sábado, 31 de maio de 2014

ALUNOS DO CLUBE DA LEITURA PARTICIPAM DE RECREAÇÃO

Neste sábado (31/05), os alunos do Clube da Leitura da ACSB, participaram de atividade recreativa no Campinho de Areia, em Ipojuca. "A nossa programação deste sábado era participar da ação do CRE (Centro de Referência Esportiva) em Ponte dos Carvalhos, mas por motivos financeiros, não pudemos alugar um transporte para o nosso deslocamento, mas não perdemos a tarde, não. As crianças não ficaram sem recreação", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.


Antes da atividade recreativa, todos os alunos e pais,se encontraram na Sede da ACSB. Logo após, todos foram se organizar no campinho de areia, que fica há uns cem metros da Sede.

Todos os alunos já formados para a recreação.

Já com os coletes, os alunos e dedicaram a tarde ao futebol.

Intervalo. Porque ninguém é de ferro, né?
Agradecemos a todos os pais que estavam presentes e aos nossos alunos que, mesmo não realizando a agenda oficial, entenderam a situação e tiveram uma tarde de lazer com dedicação e muita alegria. Parabéns a todos.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CRIANÇAS RECEBEM CAMISAS DO CLUBE DA LEITURA

As camisas do Clube da Leitura chegaram nesta sexta-feira, dia 30 de maio, para serem entreguem aos alunos inscritos no projeto. As camisas foram solicitadas e pagas pelos pais das crianças, já que a ACSB ainda não recebeu a ajuda de custo aprovada pela Câmara de Vereadores. "É muito importante a ajuda dos pais das crianças, porque a ACSB não tem nenhum apoio financeiro para a compra de material ou equipamento, limitando assim nossas ações", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

As camisas têm as cores baseada no azul, e servirão, principalmente, para serem usadas nos encontros do Clube da Leitura, projeto mantido pela ACSB.


A maioria das crianças receberam suas camisas pagas pelos seus responsáveis, mas existia crianças que queriam participar dos eventos e ter a sua própria camisa, mas seus pais não tinham condições de pagar a confecção da mesma; mas a ACSB, mesmo assim, encomendou três camisas para serem entregues a crianças onde seus pais não tinham condições financeiras de adquiri-la. "É muito triste vermos nossas crianças querendo participar dos eventos, mas seus pais não têm condições de apoiar; a ACSB ainda não tem condições financeiras para cooperar com essas famílias, mas sempre buscamos contribuir de alguma forma com o apoio da diretoria, para que essas crianças possam se sentir incentivadas a continuar nas atividades", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ACSB PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA PETROBRAS

A ACSB participou do seminário da CARAVANA ESPORTIVA DA PETROBRAS, realizada no Mar Hotel, em Boa Viagem, que visa informar aos interessados que queiram inscrever projetos ligados ao esporte educacional como preencher corretamente a ficha de inscrição (17 ao todo). Foram tiradas dúvidas e dadas sugestões sobre o projeto. 


As Caravanas foram criadas com o objetivo de capacitar as instituições para elaboração de projetos, promovendo assim a igualdade de condições no acesso às informações e instrumentos do processo seletivo, além de esclarecer dúvidas referentes ao regulamento, roteiro de elaboração de projetos e formulários.

Além das caravanas presenciais, também disponibilizamos um serviço de atendimento on line às organizações interessadas, realizado de segunda à sexta-feira entre 8h e 20h e aos sábados entre 8h e 14h.

Palestrante apresentando vídeo informativo sobre o projeto.

Dezenas de representantes de instituições estavam presentes no encontro. 
O objetivo da ACSB é apresentar projeto sobre o esporte educacional (exigido pela Petrobras), que venha a cooperar com o desenvolvimento educacional e cognitivo das crianças e adolescentes inscritas na instituição. Além da idealização do projeto, a ACSB tem o interesse de replicar as suas atividades para o resto do município, caso o projeto seja aprovado. "Organizar um projeto deste porte é trabalhado, mas gratificante, porque trabalhamos em prol da educação e do esporte ipojucano", diz Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB, e que esteve presente no seminário no Mar Hotel.  

segunda-feira, 26 de maio de 2014

ALUNOS DO CLUBE DA LEITURA SE PREPARAM PARA A VISITA AO "CRE"

A escrita e a leitura é valorizada na ACSB.

No próximo sábado (31/05), os alunos do Clube da Litura, da ACSB, estarão participando do evento recreativo no CRE (Centro de Referência Esportiva) da cidade do Cabo de Santo Agostinho. O CRE é apoiado pela Petrobras e o Governo Federal, sendo referência na área esportiva e recreação de crianças e adolescentes. "A ida dos nossos jovens ao CRE, será de grande valia pelo fato de trabalhamos sempre no sentido de fortalecer o vínculo de socialização de nossas crianças com outros jovens de cidades circunvizinhas", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.


O Clube da Leitura fará um anos de existência, e tem como objetivo maior incentivar seus alunos a valorizarem um bom livro e desenvolver a sua escrita, como forma de socialização. "Se a criança não desenvolver sua escrita e leitura em sua infância, será um adulto com pouquíssimas oportunidades de vencer na vida profissiona", completa Marcelo Francisco.



sexta-feira, 23 de maio de 2014

LIGA IPOJUCANA DE FUTEBOL REUNE AGREMIAÇÕES PARA OS TORNEIOS SUB-13, SUB-15, SUB-17 E SUB-20

Nesta quinta-feira (23/05), foi realizada na Sede do Ipojuca Futebol Clube (Boi Véio), reunião com as equipes de futebol e projetos esportivos que trabalham com futebol em Ipojuca. O objetivo foi organizar as datas para a realização dos torneios de futebol das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, neste ano de 2014. O Presidente da Liga Ipojucana, Mário Severino (Buba), e o seu Vice-Presidente, Jael, foram claros em afirmar que, mesmo diante das dificuldades, a Liga estará organizando os torneio nas respectivas categorias, com a ajuda de Deus e das próprias agremiações.

Mário Severino "Buba", Presidente da Liga Ipojucana, e o seu Vice-Presidente, Jael

Estavam presentes os representantes das equipes e grupos esportivos: ACSB (Associação Craque Só de Bola), Águia Dourada, Estela Vermelha, Fluminense California, Titoro, Fluminense Camela, Dinamite, Floresta, e outros. A reunião foi necessária para que fossem votadas as datas dos eventos, valor da taxa de inscrição e documentação para as inscrições. Houve debate referente a faixa etária limite para a categoria sub-20 (que seria de 20 anos de idade), mas outros grupos queriam que fosse estendida para 23 anos de idade, mas prevaleceu a idade da categoria (20 anos de idade). 

Os torneio das categorias sub-13 e sub-15 (que seriam conjuntas), por sugestão da ACSB, serão separados, ou seja, haverá um torneio para a categoria sub-13 e um outro para a categoria sub-15. "Desta forma, os grupos esportivos podem apenas inscrever o grupo que esteja mais preparado, isentando  a equipe da obrigatoriedade de bancar mais uma equipe", diz o Coordenador Pedagógica da ACSB, Marcelo Francisco. A ACSB irá participar com a categoria mais nova, o sub-13.  

Os jogos serão realizados nos campos de futebol da Zona Rural de Ipojuca.

Alguns representantes das agremiações esportivas que participarão dos eventos esportivos da Liga Ipojucana.
  
As datas dos torneio ficaram assim:

SUB-17 - 1º DE JUNHO (com 20 equipes participantes)
SUB-13 / SUB-15 - 21 DE JUNHO (com 8 equipes participantes)
SUB-20 - 22 DE JUNHO ( com 20 equipes participantes)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ACSB PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Nesta quarta-feira (21/05), foi realizado no auditório do Colégio Santo Cristo, o Seminário de Discussão do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Ipojuca. O seminário foi organizado pela Child Hood, com o apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente) de Ipojuca. 

O seminário teve como objetivo abrir discussão juntamente com as instituições sociais presentes, para que os mesmos pudessem fomentar ideias e sugestões para as oficinas que serão realizadas neste ano em prol da elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Ipojuca.

Além da ACSB (Associação Craque Só de Bola), também estiveram representantes do Conselho de Moradores da Rurópolis, Associação de Moradores de Porto de Galinhas, Salinas e Socó, Associação do Engenho Cachoeira, Associação de Criadores e Agricultores do Engenho Santa Rosa, Conselho Tutelar de Porto de Galinhas e Conselho Tutelar de Ipojuca/Centro.   

Aline Tavares, Consultora da CHILD HOOD Brasil, e palestrante no seminário.
  

Ao centro, o Presidente do CMDCA de Ipojuca, Sr. Henrique Mota.


Segundo pesquisa, Aline Tavares informou que em nossa região (Mata Sul do Estado) está tento um grande crescimento no índice de ocorrências de exploração sexual contra crianças e adolescentes, tendo a cidade do Cabo de Santo Agostinho, liderando esses números. Ainda, segundo Aline Tavares, o crescimento da exploração sexual na região, deve-se também, pela oferta de empregos gerados no Porto de Suape, onde milhares de trabalhadores "invadiram" a região (Cabo, Ipojuca, Sirinhaém, etc), facilitando assim o crescimento da exploração sexual. "Para que possamos acabar com esse tipo de exploração, devemos integrar as associação comunitárias, sociedade e o poder público municipal, através das secretarias que apoiam e desenvolvem ações ligadas a crianças e adolescentes como, Juventude e Esportes, Educação, Turismo e Cultura, Ação Social, etc.; porque, sem eles, o trabalho de desenvolvimento do Plano será em vão", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco. 

terça-feira, 20 de maio de 2014

JUNTO COM OS LIVROS

Nesta terça-feira (20/05), a ACSB realizou mais um encontro do Clube da Leitura, com a participação de 15 jovens, entre 9 e 14 anos de idade. O projeto funciona todas as terças e sextas-feiras, na Sede da ACSB (Associação Craque Só de Bola), em dois horários: 09:00 e as 14:00 horas.

No encontro desta terça-feira, 20 de maio, foi direcionado ao trabalho sobre os Gêneros Narrativos (romance, aventura,biografia, etc.). "O objetivo da atividade é mostrar aos alunos que o livro tem várias opções de leitura; desmistificando a cultura que o livro é chato, sem conteúdo, etc.; o aluno aprende a conhecer melhor o livro e a escolher o seu gênero literário/narrativo", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Alunos aprendem a escolher o seu gênero narrativo preferido (ação, mistério, aventura)
Um dos objetivos do Clube da Leitura da ACSB, é fazer com que a criança e o adolescente comece a gostar de ler, por isso são realizadas atividades que complementem essas ações como, desenho, ditado, saídas pedagógicas, ações coletivas de recreação, etc. Tudo que venha a desenvolver o senso criativo, perceptivo e dinâmico da criança (importantes para a própria compreensão da leitura).

No próximo sábado, dia 31 de maio, a ACSB estará visitando o CRE (Centro de Referência Esportiva) na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Neste dia será realizada ações de recreação e socialização entre as crianças, e os alunos do Clube da Leitura foram convidados. "A participação do Clube da Leitura nesta ação do CRE, é de suma importância para a ACSB, bem como para os próprios alunos, que visualizam outras crianças, outro espaço educativo e, podemos divulgar os nossos projetos", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ACSB CRIA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO

A Associação Craque Só de Bola (ACSB), integrada na vida escolar dos jovens inscritos na associação, vem implantar o projeto de alfabetização e letramento para as suas crianças. A ACSB, em suas áreas de educação, esporte e cultura, vem identificando em seus jovens inscritos, que alguns têm problema de leitura e/ou escrita, ou seja, não sabe juntar as letras para formar palavras e, consequentemente não sabe o que está lendo. Se não sabe o que está lendo não pode escrever.

Foram detectados alguns alunos entre 11 e 13 anos de idade, que não sabem ler e nem escrever. A ACSB trabalha com 50 (cinquenta) jovens entre 9 e 15 anos de idade. A grande maioria participam do projeto CLUBE DA LEITURA, que funciona as terças e sextas-feiras, as 09:00 e as 14:00 horas. O projeto tem como objetivo incentivar a criança a gostar da leitura e da escrita, fazendo com que, através de atividades, possam compreender melhor a importância da leitura em sua vida.

Em um desses encontros do CLUBE DA LEITURA, e através de atividades simples, como a leitura e escrita (ditado), percebeu-se que existia alunos que demoravam terminar uma frase, ou que tinham vergonha de ler. Após algumas atividades, foi detectado que esses alunos simplesmente não sabiam sequer escrever uma palavra. Foi ai que foi idealizado, junto com a FAJOLCA,(Faculdade de Ipojuca), o projeto ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, destinado a esses alunos, e a outros que têm as mesmas dificuldades de leitura e escrita.

Criança sem leitura será um adulto sem futuro.

A ACSB já contactou alunos do curso de Pedagogia da Fajolca, para participarem do projeto de alfabetização e letramento das nossas crianças. "O projeto será realizado três vezes por semana, a partir do mês de junho, na sede da ACSB, em Ipojuca. As professoras voluntárias são alunas do curso de pedagogia da Fajolca, e terão como contrapartida, carga horária. Mas sem dúvida, o maior pagamento é ver essas crianças começarem a ler e a escrever; sem falar da experiência curriluar que o educador terá", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Os pais querem que os seus filhos tenham uma boa educação (sabendo ler e escrever, claro), e acabam matriculando seus filhos em escolas para que possam dar aula de reforço de Português, Matemática, etc. Essas escolas pagam para isto. O Projeto ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO da ACSB a criança e/ou o adolescente inscrito, não pagará pelas aulas, apenas terá o compromisso que participar do projeto três vezes por semana.


Os materiais didáticos serão dados pela própria ACSB aos seus alunos. As professoras voluntárias, são profissionais que dão aula em escolas públicas ou particulares, trazendo para o projeto a sua experiência como educadora/educador.

domingo, 18 de maio de 2014

DOMINGO DE RECREAÇÃO EM CAMELA

Chega o final de semana e os jovens da ACSB ficam ansiosos em participar das atividades recreativas e/ou saídas pedagógicas. Neste domingo (18/05), foi a vez de visitar a quadra poliesportiva de Camela, distrito de Ipojuca. Camela tem a única quadra poliesportiva municipal. Muitos das nossas crianças não conheciam o local, bem como também não conheciam as regras do Futsal. "Um dos objetivos da nossa ida a quadra de Camela, foi fazer com que nossas crianças conhecessem o espaço, bem como começassem a entender também as regras de outra modalidade esportiva. O Futsal (futebol de salão)", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Todos se organizando para as atividades.

Antes, uma água e um suquinho para refrescar.
A atividade recreativa com as crianças da ACSB, fazem parte do seu desenvolvimento social, motor e cognitivo. Atividades como correr entre cones, coordenar suas ações e domínio do seu corpo, facilitam seu crescimento e conhecimento do mundo ao seu redor. Ações tão simples, mas que ainda faltam para muitas crianças, que estão fechadas dentro de casa com o seu vídeo game e seu celular. 

Atividade motora, onde a criança inicia o descobrimento do seu próprio corpo (coordenação motora, lateralidade, etc).

Uma das conquistas da ACSB, é a participação dos pais e responsáveis nas atividades. "Não é fácil manter os familiares participando ou acompanhando as ações dos seus filhos, por falta de tempo dos mesmos; mas é gratificante vermos esses mesmos pais compartilhando um pouco do seu dia e vendo o desenvolvimento social do seu filho", completa Marcelo Francisco.

Pais e familiares acompanharam a atividade deste domingo em Camela.


Outra grande conquista da ACSB, é ter voluntários presentes e apoiando as ações. Neste domingo tivemos a honra de receber o nosso ex-aluno, Fabiano e o Professor Júnior. Ambos "doaram" o dia de domingo para ajudar as ações da ACSB. Ficamos agradecidos aos nossos voluntários. E como sempre, a Borborema foi a responsável pelo traslado dos nossos jovens e familiares até a quadra de Camela. A Borborema é parceira da ACSB desde 20011.

sábado, 17 de maio de 2014

RECREAÇÃO EM PORTO DE GALINHAS

Além da valorização da educação, através do Clube da Leitura, a ACSB tenta fortalecer as atividades recreativas dos seus jovens. "A recreação, que envolve esporte e socialização, tende a ser uma grande ferramenta educacional, que fortalecer o vínculo afetivo e social entre os jovens", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Portanto, a recreação, mesmo dependendo de espaço, vem sendo uma atividade que envolve os jovens em seu próprio desenvolvimento motor, cognitivo e social. Foi o que a ACSB fez neste sábado (17/05) em Porto de Galinhas; os jovens participaram de uma atividade, onde o objetivo foi participar de atividade diferente (campo de futebol fora de sua residência) para ajudar no conhecimento de novos espaços e novas amizades.

Jovens, após atividade. Satisfação em participar da ação recreativa em Porto de Galinhas. A TBS, como sempre, cooperando com essa satisfação.
 Mas o campo de futebol de Porto de Galinhas não estava em seus melhores dias. As últimas chuvas fizeram que as águas acumulassem no campo, fazendo com que o campo estivesse quase impossibilitado de realizar qualquer atividade. Mas mesmo assim tudo deu certo. 


 As atividades recreativas só são possíveis com o apoio e participação de empresas como a TBS (Travel Bus Service), que apoia, mensalmente, as saídas recreativas da ACSB. "Claro que as saídas pedagógicas e recreativas só são possíveis, graças a iniciativa de parceiros como a TBS, que envolve seu pessoal e transporte para que o dia dos nossos jovens seja mais alegre e proveitoso", afirma Roberto Chagas, Diretor Presidente da ACSB. 
 

terça-feira, 13 de maio de 2014

CLUBE DO LIVRO VISITA "BRINQUEDOTECA" DA FAJOLCA

Os alunos do Clube do Livro da ACSB, visitaram nesta terça-feira (13/05), a sala da Brinquedoteca da Faculdade de Ipojuca (Fajolca). A Fajolca é uma de nossas parceiras dentro das ações educacionais realizadas pela ACSB (Associação Craque Só de Bola). O objetivo da visita foi fortalecer o trabalho que vem sendo feito no Projeto Clube da Leitura da ACSB, através de atividades de contação de história, brinquedos matemáticos, que ajudam o desenvolvimento da memória da criança.

Chegada dos alunos do Clube da Leitura a Brinquedoteca da Fajolca.

Alunos já acomodados.

O início dos trabalhos foi através da Contação de História, realizada por alunas do curso de Pedagogia da Fajolca. A atividade consistia em ouvir a história e depois contá-la através de desenhos feitos pelas crianças. Todos estavam dando a maior atenção a história para depois passar para o papel o que lembraram.

Lilí, Gracinha, Patrícia Luz (coordenadora do curso de Pedagogia) e Wilma.

Gracinha iniciou a contação da história, com o livro O GATO DE BOTAS.
Meninos iniciando o trabalho dos desenhos

Alguns preferiram ficar mesmo no chão


Após a confecção dos desenhos, os meninos foram convidados para apresentá-los, explicando o significado de cada figura que foi desenhada no papel. A grande maioria lembraram dos personagens e da própria história do GATO DE BOTAS.


Apresentação dos desenhos. Todos ficaram ótimos.

Além do trabalho de leitura e desenho, os meninos também conheceram jogos matemáticos. Os jogos são importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança e fortalece a percepção, criatividade, etc.

Conhecendo o Jogo Matemático

Todos os alunos participaram ativamente dos jogos.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ACSB APOIARÁ ATLETA DE JIU JITSU

A ACSB (Associação Craque Só de Bola) não trabalha apenas com futebol, mas também com educação, cultura, dentre outros. As ações e atividades da ACSB busca o desenvolvimento educacional, cultural, social e esportivo de seus integrantes. Por isso, buscamos ampliar o foto de ações da ACSB. Como é o caso do atleta Alexandre Souza, residente no bairro de Camela, em Ipojuca.

Alexandre é um atleta que pratica Jiu Jitsu, que faz parte da Almeida Kombat, filiado a Gracie Humaitá. Alexandre é um atleta que já participou de alguns eventos esportivos e sempre chega entre as três principais colocações.

Alexandre Souza, é um atleta ipojucano que já conseguiu várias premiações em sua categoria, e ainda não era reconhecido em sua própria cidade.

A ACSB, estará patrocinando Alexandre Souza em suas próximas competições. As grandes dificuldades encontradas para que o mesmo participasse das competições era valor de inscrição no evento, transporte, alimentação e material ( o Kimono atual já está bastante avariado).  Com o apoio que a ACSB irá dar ao atleta, está toda o suporte para que ele possa participar de eventos do Jiu Jitsu, bem como material necessário para treino e competições. "Estamos organizando o Campeonato Interno de Jiu Jitsu, que estará sendo realizado pela ACSB em Junho ou Julho deste ano, em Camela; e preparar nossos atletas para participar da V Etapa do Pernambucano de Jiu Jitsu, que será realizada em Arcoverde, em Setembro", diz o Diretor Presidente da ACSB, Roberto Chagas.

Medalhas conquistadas por Alexandre Souza.

Premiação conquistadas por Alexandre Souza:

Medalha de Ouro pelo Campeonato Interno
Camela / 2012
Categoria 70 kg

Medalha de Prata pelo Campeonato Interno
Camela / 2012
Categoria Absoluto

Medalha de Prata no Open Agreste
Recife / 2013
Categoria 70 kg

Medalha de Ouro 1ª Copa Jiu Jitsu
Marcos Freire / 2014
Categoria 70 kg

 
Medalha de Prata 1ª Copa Jiu Jitsu
Marcos Freire / 2014
Categoria Absoluto

Medalha de Ouro Pernambucano de Jiu Jitsu
Recife / 2014
Categoria 70 kg

ACSB PARTICIPA DE ENCONTRO COM A "CHILD HOOD", EM IPOJUCA

No último dia 30 de abril, foi realizado em Ipojuca, o encontro com a Plan Holanda e a Child Hood, responsáveis por projetos direcionados a crianças e adolescentes no Brasil. O foco maior são projetos que apoiem o combate a violência contra a criança e o adolescente em Ipojuca.

"Percebi a importância do encontro, porque vimos a presença do Conselho Tutelar, CMDCA e de associações ligadas a defesa dos direitos da criança e do adolescente", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Além da ONG Craque Só de Bola, estavam presentes representantes da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar de Ipojuca e Camela, bem como o presidente do CMDCA, Henrique Mota.

O Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco, discursando no encontro.

O Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco, informou que tudo o que foi sugerido no encontro, como apoio e investimentos em projetos que combatesse a todo o tipo de violência contra a criança e adolescente em Ipojuca, já foi abordado pela ONG Craque Só de Bola. "Tentamos criar uma rede de integração entre as secretarias municipais e a nossa ONG, mas sem sucesso, dificultando um trabalho que já deveria ser desenvolvido há muito tempo", completa Marcelo.

Ainda foi afirmado que as empresas fixadas no Complexo Portuário de Suape, simplesmente não apoiam nenhum projeto social local. A Lei de Incentivo Fiscal de Ipojuca deve ser alterada, par que novas empresa (e também as que já estão em território ipojucano) possam investir em projetos sociais em Ipojuca.   

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"CAMPINHO DE AREIA" VOLTARÁ A FUNCIONAR DEPOIS DAS CHUVAS

Como todo mundo sabe, o Estádio de Futebol de Ipojuca está em reforma e todos os peladeiros e projetos esportivos que praticam o futebol estavam utilizando o espaço de dois terrenos "emprestados" pelos próprios proprietários que permitiram o uso do mesmo para a prática do futebol. As últimos chuvas de maio fizeram com que as águas acumulassem justamente no "campinho de areia", prejudicando assim, a prática do esporte.

As águas foram acumulando por causa das construções recentes, que não tinham onde colocar os entulhos e também os aterros irregulares fizeram com que a água acumulasse tanto nesses terrenos. A única saída era "abrir caminho" para que esse acúmulo de água tivesse por onde sair. Para a realização desse trabalho só mesmo uma máquina: a retroescavadeira. 

Terreno onde a comunidade usa para a prática do Futebol, que é usado como Campinho de Areia.

Água acumulado das últimas chuvas.

Com as fortes chuvas dos últimos dias, o terreno, onde carinhosamente chamamos de "bofinho" ou "campinho de areia", estava 60% tomado pelas águas das chuvas. A prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, foi acionada para que pudesse autorizar a retroescavadeira para abrir caminho para que a água pudesse chegar até o córrego (levada) para que a água pudesse ser levada até o Rio Ipojuca. 

Além do alagamento do campinho de areia, as residências adjacentes também sofriam com essas águas acumuladas, prejudicando alguns moradores na hora de saírem de suas casas. Com a retiradas das águas, o caminho de acesso dos moradores voltou a normalidade.

Momento onde a retroescavadeira da prefeitura iniciou os trabalhos de abertura para o escoamento das águas.

Abaixo vemos a sequência dos trabalhos de escoamento das águas:







Se vê na imagem que a saída d'água era pequena para o grande fluxo de água acumulada.



"Caminho" para a saída da água sendo feito.







Momento onde a "saída das águas" foi aumentada para o melhor fluxo.


Alguns moradores do local, juntamente com o Sr. Juarez, da Secretaria de Infla estrutura, e o Sr. Marcelo Francisco, Coordenador Pedagógico da ACSB, responsável pela solicitação da máquina.
"O nosso projeto esportivo estava sendo prejudicado pelo fato do grande acúmulo da água no terreno do campinho de areia, por isso não podíamos realizar as atividades de recreação com os nossos jovens", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Agora é esperar que o Estádio de Futebol de Ipojuca seja reinaugurado para voltarmos a realizar as atividades esportivas. Mas até lá, buscamos preservar o campinho de areia, que está sendo de grande valia para a prática do futebol para a comunidade. Agradecemos a Prefeitura de Ipojuca pela sensibilidade e apoio e a Secretaria de Infra estrutura, através do nosso amigo Juarez.

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...