Nesta quarta-feira (21/05), foi realizado no auditório do Colégio Santo Cristo, o Seminário de Discussão do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Ipojuca. O seminário foi organizado pela Child Hood, com o apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente) de Ipojuca.
O seminário teve como objetivo abrir discussão juntamente com as instituições sociais presentes, para que os mesmos pudessem fomentar ideias e sugestões para as oficinas que serão realizadas neste ano em prol da elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Ipojuca.
Além da ACSB (Associação Craque Só de Bola), também estiveram representantes do Conselho de Moradores da Rurópolis, Associação de Moradores de Porto de Galinhas, Salinas e Socó, Associação do Engenho Cachoeira, Associação de Criadores e Agricultores do Engenho Santa Rosa, Conselho Tutelar de Porto de Galinhas e Conselho Tutelar de Ipojuca/Centro.
Aline Tavares, Consultora da CHILD HOOD Brasil, e palestrante no seminário. |
Ao centro, o Presidente do CMDCA de Ipojuca, Sr. Henrique Mota. |
Segundo pesquisa, Aline Tavares informou que em nossa região (Mata Sul do Estado) está tento um grande crescimento no índice de ocorrências de exploração sexual contra crianças e adolescentes, tendo a cidade do Cabo de Santo Agostinho, liderando esses números. Ainda, segundo Aline Tavares, o crescimento da exploração sexual na região, deve-se também, pela oferta de empregos gerados no Porto de Suape, onde milhares de trabalhadores "invadiram" a região (Cabo, Ipojuca, Sirinhaém, etc), facilitando assim o crescimento da exploração sexual. "Para que possamos acabar com esse tipo de exploração, devemos integrar as associação comunitárias, sociedade e o poder público municipal, através das secretarias que apoiam e desenvolvem ações ligadas a crianças e adolescentes como, Juventude e Esportes, Educação, Turismo e Cultura, Ação Social, etc.; porque, sem eles, o trabalho de desenvolvimento do Plano será em vão", diz o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário