão dos holandeses das terras ipojucanas. Neste ano de 2012, Ipojuca fez 367 anos de sua independência, ao expulsar os holandeses (23 de julho) e não foi feita nenhuma menção sobre o fato nem mesmo nas escolas. É uma pena. Mas acreditamos que mesmo sem o povo ipojucano saber, Ipojuca continua firme e em desenvolvimento, mas esperamos que a sua história seja contada para as gerações futuras. Parabéns, Ipojuca!

Pernambuco e Ipojuca fazem parte do fortalecimento econômico do Brasil.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...