segunda-feira, 16 de março de 2015

FINAL DE SEMANA CULTURAL

No último sábado (14/03), a ACSB, juntamente com os alunos do Projeto Clube da Leitura, visitaram o Engenho Maranhão, Zona Rural de Ipojuca. O objetivo foi fazer o reconhecimento dos pontos culturais e históricos do município, como parte integrante das ações da ACSB.

A empresa TBS patrocinou o traslado dos alunos e familiares da ACSB para a primeira Saída Pedagógica do Clube da Leitura ao Engenho Maranhão. "A saída pedagógica é importante, faz com que o aluno saia da sala de aula e posteriormente conheça novos lugares e ambientes diferenciados, principalmente aqueles ambiantes que pertencem a cidade onde ele reside", afirma o Coordenador Pedagógico da CSB, Marcelo Francisco.

Ao fundo, Escola Municipal e a antiga Igreja Católica.

Alunos caminhando para conhecerem a história da antiga igreja católica que se encontra em ruínas.
Um dos poucos objetos que ainda existe, é o sino da igreja. Intacto mesmo após tanto tempo.

Bela foto tirada do interior da igreja do Engenho Maranhão.

Alunos do Clube da Leitura visitam o interior da igreja católica do Engenho Maranhão.

A Igreja Católica do Engenho Maranhão, até meados dos anos 70, ainda era realizada missas e batizados, mas após a mudança do proprietário do Engenho Maranhão, a conservação da igreja ficou precária, a ponto da mesma ficar em ruínas. 

Ao fundo se ver dois galpões, onde antes era localizada a Senzala.

O Engenho Maranhão tem uma história dos tempos de escravidão. No local onde era localizada a senzala, foi construído dois galpões para os funcionários da Usina Ipojuca. O Engenho Maranhão fez parte do circuíto escravocrática da região.

Pausa para o lanche.

Após a visita cultural, foi realizado atividade recreativa no campinho do Engenho Maranhão.
Um dos objetivos do Projeto Clube da Leitura é fortalecer a educação e a cultura dos seus alunos. Com as saída pedagógicas, o aluno inicia uma etapa de conhecimento de lugares, pessoas, histórias, etc. Que faz parte do seu crescimento cognitivo.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...