sábado, 24 de março de 2018

DRIBLE DE LETRA HISTÓRICO

Neste ano de 2018, a ACSB completa 10 anos de fundação e, juntamente com as ações esportivas, o projeto de incentivo à leitura, Drible de Letra, completa 5 anos de atividades. Durante esse período de ações, o Drible de Letra (antigo Clube da Leitura), realizou várias rodas de leitura, debates temáticos e saídas pedagógicas. Além das ações já realizadas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer escritores nacionais e internacionais durante sua participação nos encontros. Após as férias de janeiro, o Drible de Letra deu uma parada, voltando no próximo mês de abril, com uma programação mais direcionada ao contexto histórico da cidade de Ipojuca (local onde é realizado o projeto). "O objetivo do trabalho, é o resgate histórico de Ipojuca, bem como, repassar essa história para os participantes, que não conhecem ou não são incentivados a conhecer na escola", afirma o Coordenador Pedagógico da ACSB, Marcelo Francisco.


Ipojuca faz parte da história de Pernambuco e do Brasil. Poucos sabem que Duarte Coelho (fundador da cidade de Olinda), foi o primeiro donatário de Pernambuco e, consequentemente, das terras de Ipojuca.

Ainda será trabalhada o resgate de vultos históricos que não são lembrados nos livros e nem mesmo nas escolas. Momentos e situações onde Ipojuca foi importante no Levante Pernambucano que culminou na grande Batalha dos Guararapes. Com a inclusão desse tema nas rodas de leitura e debates, o Drible de Letra, está resgatando uma parte da história local, dando aos seus participantes a oportunidade de conhecer melhor a cidade onde vivem.

Programação Curricular:

- História de Ipojuca
- Vultos históricos
- Momentos históricos
- Locais históricos de Ipojuca
- Histórico Cronológico de Ipojuca
- Quem foi Duarte Coelho
- Os Rios como linha de transporte
- Convento Santo Antônio
- Nossa Senhora do Ó: primeira Sede de Ipojuca
- Saídas Pedagógicas: Baobá de N. SRa. do Ó, Gaipió, Usinas, Sítio Canoas, Merepe (onde Domingos Martins foi preso, em 1817)


Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...