A história do CSB (Craque Só de Bola) vem desde 2008, em Camela (bairro de Ipojuca-PE). Com o objetivo de criar um grupo de jovens que praticassem esporte e aprendessem a conhecer melhor as drogas lícitas e ilícitas, foi dado o nome de ATLETAS DE CRISTO. Em 2010, para que o projeto não fosse taxado de religioso, mudou-se o nome para Escolinha de Futebol GOL 10.
Mas já em 2009, foi criado outro grupo, desta vez em Ipojuca/centro, ficando o projeto com um grupo em Camela e outro em Ipojuca/centro. O projeto chegou a comportar mais de cem jovens, entre crianças e adolescentes. Em 2011, o coordenador e fundador do projeto, registrou a escolinha como associação, recebendo o nome do CRAQUE SÓ DE BOLA. Já em 2012, a ONG Craque Só de Bola (CSB) foi implantada também em Nossa Senhora do Ó (outro bairro de Ipojuca).
Com o objetivo de afastar os jovens das drogas, o CSB realiza atividades esportivas para incentivar a criança e o adolescente a valorizar seu corpo e mente. A atividade esportiva é importante para o desenvolvimento motor e cognitivo do jovem. "Quando criei o Craque Só de Bola, tive como objetivo maior, orientar a criança sobre as drogas, especialmente o crack, para que vissem que a vida é maior do que as drogas", diz Marcelo Francisco, fundador do CRAQUE SÓ DE BOLA.
Marcelo Francisco, coordenador pedagógico e presidente fundador da ONG Craque Só de Bola |
Desde a sua fundação, o CSB teve várias conquistas. Conseguiu criar parceria com empresas de transportes como a MARTUR e a BORBOREMA, que doam viagens para as atividades do CSB.
Ainda busca apoio com empresas locais, especialmente co Porto de Suape para estruturar seus projeto e realiza convênio com a prefeitura de Ipojuca para fortalece os programas educacionais.
"Acreditamos que até o final de 2012, teremos a nossa sede. Com este espaço físico poderemos implantar alguns programas educacionais que ainda estão no papel, fortalecer os que já existem e dar maior credibilidade a nossa ONG", diz Marcelo Francisco.
A ONG Craque Só de Bola está preparando o seu Plano de Trabalho para enviar para empresas socialmente responsáveis que acreditam nos objetivos do CSB. Com esse tipo de parceria, acreditamos que todos os programas educacionais do CSB serão uma realidade. Basta termos homens e mulheres que não fiquem de braços cruzados diante do crescimento das drogas em nosso município. Esperamos contar com todo tipo de apoio. Inclusive a sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário