quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA

A ACSB (Associação Craque Só de Bola) não se dedica apenas em ações voltadas ao esporte, mas também, ao desenvolvimento cognitivo de seus alunos, principalmente no que diz respeito a leitura e a escrita, através do projeto Clube da Leitura.  O projeto visa combater o analfabetismo funcional na criança e adolescente. O analfabeto funcional é o indivíduo que sabe ler, sabe fazer contas, mas não entende o que leu. Não sabe interpretar o texto.

O Clube da Leitura foi criado justamente para desenvolver na criança o prazer de ler e de escrever. Para isto, é utilizada metodologia que vai desde a leitura coletiva, até atividades de desenho, saídas pedagógicas, etc,. "Para que a criança possa valorizar a leitura, temos que desenvolver nela a sua criatividade, percepção, o seu entendimento sobre a língua portuguesa, para que ela (a criança) use tudo isto no ato da leitura", afirma o coordenador pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.

Meninos no Club da Leitura realizando atividade de escrita.

Criança no Clube da Leitura, desenvolver sua criatividade é fundamental para um bom leitor.

As atividades que são realizadas no Clube da Leitura, como a roda de leitura, que mostra as dificuldades de cada aluno (dificuldades de leitura, dicção, etc,) mostra como se deverá trabalhar com a criança. Dinâmicas de desenho são importantes para o desenvolvimento da criatividade da criança, porque, sem criatividade, um bom leitor não poderá imaginar nada nas leitura (principalmente as crianças).

Para o ano de 2014, a ACSB quer fortalecer o Clube da Leitura, adquirindo profissionais de língua portuguesa para dar aulas de interpretação de texto, acentuação, etc,. Para fortalecer a leitura, temos que fortalecer o nosso português. Ainda esperamos conseguir um espaço maior com material adequado (lousa, material de papelaria).

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...