segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CRAQUE SÓ DE BOLA: UNICEF e REJUPE

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o ‘Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo’, tema em voga no país, dada a proximidade da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas e Paraolimpíadas, adolescentes da Rede Juvenil pelo Esporte (REJUPE) se juntaram para mais um bate-papo virtual sobre riscos e oportunidades que trarão os megaeventos esportivos ao Brasil. Desta vez, com a participação internacional de representantes do Unicef nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Panamá.


Por mais de uma hora, respondendo às perguntas lançadas pelos moderadores do 4º Chat da Rede (realidado em junho de 2011), os participantes compartilharam suas percepções sobre a necessidade de ações mais engajadas, em âmbitos local, regional e nacional, que rumem para a garantia do esporte enquanto direito fundamental e, portanto, essencial à vida de todo ser humano.


Em um diálogo aberto e democrático, adolescentes de 10 estados brasileiros ressaltaram a expectativa de que autoridades brasileiras ‘olhem com mais carinho’ para o assunto em questão e frisaram a importância da união dos jovens para ‘fazer a diferença’ no contexto nacional, como expressou Aline Czezacki, do Paraná. Para tanto, a ideia, unânime entre os integrantes da REJUPE, é expandir a atuação e abrangência da Rede, que recebeu o reconhecimento de Jorge Olague, Gerente Regional de Parcerias e Setor Privado do Unicef/Panamá. ‘Estão todos e todas de parabéns pela iniciativa da Rede, muito importante para a mobilização de vocês’, interveio.

Em meados de março de 2012, o REJUPE será realizado em Recife, como parte da integração dos Estados participantes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Esse encontro será de suma importância para o esporte infantil / juvenil do Estado e do Brasil, principalmente das cidades participantes, como Ipojuca, por exemplo. A nossa cidade ainda não tem pessoas compromissadas em investir no esporte como parte da educação dos nossos jovens.

O Esporte faz parte da vida da criança desde a tenra idade, é só observarmos as brincadeiras de nossas crianças, sempre existe uma bola ou estão brincando coletivamente, correndo, pulando, competindo. Isto é a base do esporte na vida da criança: movimento.

O CSB (Craque Só de Bola) estará participando deste evento para colaborar no desenvolvimento de projetos direcionados a uma melhor estruturação do esporte juvenil. Estaremos representando a cidade de Ipojuca e também e a Região da Mata Sul de Pernambuco.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...