segunda-feira, 23 de junho de 2014

LIVRO DO MÊS: REVANCHE

O livro do mês é REVANCHE, de Mário Feijó. Esse foi o livro escolhido pelos alunos do Clube da Leitura para ser lido (coletivamente) pelos participantes do projeto. 

Sinopse: O ator Zeca era uma criança durante os anos de chumbo. Deveria ter esquecido o que aconteceu naquela época: o assassinato de Reno, seu primo, e a violência contra Cristina, seu primeiro amor. Deveria, mas não esqueceu. Todos os acontecimentos de sua vida, desde então, foram marcados pelas lembranças da tragédia. Acordado ou dormindo, Zeca vive como prisioneiro de um pesadelo, cercado por mistérios e intrigas jamais esclarecidas. A revelação de um terrível segredo, porém, vai mudar tudo. Chegou a hora da revanche.

Capa do livro REVANCHE, de Mário Feijó.
 Após serem lidos os livros, A MACACA SOFIA (infantil), SPHARION (suspense) e AS BATALHAS DO CASTELO (aventura e comédia), os alunos do Clube da Leitura estarão iniciando a leitura do livro REVANCHE, de Mário Feijó. "Estamos buscando diversificar a leitura dos alunos, dando aos mesmos o conhecimento dos vários gêneros narrativos, para que possam entender e escolher o seu gênero preferido (aventura, comédia, ação)", diz o Coordenador Pedagógico do Clube da Leitura, Marcelo Francisco.

Como é feita a leitura?

A leitura é iniciada pelo moderador do encontro, onde o mesmo ler a sinopse do livro (para que os alunos possam entender o gênero que o livro está propondo); depois é escolhido um dos alunos para continuar a leitura (serve para ver se todos estão atentos à leitura); geralmente, após a leitura do primeiro capítulo, é dada uma pausa para que todos possamos debater sobre as primeiras linhas do livro, gênero e o objetivo do autor, referente aquilo que ele está propondo (incluindo nome dos personagens, palavras desconhecidas, tipo de diálogo, etc.).
Ao término da leitura do livro (em torno de duas semanas), os alunos farão um resumo em seu caderno para que se possa trabalhar a escrita e a compreensão de texto dos mesmos.

Nenhum comentário:

DESAFIOS

 Desde quando iniciamos a ACSB e 2008, sabíamos que não seria fácil colocar em prática as atividades esportivas que, na época (2008) tinha c...