segunda-feira, 19 de maio de 2014

ACSB CRIA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO

A Associação Craque Só de Bola (ACSB), integrada na vida escolar dos jovens inscritos na associação, vem implantar o projeto de alfabetização e letramento para as suas crianças. A ACSB, em suas áreas de educação, esporte e cultura, vem identificando em seus jovens inscritos, que alguns têm problema de leitura e/ou escrita, ou seja, não sabe juntar as letras para formar palavras e, consequentemente não sabe o que está lendo. Se não sabe o que está lendo não pode escrever.

Foram detectados alguns alunos entre 11 e 13 anos de idade, que não sabem ler e nem escrever. A ACSB trabalha com 50 (cinquenta) jovens entre 9 e 15 anos de idade. A grande maioria participam do projeto CLUBE DA LEITURA, que funciona as terças e sextas-feiras, as 09:00 e as 14:00 horas. O projeto tem como objetivo incentivar a criança a gostar da leitura e da escrita, fazendo com que, através de atividades, possam compreender melhor a importância da leitura em sua vida.

Em um desses encontros do CLUBE DA LEITURA, e através de atividades simples, como a leitura e escrita (ditado), percebeu-se que existia alunos que demoravam terminar uma frase, ou que tinham vergonha de ler. Após algumas atividades, foi detectado que esses alunos simplesmente não sabiam sequer escrever uma palavra. Foi ai que foi idealizado, junto com a FAJOLCA,(Faculdade de Ipojuca), o projeto ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, destinado a esses alunos, e a outros que têm as mesmas dificuldades de leitura e escrita.

Criança sem leitura será um adulto sem futuro.

A ACSB já contactou alunos do curso de Pedagogia da Fajolca, para participarem do projeto de alfabetização e letramento das nossas crianças. "O projeto será realizado três vezes por semana, a partir do mês de junho, na sede da ACSB, em Ipojuca. As professoras voluntárias são alunas do curso de pedagogia da Fajolca, e terão como contrapartida, carga horária. Mas sem dúvida, o maior pagamento é ver essas crianças começarem a ler e a escrever; sem falar da experiência curriluar que o educador terá", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.
Os pais querem que os seus filhos tenham uma boa educação (sabendo ler e escrever, claro), e acabam matriculando seus filhos em escolas para que possam dar aula de reforço de Português, Matemática, etc. Essas escolas pagam para isto. O Projeto ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO da ACSB a criança e/ou o adolescente inscrito, não pagará pelas aulas, apenas terá o compromisso que participar do projeto três vezes por semana.


Os materiais didáticos serão dados pela própria ACSB aos seus alunos. As professoras voluntárias, são profissionais que dão aula em escolas públicas ou particulares, trazendo para o projeto a sua experiência como educadora/educador.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...