terça-feira, 29 de abril de 2014

CLUBE DA LEITURA VOLTA A TODA VAPOR


A ACSB (Associação Craque Só de Bola) voltou, neste terça-feira (29/04) a realizar o projeto CLUBE DA LEITURA, que estava parado desde março deste ano. A volta da atividade contou com 15 alunos (turmas da manhã e tarde).  Os alunos participaram de atividades como,"destrava língua", percepção e de leitura (é claro). Que culminou na escolha, pelos alunos, do gênero preferido de leitura (aventura, suspense, ação, etc.). "A familiarização da cultura da leitura, faz com que o aluno possa desmistificar anos de cultura de que ler não é bom", afirma Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB. 


Os meninos tiveram a oportunidade de escolher o gênero do seu livro.

O Clube da Leitura funciona todas as terças e sextas-feiras, com turmas as 09:00 horas e as 14:00 horas. A participação neste projeto viabiliza e desenvolve a leitura e a escrita do jovem. O clube da Leitura tenta, com esse projeto, fazer com que a criança e o adolescente goste de ler, aumentando o seu vocabulário, criatividade, visão de mundo e interesse em aprender.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

TORNEIO DE FUTEBOL 3X3 NO FERIADO

Nesta segunda-feira (21/04), feriado de Tiradentes, a ACSB (Associação Craque Só de Bola) realizou atividade recreativa com alunos do seu projeto esportivo. A atividade foi realizada na Usina Salgado, as 08:00 horas, e contou com cerca de 20 jovens entre 10 e 15 anos de idade. "Em um feriado onde não se encontra nada para fazer, os jovens têm a oportunidade de participar de um evento recreativo que une esporte e lazer, bem como socialização", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

Com a liberação do campo, a Usina Salgado sempre está cooperando com as ações esportivas da ACSB.  

Aquecimento antes das atividades.
 Após o aquecimento, os jovens foram orientados de como seria as regras do Futebol 3x3. Como o próprio nome diz, o futebol 3x3 é jogado por três jogadores em cada equipe; é usado a metade do campo, e jogam sem goleiro na barra. O objetivo é fazer com que os jogadores possam fazer gol apenas com toque de bola simples (sem jogada por cobertura) e marcação individual. No começo é difícil, mas logo se acostumaram e ficou muito disputado o jogo, que contou com 4 equipes ao todo. 
Trio ganhador do Torneio 3x3: Juend, Alex e Jonatan.

Todos os alunos antes do coletivo de futebol, após o Torneio 3x3.
 Ao término do Torneio 3x3, todos os outros jovens participara de um coletivo que, mesmo com muito calor, foi bastante disputado. "Vemos que, mesmo com poucos recursos, podemos realizar ações recreativas nos finais de semana e feriados, ocupando o tempo ocioso da criança, dando ao mesmo oportunidade de participar de ações de socialização", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Equipe ganhadora do coletivo de futebol.

Transporte cedido pela Prefeitura de Ipojuca, através da Secretaria de Educação, que fez o traslado dos jovens até a Usina Salgado.

Para a realização desse evento, recebemos o apoio da Usina Salgado (que liberou o seu campo de futebol), da Prefeitura de Ipojuca (que cedeu o transporte) e dos familiares dos jovens, que sempre estão presentes para apoiar direta ou indiretamente as ações da ACSB.

domingo, 20 de abril de 2014

CALENDÁRIO DO 2º SEMESTRE DE 2014.

A ACSB (Associação Craque Só de Bola) vem trabalhando muito para desenvolver e manter seus projetos. Com parcerias, a ACSB vem crescendo muito desde 2008. Neste ano de 2014, a ACSB criou uma agenda de ações que busca fortalecer os projetos existentes e implantar novas ações a partir de novas parcerias. "Este ano de 2014 está sendo bom para a ACSB, porque estamos recebendo promessas de apoio e de parceria para o desenvolvimento das nossas ações", diz o Diretor Presidente da CSB, Roberto Chagas; "Esperamos que essas promessas de apoio possam chegar antes do fim do primeiro semestre deste ano", completa Roberto.


Foram feitos e recebidos contatos com algumas instituições como, Click Livros, Concessionária Rota do Atlântico, Complexo Portuário de Suape, Secretaria Municipal de Cultura; para desenvolver ações nas áreas de educação, cultura e esportes. "A agenda está pronta, falta apenas recebermos as repostas dessas instituições, referente às propostas encaminhadas, para iniciarmos as novas ações já para o segundo semestre de 2014", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Atividades para o segunda semestre de 2014:

  • Ampliação do número de vagas para o Clube da Leitura;
  • Uniformizar todos os alunos da ACSB;
  • Ampliar ações educacionais com a Fajolca (Faculdade de Ipojuca);
  • Implantar a aula de reforço de alfabetização;
  • Voltar a realização das palestras temáticas nas escolas;
  • Fortalecer as saídas pedagógicas em ambientes culturais e artísticos;
  • Implantar a área alimentar dentro e fora da instituição;
  • Buscar apoio para a implantar das Aulas de Música e Canto, etc. 

sábado, 12 de abril de 2014

ESPORTE E EDUCAÇÃO ANDAM JUNTAS

Desde 2009, a ACSB vem realizando palestras temáticas com seus jovens.

Os jovens inscritos na ACSB (Associação Craque Só de Bola) não vivencia apenas o esporte como socialização e desenvolvimento, mas também se envolve com o descobrimento de novos mundos através da leitura e dos trabalhos educacionais que envolve atividades lúdicas e de leitura.  "Quando observamos que algumas crianças não escreviam seus nomes corretamente (crianças de 10, 11 e 12 anos de idade), pensamos em criar imediatamente uma ação que buscasse fortalecer a escrita e a leitura dessas crianças", afirma Marcelo Francisco, coordenador pedagógico e de projetos da ACSB.
 

Com a familiarização do esporte, e do mesmo como ferramenta de incentivo de inclusão, socialização e educação, a ACSB uniu o útil ao agradável, levando ao espaço esportivo o livro e as histórias infantis. As crianças entre 8 e 11 anos de idade que participam da Escolinha de Futebol do CSB, têm o contato direto com o livro, antes das atividades do futebol. Assim, a criança percebe que poderá unir o esporte com o seu desenvolvimento de leitura, inclusive, comparando algumas histórias contadas com a própria experiência de vida da criança.


sexta-feira, 11 de abril de 2014

ÁLCOOL E DIREÇÃO NÃO SE MISTURAM

O uso abusivo de álcool interfere negativamente na vida do usuário, seja em termos individuais, seja em seu entorno social imediato ou na sociedade como um todo. As implicações sociais do abuso de álcool merecem atenção especial, uma vez que produz efeitos sobre a economia por gerar, por exemplo, grandes gastos aos cofres públicos ao requerer consideráveis investimentos do sistema de saúde, judiciário e de outras instituições sociais.

Dentre os danos sociais decorrentes do uso abusivo de álcool, os acidentes automobilísticos merecem destaque. Em países desenvolvidos como os EUA e Canadá, esses acidentes são a consequência de saúde mais relevante associada ao consumo exagerado de álcool, com consequente impacto econômico uma vez que, ou as vítimas necessitam de algum tipo de assistência à saúde ou há o envolvimento de vítimas fatais.
 
Nos Estados Unidos, conforme dados epidemiológicos relacionados às consequências do consumo de álcool, no trânsito1, tem-se observado que:
 
1. De todos os acidentes de carro que tenham envolvido o uso de álcool, ocorridos no ano de 2002, 4% resultaram em morte e 42% em ferimentos graves. Dos acidentes de carro que não envolveram o uso de álcool, 0,6% resultaram em morte e 31% em ferimentos graves;

2. Indivíduos do sexo masculino têm uma chance maior de se envolver em acidentes fatais. Em 2002, 78% dos indivíduos que morreram em acidentes automobilísticos eram homens, sendo que 46% das mortes estavam relacionadas ao consumo de álcool;
 
 

3. A maioria das fatalidades, relacionadas ao consumo de álcool, acontece mais prevantemente entre adultos de faixa etária de 21 a 45 anos.  O uso de álcool está relacionado a 23% das fatalidades entre menores de 16 anos, 37% entre indivíduos de 16-20 anos, 57% entre indivíduos de 21-29 anos, 53% entre indivíduos de 30-45 anos e, finalmente, 38% das fatalidades entre indivíduos de 46-64 anos;
 
4. Acidentes de trânsito fatais ocorrem com maior frequência durante a noite ou nos finais de semana, dentre os quais 77% ocorreram entre as 18hs e 6hs;
 
5. Jovens com alcoolemia até 0,2 g/L tem 1,5 vezes a mais de chances de sofrer acidentes com vítimas fatais. A partir de 0,2 g/L o risco aumenta para 2,5 vezes, para todas as faixas etárias. Com 0,5 g/L, esse risco aumenta para 6 vezes a mais em comparação ao condutor sóbrio.2

No Brasil, constatou-se que 38,4% dos adultos (que têm carteira de habilitação e costumam beber) possuem o hábito de associar bebida à direção, sendo esse um grande motivo de preocupação. Estudos pontuais e regionais apontam que a ingestão de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de mortes por causas externas.



Um estudo retrospectivo de todas as autópsias dos casos de morte por acidentes de trânsito, ocorridas no ano de 1999, apontou que aproximadamente 50% dos óbitos estavam associados ao uso de álcool. Além disso, os acidentes de trânsito foram a segunda causa de morte mais frequente. Em consonância com os dados norte-americanos, o comportamento de beber e dirigir parece ser mais comum entre os homens.

 Vítimas de morte por causas externas, do ano de 1999, autopsiadas no IML-SP
 
Tipo de morte
n.º de casos
     %
Homicídios
5 284
49,16
Acidentes Trânsito
2 360
21,96
Morte Suspeita
1 232
11,46
Outros
1 045
09,72
Sem história
420
03,91
Suicídios
408
03,80
Total
10 749
100,00
Fonte IML - Sede- São Paulo (1999)
 
Tabela 2 -  Distribuição das mortes por acidentes de trânsito em relação à
presença de alcoolemia positiva e ao sexo da vítima. 3
Alcoolemia
Grupo geral
Homens
Mulheres*
Negativos
1 251  (53%)
1058  (50,1%)
193 (77,2%) 
Positivos
1 109  (47%)
1052  (49,9%)
57 (22,8%)  
Total
2 360
    2110 
    250
 
Observação: 2110 casos de homens = 89, 41% de todos os acidentes; 250 casos de mulheres = 10,59% de todos os acidentes
 
      Tabela 3 - Análise estatística da idade (anos) das vítimas fatais, no ano de 1999, do Instituto Médico Legal de São Paulo  (IML-SP) distribuídas pelo sexo e alcoolemia3
 
Idade
Homens
Mulheres
 
grupo geral
n= 2110
Negativo
n= 1058
Positivo
n= 1052
grupo geral
n= 250
Negativo *
n= 193
Positivo *
N= 57
Média
36,2
36,5
35,9
41,3
43,2
27,5
Desvio-padrão
15,3
17,5
12,7
19,2
19,9
11,5
Mediana
34
32
34
39
42,5
34
(* p<0,05 = idade  das vítimas do sexo feminino com alcoolemia positiva é diferente da idade das vítimas com alcoolemia negativa)


quarta-feira, 9 de abril de 2014

CAMPANHA "EM DEFESA DA VIDA"

A campanha se baseia em apresentar uma proposta de mídia institucional através da TV, para conscientizar a população sobre o crescimento do "crack" no meio jovem. Em uma geração onde existem ídolos (jogadores de futebol, cantores, etc) o jovem é influenciado a usar o modismo como, brincos, tatuagem e, até, drogas lícitas (álcool e cigarro). Dai inicia-se a moda de usar outras substâncias psicoativas que levam a dependência e até a morte.    

O que a campanha quer realmente é apresentar alguns ídolos para mostrar que eles (os jovens) podem fazer o contrário: de seguir uma vida sem drogas e sem modismo.


DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...