segunda-feira, 4 de julho de 2016

CRIANÇAS E COORDENAÇÃO MOTORA

Coordenação motora geral

Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO


CRIANÇAS DO CSB SUB 10 EM ATIVIDADE FUNCIONAL.
Coordenação motora específica

A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Jogar futebol e jogar basquete usam de coordenações diferentes.

É o caso das atividades do CSB (Craque Só de Bola), que realiza ações especificas para a prática esportiva, sem esquecer, é claro, do trabalho de descobrimento das atividades funcionais do corpo, como correr, saltar, etc. Utilizamos a "escada" (foto), bolas de futebol ou futsal (dependendo do local da atividade). Dentro das atividades específicas, a criança aprende a chutar com as duas pernas e a se apoiar melhor enquanto corre, por exemplo. 



A criança também aprende a ganhar e a perder e, sobretudo, a respeitar um ao outro.
Coordenação motora fina

A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.

O professor da educação infantil, conhecedor dessas especificidades, deve elaborar atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de todas as coordenações. Para trabalhar a coordenação motora geral, músicas gestuais e danças podem ser usadas para estimular as partes do corpo. 

Rasgar papéis, modelar massinhas, ligar os pontos, desenhar traços geométricos e pintar dentro dos limites dos desenhos são atividades que auxiliam a evolução das habilidades motoras das crianças. No momento em que a criança precisa ser alfabetizada, ela já deve ter o mínimo do domínio da coordenação motora fina, para conseguir realizar tarefas simples, como segurar o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras. 

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO


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