domingo, 4 de novembro de 2012

A NECESSIDADE DE UMA REDE DE COMBATE AS DROGAS EM IPOJUCA


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Ipojuca realizou no dia 14 de agosto/2012 o Seminário "Drogas: Causas, Desafios e Consequências para a Sociedade". O evento aconteceu no Complexo Educacional Pedro Serafim de Souza, e reuniu representantes de mais de 20 instituições e órgãos públicos. A abertura foi feita pelo Presidente do CMDCA, José Augusto do Nascimento, que falou da importância do evento para um melhor engajamento na prevenção e combate ao uso indevido de drogas.

Em seguida foi proferida palestra pela Psicóloga Giselle Moraes, Assessora Técnica em Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Direitos Humanos de jaboatão dos Guararapes, que interagiu com os participantes com uma abordagem histórica na relação homem/droga, conversa sobre drogas para esclarecimentos sobres seu efeitos e consequências, a cultura moderna e o papel das drogas, a participação da família na prevenção do uso indevido de drogas, fatores de risco e fatores de proteção.

Participaram representantes do CMDCA, CEDES Ipojuca, Usina Ipojuca, Cachoeira Futebol Clube, Conselho Tutelar, CRPP/ESURPE, Associação Craque só de Bola, ICRIAC, sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Ação Social, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Associação dos Moradores da Rurópolis de Ipojuca, CPIA e Associação dos Agricultores do Assentamento Gaipió.

"Estamos voltando a falar deste seminário porque na realidade a única coisa que realmente serviu foi para provar que Ipojuca ainda não dispõe de uma Rede de Combate as Drogas", afirma Marcelo Francisco, coordenador da ONG Craque Só de Bola. Ele completa, "Infelizmente, Ipojuca ainda está limitada por conta de uma política centralizadora que não pretende 'dividir' seu poder com meio grupo de pessoas, mesmo que essas pessoas tenham interesse de cooperar. O poder centralizador quer manter as pessoas dominadas, sem informação e sem oportunidades. Nós da ONG Craque Só de Bola tentamos realizar um encontro em Março/2012, que pudesse reunir secretarias municipais, ministério público para que pudéssemos organizar uma linha de propostas para que fosse feito um relatório para que no futuro pudéssemos organizar uma Rede de Combate as Drogas em Ipojuca", disse Marcelo Francisco.

Qual a importância de uma Rede de Combate as Drogas? 

O combate as drogas deve ser tratado como uma guerra, porque mortes já existem. Os grandes combatentes da guerra, buscam conhecer o inimigo com o melhor número de informações possíveis para que se possa organizar a melhor estratégia para o combate. E vencer.

Com as drogas não é diferente. Com a aquisição de informações, pode-se organizar estratégias, planejar e criar ferramentas para combater, tratar e prevenir. Com uma Rede de Informações pode-se saber quantos usuários estão em tratamento, qual a área com o maior número de usuários, qual a sua faixa etária, qual o tipo de droga mais procurada. Saberemos o perfil do usuário da cidade.

Iremos esperar a próxima gestão para que possamos unir forças para prevenir e combater esse grande mal na sociedade.


Presidente do CMDCA/Ipojuca, José Augusto do Nascimento

Psicóloga Giselle Moraes, Assessora Técnica em Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Direitos Humanos de jaboatão dos Guararapes







Representantes de associações, estavam presentes, a direita da foto, Marcelo Francisco, coordenador da ONG Craque Só de Bola  / Ipojuca .

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...